Postado por - Newton Duarte

Champions League: Com gol de Brasileiro, Porto consegue empate contra o Basel; Assista

Com gol brasileiro, Porto arranca empate na Basileia

Na tarde desta quarta-feira, o Basel recebeu o Porto no St. Jakob-Park pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, mas ficou apenas no empate em 1 a 1. Os anfitriões saíram na frente com gol de Gonzalez no começo do primeiro tempo. Porém, de pênalti, o brasileiro Danilo devolveu a igualdade ao placar na segunda etapa.

As equipes voltam a se enfrentar no dia 22 março, no Estádio do Dragão, em Portugal, para saber quem avança as quartas de final. O Porto avançará de fase caso consiga o empate sem gols por causa do gol marcado fora de casa.

Porém, os times jogam os campeonatos nacionais antes de se reencontrarem pela Liga dos Campeões. No domingo, o Basel terá o difícil duelo, fora de casa, contra o Young Boys. Já o Porto, na próxima segunda-feira, encara o Boavista, fora de casa, para continuar a perseguição ao líder Benfica.

De pênalti, Danilo marcou o gol do Porto na segunda e tapa e levou a decisão para o Estádio do Dragão - AFP

O jogo - Mesmo jogando fora de casa, o técnico Julen Lopetegui foi ousado e pediu para seus jogadores apertarem a marcação na saída de bola do Basel. Deste modo, os visitantes começaram a comandar as ações dentro de campo. Porém, a primeira chance clara de gol veio com os anfitriões aos 10 minutos. Frei fez grande lançamento para Gonzalez, que venceu Alex Sandro na corrida e, caindo, bateu na saída do goleiro para abrir o placar na Basileia. Contudo, no lance do gol, Gonzalez acabou se machucando e teve que ser substituído nos minutos seguintes.

A resposta do Porto só veio aos 19 minutos, quando Danilo fez jogada individual, puxou para a esquerda e finalizou rasteiro. Vaclík foi obrigado a espalmar a bola para escanteio. Contudo, a partir deste momento, o jogo esfriou. Os Dragões continuaram melhores, mas estavam errando muitos passes e não conseguiam criar boas jogadas. Somente nos minutos finais da primeira etapa, Óliver Torres fez boa jogada pela esquerda e tocou para Brahimi finalizar mascado, facilitando a defesa do goleiro.

Após o intervalo, o Porto voltou pressionando ainda mais o adversário. Tanto que logo aos três minutos, Casemiro conseguiu balançar as redes. Porém, o árbitro marcou impedimento no lance e o gol do brasileiro foi anulado. Deste modo, os visitantes continuaram pressionando o adversário. Tello, Quaresma e Martínez levaram perigo ao goleiro Vaclík, mas não conseguiram balançar as redes.

Gonzalez marcou o gol do Basel na partida, mas acabou se machucando no lance e teve que ser substituído - AFP

Assim, aos 32 minutos, Danilo invadiu a área do Basel e tentou o cruzamento rasteiro. A bola tocou na mão de Samuel e o árbitro marcou a penalidade máxima. O próprio brasileiro foi para a cobrança e não deu chances ao arqueiro, empatando a partida.

Após o gol que devolveu a igualdade ao placar, o jogo esfriou. O Porto, que vinha comandando as ações do confronto, começou a tocar a bola na defesa para fazer o tempo passar mais depressa. Por outro lado, o Basel raramente conseguia passar do meio-campo com a bola dominada. Deste modo, a partida acabou empatada em 1 a 1.

Basel 1 X 1 Porto

Liga dos Campeões – Oitavas de Final

Local-Data: St. Jakob-Park, Basileia, Suiça - 17/02/2015.

Árbitro: Mark Clattenburg (ENG).

Cartões amarelos: Basel: Fabian Frei, Elneny, Samuel, Gashi e Suchý; Porto: Casemiro, Torres, Alex Sandro, e Danilo.

Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: González 1-0 (11"/1ºT), Danilo 1-1 (32"/2ºT).

Basel: Vaclík; Xhaka, Suchý, Samuel e Safari; Fabian Frei, Elneny e Zuffi; González ( Calla, 23"/1ºT), Gashi (Hamoudi, 37"/2ºT) e Streller (Embolo, 18"/2ºT).

Técnico: Paulo Sousa.

Porto: Fabiano; Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Óliver Torres (Ruben Neves, 22"/2ºT); Brahimi (Quaresma, 15"/2ºT), Tello (Quintero, 35"/2ºT) e Jackson Martínez.

Técnico: Julen Lopetegui.