Postado por - Newton Duarte

Champions League: Em grande partida, Juve vence Borussia Dortmund; Assista

Juventus vence Borussia por 2 a 1 pelas oitavas da Liga dos Campeões

Nesta terça-feira, Juventus venceu o Borussia Dortmund por 2 a 1, em casa, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. As duas equipes tiveram desempenhos similares no início do primeiro tempo, mas a defesa alemã falhou algumas vezes e rendeu a vitória aos italianos. Em grande partida de Chiellini e Tévez, a Juventus conseguiu sair na vantagem para o jogo de volta, a ser realizado dia 18 de março.

O jogo - O Borussia começou pressionando bem, arriscando contra-ataques e sabendo lidar com a marcação da Juventus. Ainda assim, aos treze minutos do primeiro tempo, Morata recebeu a bola no meio de campo, deu um chapéu na marcação, e arrancou sozinho até a grande área, onde cruzou para Tévez que, com um toque de bola, marcou o primeiro para a equipe italiana. No momento seguinte, a partida foi paralisada pela arbitragem e, quando retornou, a Juve acabou se complicando momentaneamente. Em posse da bola, Chiellini escorregou na área anfitriã e deu a Marco Reus, além da redonda, a chance de empatar para o Borussia. O alemão aproveitou a sobra e balançou as redes.

Em grande partida, Tévez marcou o gol que abriu o placar para a Juventus (Foto: OLIVIER MORIN - AFP)

O Borussia perdeu muitas chances de bola no decorrer da partida. Aproveitando as falhas adversárias, a Juventus cresceu em campo com Chiellini dando boas assistências aos colegas. Pogba, por sua vez, acabou cometendo algumas faltas duras, em especial aos 28 minutos, quando pisou em Piszczek, que precisou ser substituído. Jogadores do Borussia ainda arriscaram alguns chutes de longa distância, mas a Juve já começava a ditar o ritmo do jogo. Com maior posse de bola, seus jogadores ficavam tocando no meio de campo e conseguiam arrancar contra-ataques nas vezes em que o Borussia alcançava a bola. Aos 43 minutos, Pogba recebeu um cruzamento na entrada da área e tocou para Morata, que mirou certeiro no gol e ampliou o placar para os donos da casa.

Juventus segura o placar

No segundo tempo, a Juventus entrou em campo decidida a ampliar o placar. Apesar do bom desempenho, a equipe teve dificuldades na hora de finalizar, além de Weindenfeller ter realizado boas defesas no gol alemão. Tévez, veloz, teve a primeira grande chance da segunda etapa aos 17 minutos. O jogador recebeu na entrada da grande área e acabou errando o alvo, mandando a bola para longe do gol. Em um lance parecido, aos 25 minutos, o jogador recebeu e, passando pela marcação, acabou chutando para fora. Pelo lado do Borussia, Immobile também arriscou boas jogadas e apresentou maior velocidade, principalmente ao lado de Reus. Aos 30 minutos, com a entrada de  Kuba, o ritmo mudou. O atleta, em seu primeiro minuto em campo, criou uma boa chance chegando pela lateral - mas acabou desperdiçando o lance ao mandar a bola para fora.

A partida de volta entre as equipes será em 18 de março, na Alemanha (Foto: OLIVIER MORIN - AFP)

Com 35 minutos de jogo, Marco Reus bateu uma falta perigosa próximo da entrada da grande área. A bola ficou na barreira e, no rebote do lance, o jogador arriscou pela lateral e cruzou para Hummels, que tentou cabecear. A bola acabou saindo para fora. Aos 40, Morata cortou para Pereyra, que arriscou um chute no canto do gol. Mas a bola saiu à direita demais e o jogador perdeu a chance de ampliar o placar. Próximo do fim da partida, Reus e Schmelzer desperdiçaram outra chance de empate ao perder a bola, mesmo bem posicionados. No minuto final os jogadores do Borussia correram todos para se aproximar de Weindenfeller, enquanto os da Juventus se arriscaram tentando penetrar na área adversária.