Postado por - Newton Duarte

Chapecoense 2 x 1 Bahia ::: Raio-X, Scout e melhores momentos

Com Abuda e Alemão, Chapecoense vence o Bahia e sai da zona da degola

Em meio ao jogo truncado, volante e atacante encontram espaço e as redes para fazer catarinenses saírem do Z-4. Baianos seguem sem vencer


  • Falhou

Marcelo Lomba

O goleiro do Bahia poderia ter conseguido evitar o revés. Porém, não conseguiu conter o arremate defensável de Alemão, o segundo da Chape na partida. Passou por baixo do arqueiro e cruzou a linha lentamente.

  • Não viu

Tira a camisa

O atacante Alemão poderia ter ficado de fora do jogo após o segundo gol da Chape. Com um cartão amarelo, tirou a camisa após o tento, mas a vestiu rapidamente após aviso de um companheiro. O árbitro não viu.

  • Tabela

Alívio?

Só se for para a Chapecoense, que saiu da zona de rebaixamento. O Bahia também está fora, mas amargou a terceira derrota consecutiva e não vence desde a terceira rodada do Campeonato Brasileiro.


O JOGO

Um tiro certeiro para furar defesas e encontrar as redes. Por ele Chapecoense e Bahia duelaram na tarde deste domingo. Os donos da casa encontraram primeiro e assim conseguiram abrir o caminho para a vitória de 2 a 1, para o contentamento da maioria dos torcedores na Arena Condá, em Santa Catarina. O volante Abuda marcou de fora da área e Alemão dentro dela para fazer a Chape sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Aumentaram o calvário dos baianos, que não vencem desde a terceira rodada.

Tentaram ganhar na nona, mas se limitaram aos chutes de fora da área. O Bahia mudou a postura no segundo tempo com as entradas de William Barbio e Henrique, mas a Chapecoense havia encontrado a rede e topou com a chance de ampliar, com ajuda de Marcelo Lomba, que não conseguiu segurar o arremate defensável. Daí por diante restou aos donos da casa o controle do placar favorável. Chegou a sofrer o desconto, anotado pelo zagueiro Demerson. Porém, os tricolores não passaram disso. O Bahia amarga três rodadas sem pontuar e flerta com a zona de rebaixamento.

Truncado, amarrado e meio de campo congestionado. Assim começou e seguiu a partida por todo o primeiro tempo. O desenho do confronto obrigou ao Bahia se arriscar no ataque somente em chutes de fora da área. O goleiro da Chapecoense passava pouco trabalho e nem se complicava. Os laterais do time da casa ainda tentavam um avanço aqui e ali e propiciaram algumas tentativas, mas a bola cruzava a área e ninguém acertava a cabeçada. O melhor lance, e da Chape, não passou de uma enfiada que Alemão bateu cruzado, fraco e para fora, o único suspiro de futebol na Arena Condá nos primeiros 45 minutos.

Chapecoense encontra os gols e segura o triunfo sobre o Bahia

O Bahia concentrou as jogadas em Anderson Talisca, que carimbava o lance ou chutava de fora. A Chapecoense mexeu, em campo e no placar. No reinício da partida, após o intervalo, Bergson e Bruno Silva estavam em ação. O jogo não mudou, mas a tentativa da Chape sim. Abuda achou espaço e o chute certeiro, de longe, para abrir o placar, aos oito. O Bahia tentou ser diferente com as entradas de William Barbio e Henrique. No entanto, a melhor jogada na primeira etapa deu certo na segunda, e para os mandantes. Alemão recebeu na área e contou com colaboração de Lomba. Gol chorado e determinante para consolidar o terceiro revés seguido dos tricolores baianos. No apagar das luzes, Demerson diminuiu, após jogada de bola parada, no entanto os de branco não se abalaram e mantiveram o resultado.

