Postado por - Newton Duarte

Champions League: Luiz Adriano deixa Shakhtar com pé na vaga; Dragões classificam; Assista

UCL: Grupo H

Luiz Adriano quebra novo recorde na Champions e Shakhtar fica próximo de vaga

Pobre BATE Borisov. O time da Bielorrússia parece destinado a encerrar a fase de grupos da Champions League como o saco de pancadas desta edição, depois de sofrer nova goleada nas mãos do Shakhtar Donetsk, desta vez por 5 a 0, na Ucrânia, permitindo ao brasileiro Luiz Adriano quebrar mais um recorde na competição: seus três gols marcados nesta terça fizeram dele o primeiro jogador a marcar oito vezes contra um mesmo adversário numa mesma temporada. Além dele, também marcaram Alex Teixeira e Srna.

O Shakhtar foi a oito pontos no Grupo H, e fica a um empate em L'viv daqui a duas semanas, diante do Athletic de Bilbao, para ir à próxima fase da competição. Já o BATE, que recebe o já classificado Porto no mesmo dia 25, fica na obrigação de vencer para sonhar com uma reviravolta histórica.

Athletic Bilbao 0 x 2 Porto: Dragões garantem a vaga nas oitavas da Champions League

Brasileiro chegou a oito gols contra os bielorrussos apenas nessa Champions, e ucranianos já estão a um empate das oitavas

Dragões garantem a vaga nas oitavas da Champions League

Dentro de um dos grupos mais abertos da Champions League, o Porto garantiu sua vaga nas oitavas de final do torneio com duas rodadas de antecedência. A vitória por 2 a 0 sobre o Athletic Bilbao, fora de casa, também acarretou na eliminação da equipe espanhola, que não disputava uma Champions há 16 anos.

O primeiro gol dos Dragões saiu dos pés do sempre eficiente Jackson Martínez, aos 10 minutos do segundo tempo. No entanto, metade dos créditos pode ficar com Yacini Brahimi, que fez uma jogada espetacular pelo lado esquerdo e cruzou para o companheiro de equipe só ter o trabalho de escorar para o fundo da rede.

E Brahimi foi o verdadeiro homem do jogo. O meio-campista argentino se tornou protagonista aos 28 minutos, quando aproveitou a bobeada do goleiro Gorka Iraizoz, marcou o segundo do Porto no San Mamés e garantiu a classificação antecipada da equipe portuguesa.

Com 10 pontos somados, o Porto segue na liderança do Grupo E, a frente do Shakhtar Donetsk com oito pontos, e do BATE Borisov com três pontos. O eliminado Atlhetic Bilbao amarga a lanterna do grupo, com apenas um ponto conquistado.

Athletic Bilbao 0 x 2 Porto: Dragões garantem a vaga nas oitavas da Champions League

Brahimi comanda o Porto em uma importante vitória no San Mamés e que deu a classificação antecipada no Grupo E

Situação do grupo H - Com os resultados, o Porto segue líder do grupo com 10 pontos somados, seguido de perto pelo Shakhtar, com oito. Com um saldo negativo de 17 gols contra, o BATE é o terceiro com três pontos, e o lanterna Bilbao fecha o grupo com apenas um.