Postado por - Newton Duarte

Cidadão baiano, Evaristo de Macedo visita Fazendão

Cidadão baiano, Evaristo de Macedo visita Fazendão e recebe camisa

Ex-técnico do Bahia campeão brasileiro de 88 recebe título de cidadão baiano pela manhã e, à tarde, realiza visita ao centro de treinamento do Tricolor baiano

A quinta-feira do Bahia foi um dia dedicado à memória. As boas lembranças do bicampeonato brasileiro, em 1988, além de seis títulos baianos e um Campeonato do Nordeste vieram à tona em Salvador, quando um membro importante da história do clube se fez novamente presente no terreno tricolor.   

O ex-técnico Evaristo de Macedo – o ‘Mestre Evaristo’ – teve, nesta quinta, mais motivos para comemorar. Carioca, ele recebeu o título de cidadão baiano, em cerimônia realizada nesta manhã, na Assembleia Legislativa da Bahia. O ex-treinador ainda recebeu uma placa do clube baiano: o título de Mérito Esportivo Tricolor.

Com seu nome marcado na história do clube e do estado, Evaristo revelou a predileção pelo título nacional conquistado quando estava no Esquadrão:  

- Embora eu tenha ganhado outros títulos, o que me tocou e me toca é esse do Bahia – revelou.

Relembrando as ‘raízes’ da Boa Terra, Mestre Evaristo aproveitou a tarde para fazer uma visita ao Fazendão. Acompanhado pelo presidente do Bahia, Fernando Schmidt, o ex-técnico recebeu uma camisa personalizada das mãos do técnico Cristóvão Borges e do volante tricolor Fahel. Na visita, transmissão de boas energias e exemplos para os jogadores que vão enfrentar o Fluminense neste domingo, na Arena Fonte Nova, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Mestre Evaristo recebe camisa personalizada em visita ao Fazendão Na memória

Evaristo de Macedo começou a carreira no futebol como jogador. Em 1950, ele deu os primeiros passos no Madureira, como atacante. Passou ainda por Flamengo, Barcelona e Real Madrid, além de ter figurado na Seleção Brasileira.

Como treinador do Bahia, ele acumulou títulos. Além do Brasileiro de 88, foram seis estaduais, conquistados nos anos de 1970, 1971, 1973, 1988, 1998 e 2001. Também em 2001, deu ao Tricolor o título do Campeonato do Nordeste.

Em mais de 30 anos de carreira como técnico, Evaristo de Macedo deixou seu nome escrito nas histórias de clubes como Santa Cruz, Grêmio, Flamengo e também do principal rival do Tricolor baiano, o Vitória. Acumulou passagens por outros times brasileiros, como Cruzeiro, Fluminense, Atlético-PR e Corinthians, além de ter passado pelo Iraque e pelo Qatar. Em 1985, chegou a comandar a Seleção Brasileira.


Fonte: GE.COM

Foto: Divulgação/EC Bahia