Postado por - Newton Duarte

Champions League: Barça vence PSG de virada; Ajax goleia e garante vaga na Liga Europa; Assista

UCL – Grupo F

Em jogo limpo, Barça vence PSG de virada e se classifica na ponta

O mundo do futebol voltou os seus olhos para o Camp Nou no fim da tarde desta quarta-feira. Pelo grupo F da Liga dos Campeões, o Barcelona recebeu o PSG e venceu por 3 a 1, de virada, garantindo a liderança do grupo F com 15 pontos somados. A partida foi muito limpa, com apenas um cartão amarelo assinalado para o uruguaio Cavani. Com o resultado, os franceses avançam para as oitavas na segunda posição, com 13. Simultaneamente, o Ajax recebeu o Apoel na Amsterdã Arena e saiu com a vitória por 4 a 0, garantindo o terceiro lugar da chave e a vaga na próxima Liga Europa.

O jogo – Como de costume, o Barcelona já começou impondo o seu tiki-taka, baseado na troca de passes exaustiva em busca de espaço. Aos três minutos de jogo, Pedro tentou o drible pela meia direita e foi derrubado por Matuidi. Na cobrança da falta, Messi arriscou direto para o gol, mas a bola passou por cima do gol de Sirigu.

Apesar da superioridade espanhola no início do duelo, quem abriu o placar foi o PSG. Na marca dos 15 minutos, Lucas iniciou a jogada pela direita e rolou para Matuidi que, de costas para o gol, só ajeitou para o sueco Ibrahimovic chegar soltando a bomba de primeira, sem chances para o goleiro Ter Stegen, que ainda caiu para o lado errado.

Como a vitória parcial garantia a ponta do grupo aos franceses, o Barça se viu obrigado a sair em disparada em direção ao campo de ataque, dando fim aos toques sem objetividade no meio-campo.

Essa mudança de postura surtiu efeito de forma quase instantânea, uma vez que Messi precisou de apenas três minutos para deixar tudo igual no Camp Nou. A jogada começou com Mascherano no meio de campo, que encontrou Suárez dentro da área em um ótimo lançamento. Bem marcado, o uruguaio nem teve tempo de dominar e já ajeitou de primeira para Messi, que entrou rasgando a pequena área e empurrou para o fundo das redes, anotando o seu 75º gol na história da Champions League.

O tento do argentino parece ter empolgado o time catalão, que retomou o domínio da partida. Na marca dos 25 minutos, o único jogador do Barça no campo de defesa era o goleiro alemão Ter Stegen; todos os outros trocavam passes rápidos no setor ofensivo, culminando em 65% de posse de bola para os espanhóis.

Aos 30, o PSG desperdiçou duas chances seguidas. Na primeira delas, Lucas recebeu cruzamento de Matuidi dentro da pequena área e arriscou sem jeito, tocando para fora. Na segunda, Ibrahimovic levantou para Cavani, que chegou chutando forte de primeira e obrigou Ter Stegen a esquentar as luvas.

Com duas chances desperdiçadas, Lucas terá muito a lamentar sobre essa partida - AFP

Dez minutos depois, foi a vez do Barça chegar com perigo. Em um tiki-taka quase explosivo, a equipe culé trabalhou a bola com passes curtos e rápidos até ela cair nos pés de Suárez na pequena área, que tentou de primeira e viu o goleiro Sirigu defender no susto, à queima-roupa.

Na sequência, veio a virada em uma jogada inteiramente de Neymar. O brasileiro carregou a bola pela intermediária e arriscou uma bomba de fora da área, acertando o cantinho esquerdo de Sirigu, que nada pode fazer além de buscá-la no fundo das redes. Golaço, muita festa no Camp Nou e resultado favorável ao Barça pela primeira vez no jogo.

Golaço de Neymar deu a virada ao Barça ainda no primeiro tempo - AFP

Na volta para o segundo tempo, o PSG perdeu uma chance incrível. Na verdade, três chances incríveis em sequência, no mesmo lance. Na pequena área, Lucas, Cavani e Matuidi estavam em posição de empatar, mas chutaram em cima do goleiro, frustrando a torcida francesa.

Quando o relógio marcava nove minutos, o Barça marcou mais um. No entanto, a jogada foi invalidada pelo árbitro Martin Atkins, que viu toque de mão de Luis Suárez.

Enquanto Neymar brilhava de um lado, Maxwell escorregava do outro – literalmente. O PSG teve ótima chance de marcar aos 16, mas o lateral brasileiro escorregou na bola justamente no momento do chute, entregando de presente para a zaga espanhola.

Com o esfriamento da partida, tudo parecia resolvido para o Barça. Mas o placar ainda não estava consolidado: faltava brilhar a estrela de Luis Suárez. Aos 31, Xavi começou a jogada tocando para Neymar, que arriscou o chute cruzado. O goleiro Sirigu espalmou nos pés de Suárez, que só teve o trabalho de aproveitar o rebote empurrando para as redes. Faro de gol uruguaio e liderança do grupo F garantida para o Barcelona.

Com a vitória, o Barça avança para as oitavas na liderança do grupo F, deixando o PSG em segundo - AFP

Ajax goleia Apoel e garante vaga na Liga Europa

Mesmo com as duas equipes já eliminadas do grupo F, a partida ainda valia o terceiro lugar – e, consequentemente, a vaga na próxima Liga Europa. Com isso em mente, o Ajax fez valer o fator-casa desde o início. Depois de muita insistência, o Ajax finalmente abriu o placar aos 45, no apagar das luzes do primeiro tempo. O árbitro marcou pênalti de Antoniades em Milik, e Schone converteu a cobrança, fazendo a festa da torcida na Amsterdã Arena.

No segundo tempo, a vantagem foi assegurada rapidamente. Aos cinco minutos, Schone voltou a marcar após jogada rápida de contra-ataque. MIlik arriscou o chute na pequena área, mas o goleiro do Apoel defendeu. No rebote, Schone concretizou.

Aos oito, foi a vez de Klaassen deixar o dele. Kishna fez uma ótima jogada pela esquerda, tirou dois marcadores do lance e cruzou na medida para Klaassen deixar o dele. Na marca dos 29, Milik fechou a conta – e o caixão do Apoel – em 4 a 0.

Goleada do Ajax sobre o Apoel na Amsterdã Arena garantiu os holandeses na próxima Liga Europa - AFP

Assista todos os jogos:

Champions League: Bayern abate CSKA; Man. City conquista Roma; Assista

Champions League: Barça vence PSG de virada; Ajax goleia e garante vaga na Liga Europa; Assista

Champions League: Chelsea vence e fica na liderança; Shalke 04 fica com a 2ª vaga; Assista

Champions League: Classificados, Porto e Shakhtar empatam; Pra variar, BATE apanha outra vez; Assista.