Postado por - Newton Duarte

Charles solta o verbo e fala sobre saída do Bahia

Mágoas, paixão e relação com elenco: Charles desabafa sobre saída do Bahia

Ex-treinador tricolor nega problemas de relacionamento com os jogadores, revela ainda estar abalado pelo fracasso na Série B e não descarta voltar ao Bahia

Um ídolo condenado ao limbo. Revelado pelas categorias de base do Bahia, Charles aprendeu a amar o clube, a tê-lo como uma extensão da própria casa. Foi campeão brasileiro com a camisa azul, vermelha e branca em 1988. Artilheiro, conquistou o carinho da torcida e o direito a ser uma referência na história da equipe baiana. Chegou ao cargo de técnico, sempre encarregado de resolver situações de crise. No início desta temporada, deixou o Fazendão. Pausa de uma história que atravessou o tempo, escrita muito mais com a paixão do que com a razão.

Charles Fabian negou problemas de relacionamento com os jogadores (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

Nesta segunda-feira, a TV Bahia veiculou a primeira entrevista de Charles Fabian (confira o vídeo acima) após a saída do Bahia. Em conversa com o repórter Sérgio Pinheiro, o ex-auxiliar técnico e treinador tricolor desabafou. Disse ainda estar abalado pelo insucesso da temporada passada, quando não conseguiu ajudar o Tricolor a subir de divisão. Negou também ter qualquer problema com jogadores do elenco.

- O futebol é uma grande mentira. Treinador, muitas vezes, tem que esconder a verdade. Às vezes, quando você fala a verdade, você paga o preço. (...) Vira e mexe, acordo no meio da noite lembrando o que aconteceu, o que se passou, as inverdades que foram ditas. Tanta mentira contada sobre Charles. Criaram um personagem que não existe, criaram um Charles que não existe. Nunca tive problema com nenhum jogador no Bahia. Nunca tive discussão com nenhum jogador do Bahia – afirmou.

Durante a entrevista, Charles rebateu uma declaração de Ávine. Em novembro do ano passado, o lateral-esquerdo disse que a diretoria se reuniu com os jogadores e que o elenco foi contra a decisão de efetivar Fabian na reta final da Série B. Segundo o ex-técnico tricolor, não houve encontro entre dirigentes e atletas para tratar sobre a troca de comissão técnica.

- Muita inverdade que ele falou. Depois o Gustavo [zagueiro] falou que nunca houve essa reunião. Ele foi muito infeliz, inventou tanta coisa... 

MOTIVOS DO INSUCESSO

Em 2015, Charles assumiu o cargo de treinador do Bahia após a demissão de Sérgio Soares, quando restavam oito rodadas para o fim da Série B. Ele se manteve como treinador por seis partidas, com dois triunfos, um empate e três derrotas. O baixo rendimento resultou no fim das chances de acesso do Bahia para a Série A. Na ocasião, por decisão da diretoria, Fabian entrou de férias.

Charles garante que fez o possível para conquistar o acesso. Ele diz que não sabe elencar motivos para o fracasso e diz que o jogo contra o Santa Cruz, na Arena Fonte Nova, foi decisivo para a permanência na Série B. A partida foi vencida pelo Tricolor pernambucano, de virada.

Charles Fabian pretende seguir com a carreira de técnico (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

- Se eu te falar o que aconteceu, não sei. Tudo foi feito, tudo foi trabalhado para aquilo ali. Eu acho que o jogo-chave para não conseguir o acesso foi contra o Santa Cruz, que saímos ganhando e deixamos virar – comentou.

O ex-técnico também falou sobre a reunião dos jogadores para pedir desculpas após o fim das chances de acesso. Para Charles, o evento foi desnecessário.

- Aquilo ali, não teria nem que ter acontecido. Resposta tem que dar dentro de campo, não é no microfone, não é pedindo desculpa para o torcedor. Pedir desculpa não adianta nada. De que adianta pedir desculpa?

SEQUÊNCIA NA CARREIRA

Charles Fabian pretende seguir com a carreira de técnico. Recentemente, fez curso para treinadores na CBF. Durante o período em que trabalhou no Bahia, também realizou estágio na Alemanha, no Bayern de Munique e no Mönchengladbach. Ele assume que as feridas adquiridas no período como treinador tricolor devem permanecer abertas durante um tempo e servirão como lição para a sequência na profissão. 

Até agora não consegui assistir nenhum jogo do Bahia. É complicado ainda, mas vou voltar assistir. Aquelas duas estrelas ali, trem uma delas que eu fiz parte, então não tem como"

Charles Fabian

- Pretendo continuar como técnico. Esse meu início como treinador foi muito pesado, foi muito cruel. Devo carregar por algum tempo. Sei que vou sofrer por algum tempo, mas vou seguir. Gosto de trabalhar, gosto de ser treinador, gosto do campo.

Uma das lições tiradas é a construção de um contrato. Charles conta que, no Bahia, aceitou trabalhar sem uma multa contratual, o que não deve se repetir nos próximos clubes.

- Eu me culpo, porque em momento nenhum eu agi com a razão. Futebol, você não pode agir com o coração. Em momento nenhum eu me protegi, quando me chamaram para ser treinador, eu não exigi nada, não me deram um real de aumento de salário. Não exigi. Não me deram um contrato. Qualquer treinador hoje, Bahia, Vitória, de grandes times do porte, tem uma multa contratual. Doriva tem, Mancini tem, por que Charles não ter?

Ídolo, Charles Fabian tem o nome gravado na história do Bahia. Seria possível ter um novo capítulo no Tricolor? O ex-jogador não descarta. Deixa o futuro em aberto. Espera o tempo apagar as mágoas que foram criadas pela última passagem no Fazendão.

- Não sei. Sinceramente, hoje, eu tenho minhas dúvidas por tudo que aconteceu. A mágoa foi muito grande. O que eu recebi de mensagem... Descobriram meu telefone, o que passava de mensagem me xingando, me criticando. (...) Até agora não consegui assistir nenhum jogo do Bahia. É complicado ainda, mas vou voltar assistir. Aquelas duas estrelas ali, trem uma delas que eu fiz parte, então não tem como.