Postado por - Newton Duarte

CBF quer saber com que dinheiro clubes contratam jogadores

CBF quer saber com que dinheiro clubes contratam jogadores

Damião minimizou declarações de Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro

Damião foi comprado no início deste ano, por mais de R$ 40 milhões

A CBF deve divulgar no início do próximo ano uma novidade para o futebol brasileiro. Além dos regulamentos das competições, a entidade está elaborando um novo documento que fala apenas sobre o registro e a transferência dos jogadores. Além de tirar todas as dúvidas sobre o que pode e que não pode, a entidade quer criar medidas específicas para dar transparência nas negociações dos atletas.

Uma comissão com diretores de José Maria Marin e presidentes de federações foi formada recentemente para discutir o tema. Do que já foi debatido, a ideia é obrigar os times de futebol a divulgarem os valores das transações, como elas foram feitas e com quais empresários.

"É uma coisa que está sendo discutida com o objetivo único de dar transparência para o futebol brasileiro. Os clubes vão ter que dizer quanto pagaram para ter tal jogador, como foi a compra e quais foram os empresários que participaram do negócio. Essas são apenas algumas das coisas que eles terão de mostrar com o novo regulamento", afirmou Mauro Carmélio, presidente da federação cearense, em contato com a reportagem.

"Ainda não terminamos. Mas isso deve constar no documento final da comissão. Se será aprovado, eu já não sei dizer, mas acredito que sim", completou.

De acordo com Reinaldo Buzzoni, que comanda agora o departamento de registros da CBF, a intenção é também diminuir as confusões nos campeonatos.

"Além de querer mais transparência dos clubes na questão das transferências, o documento vai ajudar os diretores dos times a saberem o que podem ou não fazer. Muitas vezes eles têm dúvidas e não há em nenhum lugar informações sobre isso. A partir do ano que vem, eles terão. Vai ser uma medida muito importante", disse ao ESPN.

"Queremos que haja mais transparência nas negociações e nas contratações. A gente precisa ter regras para isso e vamos criá-las.

O diretor da entidade ainda explicou que o documento final será enviado para a Fifa, para que ela autorize as novas regras que serão criadas para a temporada de 2015.

"Vamos acabar o novo regulamento e enviaremos para a Fifa. Ela pede que seja assim e precisa aprovar as nossas intenções. Especialmente na parte das transferências. Pelo que sabemos, ela tem acordo com o que estamos elaborando e não deve ser um problema. Isso certamente estará pronto para 2015", finalizou Buzzoni.

Observação UTB: Matéria postada como documento.