Postado por - Newton Duarte

Champions League: Marcelo marca golaço; CR7 deixa o dele e Real bate o Schalke 04; Assista

Com golaço de Marcelo, Real Madrid faz 2 a 0 no Schalke fora de casa

O Real Madrid conseguiu uma boa vantagem ao vencer o Schalke por 2 a 0 na Alemanha na tarde desta quarta-feira, no primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões. Na partida que marcou a estreia de Lucas Silva na competição europeia, os espanhóis dominaram o meio-campo durante quase todo o duelo, e forçaram os mandantes a buscarem os contra-ataques.

O primeiro gol do Real saiu na metade do primeiro tempo, em boa cabeçada de Cristiano Ronaldo após cruzamento de Carvajal. Já o segundo tento foi um golaço em um chute da entrada da área de Marcelo, após assistência do astro português. O brasileiro Lucas Silva entrou como titular e fez sua primeira partida inteira com a camisa do Real Madrid. O jogo de volta acontece no dia 10 de março, no Santiago Bernabéu.

O jogo - Nos minutos iniciais, o Real Madrid praticamente monopolizou a posse de bola, trocando passes no campo de ataque e pressionando a saída adversária. Armado por Ancelotti no 4-3-3, o time espanhol dominava o meio-campo, com ajuda dos laterais Marcelo e Carvajal, que se alternavam nas subidas para ajudar o ataque.

Apesar da superioridade, os visitantes não conseguiam criar chances claras de gol. A primeira oportunidade dos merengues aconteceu aos 18 minutos, quando Lucas Silva chutou da intermediária e viu a bola passar à esquerda da meta defendida por Wellenreuther. A partir da metade da primeira etapa, o Schalke passou a ficar um pouco mais com a bola. Aos 25 minutos, os alemães ameaçaram pela primeira vez. Huntelaar fez boa jogada pelo meio, limpou dois defensores e chutou com força para boa defesa de Casillas.

A resposta dos merengues foi imediata. Aos 26, após tabela pela direita, Carvajal recebeu na ponta e cruzou no meio da área, encontrando Cristiano Ronaldo, que cabeceou com firmeza para abrir o placar para os visitantes.

De cabeça, Cristiano Ronaldo reencontrou as redes após um mês e abriu o placar para o Real Madrid - AFP

Depois de abrir o placar, o Real Madrid voltou a dominar as ações da partida, trocando passes no contra-ataque e pressionando a saída de bola dos alemães. Os merengues quase ampliaram a vantagem no marcador aos 34 minutos, quando Cristiano Ronaldo cobrou falta da entrada da área e forçou grande defesa de Wellenreuther.

Nos minutos finais do primeiro tempo, os mandantes conseguiram aparecer mais no campo de ataque. Mas Platte, que entrou no lugar do lesionado Huntelaar, e Boateng, que alternava pelas pontas, pareciam distantes dos meio-campistas da equipe e, com pouca ajuda, não conseguiram ameaçar o goleiro Casillas.

O brasileiro Lucas Silva fez sua primeira partida como titular pelo Real Madrid (Foto: Odd Andersen/AFP)

A segunda etapa começou da mesma forma como se desenrolou a primeira. O Real Madrid trocava passes, agora mais pacientemente, buscando espaços na zaga alemã. O domínio do meio-campo exercido pelos espanhóis se manteve, enquanto os donos da casa buscavam explorar os contragolpes.

A partida ficou mais truncada no segundo tempo, com menos chances agudas de gol e muitos toques de lado no meio-campo. Ambas as equipes passaram a tentar chegar à meta adversária através dos cruzamentos na área que, pouco precisos, ficavam fáceis para os goleiros segurarem a bola.

Jogando mais no contra-ataque, os mandantes fizeram Casillas trabalhar aos 23 minutos, quando Boateng chutou forte de fora da área para defesa segura do arqueiro espanhol. O Real respondeu três minutos depois, quando Isco tabelou com Bale pela esquerda e chutou forte, mas a bola passou poucos centímetros acima da meta.

Após assistência de Cristiano Ronaldo, Marcelo chutou forte da entrada da área para fazer o segundo do Real - AFP

A partida voltou a ficar movimentada. Aos 28, Uchida recebeu lançamento e ajeitou para Platte na entrada da área. O centroavante bateu com força e a bola explodiu no travessão de Casillas. A resposta do Real demorou a vir, mas foi fatal. Aos 34 minutos, Cristiano Ronaldo fez bela jogada pela ponta direita, passou entre dois zagueiros e tocou para Marcelo na entrada da área. O lateral brasileiro disparou uma bomba e acertou o ângulo direito de Wellenreuther para aumentar a vantagem espanhola.

Nos minutos finais, os donos da casa tentaram ameaçar a meta merengue, mas sem sucesso. Os espanhóis, por sua vez, valorizaram a posse de bola e trocaram passes na defesa até o apito final.

Schalke 04 0 x 2 Real Madrid

Liga dos Campeões – Oitavas de Final

Local: Arena AufSchalke

Data/hora: 18/02/2015, às 17h45 (de Brasília)

Árbitro: Martin Atkinson (ING)

Auxiliares: Michael Mullarkey (ING) e Stephen Child (ING)

Gols: Cristiano Ronaldo (26'/1ºT), Marcelo (34'/2ºT)

Cartões amarelos: Real Madrid: Kroos; Schalke 04: Boateng, Neustädter, Kirchhoff

Cartões vermelhos: Não houve

Schalke 04: Wellenreuther, Uchida, Höwedes, Matip, Nastasic e Aogo; Höger (Meyer, 35'/2ºT), Neustädter (Kirchhoff, 11'/2ºT) e Prince Boateng; Choupo-Moting e Huntelaar (Platte, 32'/1ºT).

Técnico: Roberto Di Matteo

Real Madrid: Casillas, Carvaja (Arbeloa, 36'/2ºT)l, Pepe, Varane e Marcelo; Lucas Silva, Kroos e Isco (Illarramendi, 39'/2ºT); Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema (Chicharito, 33'/2ºT).

Técnico: Carlo Ancelotti