UCL - Grupo A
Atlético de Madri goleia e se classifica; Juventus assume vice-liderança
O Atlético de Madri garantiu sua classificação antecipada para a próxima fase da Liga dos Campeões da Europa ao golear o Olympiacos por 4 a 0 e ainda ajudou a Juventus a assumir a vice-liderança do grupo A.
A equipe italiana, que foi beneficiada pelo tropeço dos gregos, cumpriu seu papel ao vencer o Malmo por 2 a 0, na Suécia. A Juve saiu na frente com gol de Llorente e completou o placar com o argentino Tevez.
Com os resultados desta quarta-feira, a Juventus chegou aos nove pontos, no segundo lugar, enquanto o Malmo é o lanterna, com apenas três. Já o Atlético de Madri aparece com 12 pontos, enquanto o Olympiacos caiu para terceiro, com seis.
Vitória italiana na Suécia - A Juventus começou a partida segurando mais a bola, mas sem conseguir criar chances de perigo. As duas primeiras oportunidades surgiram com o Malmo, ambas com Thelin. O atacante recebeu por duas vezes na meia-lua, mas desperdiçou ambas, finalizando para fora.
Tevez marcou o segundo gol da Juventus, que teve reclamação dos jogadores do Malmo (Foto: Jonathan Nackstrand - AFP)
A primeira boa chance dos italianos saiu apenas aos 16 minutos, quando Vidal recebeu cruzamento rasteiro da direita e arrematou com força, exigindo boa defesa de Olsen. Pouco depois, Tevez sofreu falta na intermediária, e Pirlo decidiu arriscar, mas o goleiro segurou sem problemas.
O jogo continuou com pouca emoção. Apesar da insistência, a Juventus seguiu com problemas para criar chances de perigo, até que quase abriu o placar aos 35. Marchisio recebeu boa bola na área e finalizou, mas Olsen trabalhou muito bem para salvar o time sueco.
Instantes depois, Vidal arriscou batida de fora da área e viu a bola se perder pela linha de fundo. Na última jogada do primeito tempo, Halsti recebeu em velocidade pela esquerda e desperdiçou a chance na área, finalizando para fora.
No segundo tempo, a equipe de Turim voltou mais perigosa. Logo na primeira oportunidade, Marchisio finalizou com força na área e exigiu defesa do goleiro. Porém, aos três minutos, não teve jeito para os donos da casa. Llorente recebeu lançamento em velocidade, deixou a marcação para trás, invadiu a área, driblou o goleiro e chutou para a rede.
Na jogada seguinte, Tevez recebeu na área, mas foi pressionado pela defesa e, sem espaço, bateu para fora. A Juventus continuou com o domínio do jogo, sem sofrer muitos problemas com a equipe sueca. Morata, que havia acabado de entrar, acertou o travessão aos 42.
No minuto seguinte, Tevez recebeu passe na direita da área e finalizou no canto para marcar o segundo gol. Os jogadores do Malmo reclamaram, alegando falta no início da jogada. Antes do fim do jogo, Johansson ainda foi expulso.
Atlético de Madri avança - O atual vice-campeão europeu não teve dificuldade em casa diante do Olympiacos, garantindo o placar por 4 a 0 para se classificar com antecedência, pois resta apenas uma rodada neste grupo A.
Mandzukic marcou três gols e assegurou a classificação antecipada (Foto: Pierre-Philippe Marcou - AFP)
O time madrileno abriu o placar logo aos nove minutos de jogo, aproveitando falha feia do goleiro Roberto, que tocou a bola de presente para Juanfran na direita da área. O lateral cruzou rasteiro para Raúl Garcia desviar para a rede.
Ainda no primeiro tempo, aos 38, o clube espanhol ampliou, com o jogador que se transformaria no principal do jogo. Mandzukic recebeu cruzamento de Ansaldi e mandou para as redes.
O atacante croata voltou do intervalo disposto a ser o destaque da partida. Repetindo o bom posicionamento dentro da área, aproveitou lançamento de Arda Turan para testar e fazer 3 a 0 aos 16 do segundo tempo. Três minutos depois foi a vez de Gabi servir o camisa 9: em bola cruzada da direita, Mandzukic fugiu do contato com a marcação e subiu para cabecear no canto.
A atuação impecável faz do centroavante o vice-artilheiro da Liga dos Campeões com oito gols – atrás apenas do brasileiro Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk, que tem um a mais.
Na última rodada do grupo, dia 9 de dezembro, o Atlético de Madri jogará fora de casa contra a Juventus. Já o Olympiacos receberá o Malmo, precisando da vitória e torcendo ainda por um tropeço dos italianos.