A Chape vai para a parada da Copa do Mundo com algum alívio por fechar a nona rodada fora da zona de rebaixamento. O Bahia também, mas o sentimento não é o mesmo para quem chegou a ficar na quarta colocação no decorrer do campeonato. O time catarinense volta da interrupção do Brasileirão para compromisso em casa diante do Atlético-MG. Os baianos vão encarar o São Paulo também em seus domínios. Os jogos estão previstos para o dia 16 de junho. O Tricolor Baiano, porém ainda tem mais um compromisso. Na quarta-feira, em Recife, faz jogo adiado diante do Sport. A partida na Ilha do Retiro, às 21h, é válida pela quinta rodada.


Chapecoense x Bahia

Campeonato Brasileiro – Série A – 9ª rodada


Local: Arena Condá, em Santa Catarina (SC)

Data: 01/06/2014

Árbitro: Igor Benevonuto (MG)

Auxiliares: Márcio Estáquio Santiago (FIFA/MG) e Janette Mara Arcanjo (FIFA/MG)

Cartões amarelos: Chapecoense: Neuton, Bergson, Bruno Silva / Bahia: Roniery, Talisca

Gols: Chapecoense: Abuda e Alemão / Bahia: Demerson

Chapecoense: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Jaílton e Neuton; Wanderson, Abuda (William Arão), Dedé (Bruno Silva) e Neném (Bergson); Tiago Luís e Alemão.

Técnico: Celso Rodrigues.

Bahia: Marcelo Lomba; Roniery, Demerson, Lucas Fonseca e Guilherme Santos; Feijão, Rafael Miranda e Wilson Pittoni (Emanuel Biancucchi); Maxi Biancucchi (Henrique), Anderson Talisca e Branquinho (William Barbio); Maxi Biancucchi.

Técnico: Marquinhos Santos.

Atuações: William Barbio incomoda; Baianos melhoraram com a entrada do atacante no segundo tempo da partida

MARCELO LOMBA – GOLEIRO - Nota: 5,0

No primeiro gol, um chute indefensável, mas poderia ter pegado o segundo.

RONIERY - LATERAL-DIREITO - Nota: 5,5

Esforçado, mas pouco produziu.

LUCAS FONSECA – ZAGUEIRO - Nota: 5,5

Teve dificuldades na marcação de Alemão.

DEMERSON – ZAGUEIRO - Nota: 6,5

Também teve dificuldades atrás, mas marcou na frente.

GUILHERME SANTOS - LATERAL-ESQUERDO - Nota: 6,0

Vacilou na marcação, mas conseguiu algumas chegadas à linha de fundo.

FEIJÃO – VOLANTE - Nota: 6,0

Fez o simples e não comprometeu.

RAFAEL MIRANDA – VOLANTE - Nota: 5,5

Seguro na marcação, mas errou muitos passes.

WILSON PITTONI – VOLANTE - Nota: 5,0

Sumidão, nada de útil. Foi substituído aos 30 minutos do segundo tempo.

EMANUEL BIANCUCCHI – MEIA - Nota: 6,0

Entrou e fez mais que Pittoni

ANDERSON TALISCA – MEIA - Nota: 6,5

Jogador mais lúcido no meio, desperdiçou ótima oportunidade.

BRANQUINHO – MEIA - Nota: 5,0

Escalado para ajudar Talisca, não conseguiu dar sua contribuição.

WILLIAM BARBIO – ATACANTE - Nota: 6,5

Explorou o lado direito do ataque e incomodou quando entrou.

MAXI BIANCUCCHI – ATACANTE - Nota: 5,5

Apagado, jogou isolado na frente.

HENRIQUE – ATACANTE - Nota: 5,5

Herdou a vaga de Maxi. Mas, assim como o argentino, não conseguiu dar trabalho à defesa.

[**SCOUT**]

Programação

Segunda-feira(02/06) – 10h – Treino – Academia

15h – Embarque para Recife

23h20 – Desembarque em Recife

Terça-feira(03/06) – 15h30 – Treino – Recife

Quarta-feira(04/06) – 21h – Jogo contra o Sport

Quinta-feira(05/06) – 08h45 – Embarque para Salvador

10h30 – Desembarque em Salvador e início do recesso da Copa do Mundo


Fonte: GE.COM

Foto: Cleberson Silva/Chapecoense