Postado por - Newton Duarte

Champions League: Porto elimina Basel com goleada; Assista

Danilo se lesiona e sai de ambulância, mas Porto goleia e está nas quartas

Casemiro marca e Dragão vence o Basel em casa por 4 a 0 pela Liga dos Campeões

Longe das quartas de final da Liga dos Campeões desde 2008/09, o Porto enfim volta à esta fase. Em casa, o clube português enfrentou o Basel após o empate em 1 a 1 na Suíça e se garantiu com a vitória por 4 a 0 no Estádio do Dragão, em partida que dominou durante os 90 minutos. Brahimi, Herrera e Casemiro fizeram os gols da equipe. A nota baixa fica para Danilo, que chegou a ficar desacordado em campo após levar uma pancada do seu companheiro Fabiano em um choque e teve que sair de ambulância.

O Real Madrid foi outro time a garantir vaga nesta terça-feira. Restam ainda outros seis clubes para passar às quartas. O sorteio será no dia 20 deste mês. O Porto volta a campo neste domingo pelo Campeonato Português para seguir sua busca ao líder Benfica. O rival será o Arouca dentro do Dragão. Líder do Campeonato Suíço, o Basel visita o St. Gallen no domingo.

Para a partida, o Porto não podia contar com Jackson Martínez, seu artilheiro e capitão. O técnico Julen Lopetegui manteve a estrutura do time e escalou o camaronês Aboubakar, que não comprometeu e foi muito bem. Óliver Torres não estava totalmente recuperado e Evandro voltou a ter chance. Com o bom entrosamento e a calma, o Dragão não sofreu sustos. Na verdade, apenas com os pontapés do Basel. O time visitante não teve nenhuma inspiração, só foi finalizar com perigo aos 43 minutos, e começou a apelar para a violência.

O Porto foi melhor desde o início. Organizado, conseguiu sair com inteligência da tentativa de pressão do Basel. Com a partida controlada, o time português distribuía muito bem o jogo através de Herrera. Brahimi, pela esquerda, infernizava, enquanto Aboubakar tinha boa presença na frente. Acabou que o gol veio em bola parada, em falta que surgiu de ótimo desarme de Casemiro. O argelino cobrou com perfeição e fez.

Pouco depois veio um duro golpe para o Porto. Danilo, que estava com a braçadeira de capitão, chocou-se com Fabiano, levou uma pancada de ombro, ficou desacordado e teve que sair de ambulância com um colar cervical. Foi encaminhado a um hospital e as notícias devem surgir ao longo da noite.

O capitão Danilo saiu lesionado ainda no primeiro tempo (Foto: Miguel Riopa/AFP)

Apesar de o choque ter sido com um companheiro, o Basel pareceu ter se inspirado e começou a bater. Martins Indi, que tinha entrado no lugar do brazuca, Aboubakar e Brahimi tiveram que ser atendidos. E o Porto seguia superior, tanto que a primeira finalização com perigo do Basel veio no fim do primeiro tempo com Gashi, mas sem direção.

Na volta para o segundo tempo, não demorou nada para o Porto resolver a parada de vez. Logo nos primeiros instantes, Herrera ficou de frente para o gol e acertou um bonito chute de fora da área. Um pouco depois foi a vez de Casemiro fazer o dele. Destaque nos desarmes, o brasileiro acertou uma bela cobrança de falta de longe.

A partir daí foi só controlar e levar o jogo até o fim. O Basel até teve uma boa chance com Zuffi, mas Fabiano fez linda defesa. Com a parada resolvida, foi a vez de Aboubakar enfim fazer o dele. E mais uma vez de fora da área. Gingou para cima dos defensores e acertou um bonito chute de longe para encerrar a goleada e colocar o time nas quartas depois de seis anos.Na volta para o segundo tempo, não demorou nada para o Porto resolver a parada de vez. Logo nos primeiros instantes, Herrera ficou de frente para o gol e acertou um bonito chute de fora da área. Um pouco depois foi a vez de Casemiro fazer o dele. Destaque nos desarmes, o brasileiro acertou uma bela cobrança de falta de longe.

Porto 4x0 Basel

Liga dos Campeões – Oitavas de final

Local: Estádio do Dragão, no Porto (POR)

Data-hora: 10/03/2015, às 16h45 (de Brasília)

Público: 43108 presentes

Árbitro: Jonas Eriksson (SUE)

Auxiliares: Mathias Klasenius (SUE) e Daniel Wärnmark (SUE)

Gols: Brahimi (14'/1ºT), Herrera (2'/2ºT), Casemiro (11'/2ºT), Aboubakar (31'/2ºT)

Cartões amarelos: Gashi (BAS), González (BAS), Samuel (BAS), Marcano (POR), Safari (BAS)

Cartões vermelhos: Samuel (BAS)

Porto: Fabiano, Danilo (Martins Indi, 22'/1ºT), Maicon, Marcano e Alex Sandro; Casemiro, Herrera e Evandro (Quaresma, 33'/2ºT); Tello, Brahimi (Rúben Neves, 28'/2ºT) e Aboubakar.

Técnico: Julen Lopetegui

Basel: Vaclik, Xhaka, Samuel, Schar (Embolo, 13'/2ºT) e Safari; Zuffi, F. Frei (Kakitani, 18'/2ºT) e Elneny; Gashi (Callà, 32'/2ºT), Streller e González.

Técnico: Paulo Sousal