Postado por - Newton Duarte

Champions League: Fora de casa, Monaco surpreende, bate Arsenal e fica perto da vaga

Monaco monta ferrolho, surpreende o Arsenal e abre boa vantagem

Equipe do Principado segurou as (poucas) investidas do time inglês e venceu por 3 a 1 em Londres, com gols de Kondogbia, Berbatov e Carrasco, com Chamberlain descontando

A zebra passeou como quis no Emirates nesta quarta-feira. Com um forte sistema defensivo e um bom contra-ataque, o Monaco surpreendeu o Arsenal, por 3 a 1, na casa do adversário, e ficou muito próximo de conseguir a vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões. O time do Principado pode até perder em seus domínios por 2 a 0 que avança. Os gols foram marcados por Kondogbia, Berbatov e Carrasco, com Oxlade-Chamberlain descontando.

Nem mesmo o desmanche da equipe vice-campeã na França na temporada passada, que tinha nomes como James Rodríguez, Falcao García e Abidal, foi suficiente para tirar o brio dos jogadores do Monaco, que ficou em primeiro em seu grupo, marcando apenas quatro gols e sofrendo um. Era tido como o adversário ideal para os gigantes europeus, mas não era surpresa para seu técnico, Leonardo Jardim, que disse, nesta terça, que o time não entraria com menos ambição por esta 'desqualificação' dos rivais. E a responsabilidade caiu toda sobre os ombros de João Moutinho, que correspondeu às expectativas e foi o melhor jogador em campo.

FERROLHO MONEGASCO DESDE O INÍCIO

Com o apoio da torcida que lotava o Emirates, o Arsenal partiu com tudo para furar o bloqueio da defesa do Monaco, a melhor da Liga dos Campeões. O ferrolho armado pelo técnico Leonardo Jardim estava à prova diante do clube inglês, que jogava com Giroud enfiado entre os zagueiros e Özil, Sánchez e Welbeck formando o trio ofensivo que vinha detrás.

Ainda no impulso do apoio vindo das arquibancadas, o time comandando por Wenger conseguiu um bom lance logo com um minuto. Elderson falhou na marcação a Welbeck, que finalizou por cima do gol. O Arsenal tinha o controle e a posse de bola e conseguia chegar bem até a intermediária da equipe do Principado, mas não criava chances de gol. A melhor delas veio com Sánchez, que recebeu bom passe Özil dentro da área, mas isolou.

O Monaco percebeu que o bicho não tinha sete cabeças e resolveu adiantar um pouco a marcação. E deu resultado. Os visitantes recuperaram a bola no meio de campo e ela sobrou para João Moutinho. O português achou Kondogbia na intermediária. O volante francês arriscou um forte chute da intermediária. Por sorte, a bola desviou em Metersacker e entrou, sem chances para Ospina.

O segundo tempo começou idêntico ao primeiro. Arsenal partindo para cima e o bloqueio do Monaco trabalhando perfeitamente. Giroud teve até uma boa chance antes de a zebra dar as caras novamente no Emirates. Em contra-ataque, a bola chegou para o veterano Berbatov, que diante de Ospina, não perdoou: 2 a 0 em Londres.

A torcida do Arsenal parecia não acreditar no que via. O time sentiu o segundo gol e não conseguia armar mais nenhuma trama ofensiva. E as jogadas eram criadas com a ajuda do acaso. Após bate-rebate, a bola sobrou para Alexis Sánchez, que fuzilou o goleiro Touré. No rebote, os torcedores foram à loucura quando Giroud isolou, com o arqueiro no chão.

O Monaco passou a dominar o jogo e criar boas chances. A apatia tomava conta dos jogadores do Arsenal, principalmente Giroud, que acabou substituído por Walcott. Moutinho e Martial assustaram Ospina.

E o domínio das ações continuaram a ser dos monegascos. Os torcedores viam em campo um Arsenal abatido e sem forças para reagir. As substituições feitas por Wenger não surtiram efeito. A criatividade foi se esvaindo. Nem mesmo o gol perdido por Walcott foi suficiente para dar algum ânimo aos jogadores.

Mas os atletas do Arsenal não poderiam se render. Aos 45 do segundo tempo, Oxlade-Chamberlain acertou um lindo chute da entrada da área e deixou o time inglês ainda vivo na Liga dos Campeões. Mas esse suspiro foi logo suprimido com um contra-ataque mortal dos visitantes. Carrasco foi lançado e marcou o terceiro, para desespero de Wenger e da torcida presente no Emirates. Só um milagre salva os Gunners no torneio.

Özil participou de algumas ações ofensivas do Arsenal no jogo (Foto: Glyn Kirk/AFP)

Arsenal 1 x 3 Monaco

Liga dos Campeões – Oitavas de Final

Local: Emirates Stadium (ING)

Data-Hora: 25/2/2015 - 16h45 (de Brasília)

Árbitro: Deniz Aytekin (GER)

Assistentes: Guido Kleve (GER) e Markus Häcker (GER)

Cartões amarelos: Coquelin, Bellerín e Özil (ARS), Elderson e João Moutinho (MON).

Cartões vermelhos: Não houve.

GOLS: Kondogbia, aos 38'/1°T (0-1), Berbatov, aos 8'/2T (0-2), Oxlade-Chamberlain, aos 46'/2°T (1-2) e Carrasco, aos 49'/2°T (1-3)

Arsenal: Ospina, Bellerín, Mertesacker, Koscielny e Gibbs; Coquelin (Oxlade-Chamberlain, aos 22'/ 2°T), Cazorla (Rosicky, aos 36'/ 2°T), Özil, Alexis Sánchez e Welbeck; Giroud (Walcott, aos 14'/ 2°T).

Técnico: Arsène Wenger,

Monaco: Almamy Touré, Wallace Santos, Abdennour e Elderson; Kondogbia, Fabinho, João Moutinho, Dirar (Kurzawa, aos 36'/ 2°T) e Martial (Bernardo Silva, aos 38'/ 2T) ; Berbatov (Ferreira-Carrasco, aos 29'/ 2ºT).

Técnico: Leonardo Jardim.