Postado por - Newton Duarte

CBF implementa regra da Fifa e bane investidores do futebol brasileiro

CBF implementa regra da Fifa e bane investidores do futebol brasileiro

CBF atendeu determinação da Fifa e criou regra que bane investidores do futebol

CBF atendeu determinação da Fifa e criou regra que bane investidores do futebol - Divulgação/Foto-net

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou, por meio de seu site oficial, a criação do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol. O texto, que passa a reger todos os registros e negociações do futebol brasileiro, é uma incorporação da nova regra da Fifa, que baniu a presença de investidores no futebol a partir de maio de 2015.

As novas regras foram publicadas no site da CBF e preveem o fim dos investidores, como decidiu a Fifa desde o segundo semestre do ano passado. O regulamento da entidade indica que a partir de maio só os clubes poderão deter direitos econômicos dos jogadores.

Além disso, a nova norma da CBF determina que os clubes não precisarão dividir os valores das multas rescisórias entre os investidores. Na prática, isso significa que não haverá mais divisão do valor da venda entre os clubes e empresários, por exemplo.

Além da adaptação às normas da Fifa, a CBF ainda cria um documento oficial para tratar das regras de registros e transferências. No ano passado, o departamento responsável pelo assunto dentro da entidade se viu envolvido em diversas polêmicas, como o caso Héverton, que rebaixou a Portuguesa para a Série B, e o de Petros, que quase fez o Corinthians perder pontos no Campeonato Brasileiro.

Veja a publicação da CBF:

CBF cria Regulamento de Transferências nacionais e internacionais

O Departamento de Registro e Transferência da CBF criou e divulga nesta terça-feira o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol, já devidamente adaptado às novas normas da FIFA.

Confira os documentos abaixo.

ANEXOS