Postado por - Newton Duarte

CBF responde às reivindicações do Bom Senso FC

Em nota, CBF responde às reivindicações do Bom Senso FC

Entidade sugere que número de partidas por ano seja limitado a 65 por clube e destaca apoio para realização das Séries C e D

A CBF emitiu, nesta quarta-feira, uma nota oficial na qual responde às reivindicações do Bom Senso FC. No documento, a entidade destaca que investe para viabilizar as séries C e D,  garantindo que vários clubes consigam manter suas atividades, além de desejar que "centenas de jogadores, principalmente os que integram os times dos clubes menos afortunados, tenham emprego remunerado garantido por toda a temporada".

Não deixe de ler:

João Andrade Desabafa: 'Xô, Satanás', em gol de alívio do Bahia

Desabamento no Itaquerão deixa três mortos

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

A entidade também se manifestou a respeito das mudanças no calendário, uma das reivindicações do Bom Senso FC. A CBF lembra que a diminuição no número de partidas pode implicar em perda de receita às agremiações, mas sugere que haja um limite anual de 65 partidas por clube.

Sobre o Fair Play financeiro, a entidade diz que o dispositivo implementado pela Federação Paulista obteve bons resultados, mas precisa de ajustes. A entidade diz estar disposta a, ao lado dos jogadores, aperfeiçoá-lo. A respeito da participação dos jogadores nos Conselhos Técnicos, o documento explica que isso já acontece de forma extraoficial com o Sindicato dos Atletas, mas que pode ser oficializado, desde que aprovado pela Assembleia Geral da CBF ou em reunião dos clubes.

Leia, abaixo, a nota da CBF na íntegra.

Diante das recentes manifestações dos atletas de futebol profissional, ocorridas em partidas do Campeonato Brasileiro, a CBF sente-se no dever de prestar os esclarecimentos que se seguem.

Há algum tempo a CBF vem estudando medidas destinadas a solucionar as dificuldades enfrentadas pelos clubes filiados, principalmente no seu relacionamento com os atletas, importantes atores na prática desportiva.

Já nos primeiros meses da nova administração, no ano de 2012, a CBF investiu 25 milhões de reais para dar suporte a 40 equipes da Série D e mais 15 milhões de reais para a Série C, perfazendo o montante de 40 milhões de reais, aplicados às duas Séries C e D,   garantindo a esses clubes, às voltas com sérios problemas financeiros, prestes a paralisar suas atividades e as da competição que disputavam, o pagamento de viagens e hospedagem, o custo de arbitragens e até de material esportivo, como bolas para os jogos.

Em concurso com a Rede Globo, cuidou a CBF, mediante aporte financeiro, de viabilizar as séries C e D, que sem tal amparo não poderiam se desenvolver.

Compreenda-se que tais medidas, ampliando o mercado de trabalho, beneficiaram diretamente os atletas profissionais. Também resulta em proveito para esses atletas a realização da Série A, coordenada pela CBF, em combinação com a Rede Globo, patrocinadora oficial dos 20 clubes participantes, mas sem que advenha qualquer proveito financeiro para esta entidade, muito embora lhe caiba arcar com considerável custo financeiro na promoção do certame.

Está, claro, então, que CBF despende quantias importantes para manutenção das competições nacionais, sem nada receber dos clubes, empregadores dos atletas.

Consciente de seu papel na organização esportiva do País, a CBF coordena e incentiva competições nacionais nas categorias sub 20, sub 17 e sub 15, assim como administra as Copas do Nordeste e se prepara para coordenar a futura Copa Verde, importantes ferramentas de integração nacional. Nesse sentido, a CBF fez também vultoso aporte financeiro nas competições de futebol feminino.

A CBF, é preciso que se destaque, não deixa dinheiro em caixa, eventual superávit é distribuído às Federações, para que possam satisfazer seus encargos, tanto as mais ricas como aquelas que lutam para sobreviver nos mais remotos rincões.

Cumpre destacar, no momento, que essa atuação da CBF enseja que centenas de jogadores, principalmente os que integram os times dos clubes menos afortunados, tenham emprego remunerado garantido por toda a temporada e possam desenvolver-se em busca de melhores posições na carreira.

A CBF tomou conhecimento de propalada manifestação de atletas profissionais, que buscariam:

férias de 30 dias - decorrendo de norma legal, sempre foram concedidas;

temporada de 30 dias para preparação física – medida que já foi objeto de discussão por clubes, entidades de classe e os próprios atletas, sendo aprovada por todos.

redução do número de jogos por atletas/clube – é assunto submetido à Comissão de Clubes para encaminhamento aos Conselhos Técnicos dos Clubes, aos quais cabe, com exclusividade, resolver a questão. Não se deve esquecer que a redução acarretará perda de receita, impondo acurado estudo, pelos Clubes, que serão direta e pesadamente atingidos; A CBF sugere que se limite o número máximo de partidas em 65.

“fair play” financeiro – a medida deu bons resultados na Federação Paulista, mas requer aperfeiçoamento para implantação em âmbito nacional. Depende, ademais, do equacionamento das dívidas dos Clubes (matéria que a CBF e os Clubes trabalham arduamente perante o Governo Federal e o Congresso Nacional em busca  de viabilização do pagamento de tais dívidas e não sua remissão, ao contrário do que apregoam alguns órgãos de imprensa).  A CBF se dispõe a somar esforços, inclusive com os jogadores, no sentido de aperfeiçoar os dispositivos legais em torno do assunto.

Representação dos atletas participando dos Conselhos Técnicos - isso já ocorre de forma extraoficial com o Sindicato dos Atletas, mas poderá ser oficializado. Para tanto, faz-se necessária a aprovação pela  Assembleia Geral da CBF ou em reunião dos clubes.

A CBF lembra também que mesmo com encerramento da atual temporada haverá tempo suficiente para aprofundamento das discussões com os atletas.

Por tais razões, a disposição da CBF é de ouvir a todos, incluindo os atletas, com os quais busca manter permanente diálogo, mediante contatos pessoais, como os que se desenrolaram nas ocasiões em que seus representantes se reuniram com os da CBF, todos empenhados, sensatamente, na busca do equilíbrio, que trará benefícios para o esporte, alvo de todos.

Estamos certos de que a prudência e sensatez haverão de prevalecer, para grandeza do futebol brasileiro.


Fonte: GE.COM