Postado por - Newton Duarte

Charles faz curso para treinadores na sede da CBF pagando do 'próprio bolso'

Por conta própria, Charles faz curso para treinadores na sede da CBF

Ele topa ser auxiliar: "Gostaria que fosse como treinador, mas tenho que respeitar e saber a intenção da nova diretoria"

Charles teve conversa por telefone com novo presidente do Bahia - (Foto: Arquivo Pessoal)

Charles Fabian trocou o campo pela sala de aula. Professor no Fazendão, ele é aluno na Granja Comary há uma semana. De férias após o Brasileirão, o auxiliar e técnico interino do Bahia em 2014 decidiu estudar mais a profissão.

Ele é um dos 50 profissionais que participam do Programa de Qualificação de Treinadores da CBF, realizado desde o dia 12, em Teresópolis-RJ.

"Quero agregar. Eu já tenho a prática, mas esse curso não fala só de campo, mas também sobre gestão, montagem de elenco e de tudo do futebol. Esse tipo de conhecimento faz com que a gente melhore e que os resultados venham mais rápidos na prática", avalia o ex-atacante, campeão brasileiro como Bahia em 1988.

O curso segue as diretrizes da Fifa para implantação de um sistema de certificação em todas as confederações do mundo.

Tem 210 horas de disciplinas teórico-práticas, trabalhos, avaliações, além de acompanhamento e observação de treinamento. O primeiro módulo se encerra hoje e o segundo será ministrado em dezembro de 2015.

O coordenador técnico da Federação Alemã de Futebol, Frank Wormuth, e o novo técnico do Vitória, Ricardo Drubscky, estão entre os professores. Marcelo Veiga, Silas e Rogério Lourenço são alguns dos alunos. "Temos conversado muito sobre a desunião dos treinadores. Isso tem que acabar. Temos levantado a bandeira da ética profissional", conta Charles.

O investimento financeiro foi feito pelo próprio Charles, que já decidiu o foco da carreira. "Minha vontade é ser treinador. Se não for nesse momento, será a curto ou médio prazo. Se não no Bahia, em outro lugar", afirma.

O primeiro trabalho de Charles como técnico foi no Bahia, em 2006, quando assumiu interinamente durante o estadual, promoveu atletas da base como Ávine, Danilo Rios e Bruno César, mas não conseguiu o título. Efetivado, não conseguiu o acesso na Série C. Demitido, treinou também Votoraty, Icasa e Camaçari.

No ano passado, após um período fora do futebol, Charles retornou ao Bahia como técnico da equipe sub-20. Este ano, após a demissão de Marquinhos Santos, foi promovido a interino do profissional e depois efetivado como auxiliar técnico.

Braço direito de Gilson Kleina, assumiu nas cinco rodadas finais da Série A. Não evitou o rebaixamento, mas teve o melhor aproveitamento no Brasileirão entre os técnicos que comandaram  o clube no ano: 48% (venceu três, perdeu três e empatou um). Marquinhos Santos teve 25% e Gilson Kleina 36%.

Charles chamou a atenção também pelas declarações após o fim do campeonato. Ele enalteceu os atletas que defenderam o Bahia até a última rodada e acusou outros, sem citar nomes, de terem forjado contusões para não jogar. Duas semanas depois, não se arrepende das palavras.

Pode interessar: Bahia promete investimento especial em Charles.

"Talvez, pra muita gente, possa ter parecido falta de equilíbrio e preparo, mas eu vi jogadores fazendo chacota das pessoas que estavam trabalhando, ironizando o clube. Expus minha carreira e sei que isso pode me prejudicar lá na frente, mas temos sangue nas veias. Tem jogadores que só são profissionais quando querem o dinheiro na conta".

Por conta própria, Charles faz curso para treinadores na sede da CBF - (Foto: Arquivo Pessoal)

Auxiliar

Charles não será o treinador no início de 2015. O presidente Marcelo Sant’Ana acertou com o técnico Sérgio Soares, ex-Ceará, e aguarda a definição do diretor de futebol para oficializar a contratação.

"Nunca tive contato com ele pessoalmente e nunca tive nenhum tipo de informação sobre o trabalho dele. Independentemente de quem seja, que venha pra somar", diz Charles.

Como está no Rio, o primeiro contato com o novo presidente foi por telefone. "Ele me ligou e disse que, no meu retorno, quer ter uma reunião comigo pra conversar sobre a minha situação. Disse que quer contar comigo".

Durante a cerimônia de posse, quinta, Sant’Ana afirmou que Charles fará parte na nova comissão técnica. Ele topa ser auxiliar. "Eu quero, de alguma forma, poder fazer com que esse clube volte a ser grande. Gostaria que fosse como treinador, mas tenho que respeitar e saber a intenção da nova diretoria".