Postado por - Newton Duarte

Cigano vê evolução "fora" do boxe e lembra chute quase fatal em Overeem

Ex-campeão dos pesados do UFC afirma que está investindo no wrestling e em golpes novos, como o rodado que arriscou contra o holandês: "Foi bem rápido"

Número cinco entre os pesos-pesados do UFC, Júnior Cigano vem treinando na Flórida, nos Estados Unidos, após se mudar para a academia American Top Team. Com um retrospecto recente irregular, tendo perdido três vezes em seis combates, o catarinense já não acredita que somente sua habilidade no boxe pode lhe garantir o sucesso. “Desvendado” pelos rivais, Cigano tem se especializado em outras técnicas, como chutes e a luta no chão. Em entrevista ao“Sensei Combate”, o ex-campeão disse que não tem pressa para voltar a conquistar o cinturão da categoria e garantiu que seu objetivo é se tornar mais experiente em diferentes artes marciais.

- Ainda acho que tenho que melhorar no octógono “tudo”. Quero me tornar cada vez melhor e mais completo. O próprio boxe quero estar melhorando. Melhorar meu wrestling, que é uma arma que tenho trabalho muito com o Steve Mocco. Meu treinador, nossa, me sinto uma criança na mão do cara. É muito bom, foi atleta olímpico dos EUA. Nos meus chutes quero me tornar mais confiante. Ganhando mais confiança para usar esses chutes, o próprio rodado. Até soltei um contra o Overeem. Não conectei, mas foi bem rápido, me senti bem fazendo ele. Se pegasse, era fatal – disse.

Cigano perdeu seu cinturão dos pesados para Cain Velasquez, em 2012, após ter conquistado o título justamente sobre o americano, cerca um de um ano anos. Desde então, venceu nomes como Mark Hunt e Stipe Miocic, mas sofreu derrotas para o próprio Velasquez, em sua segunda e última revanche. Em dezembro de 2015, foi nocauteado pelo holandês Alistair Overeem. O último triunfo foi sobre Miocic, por decisão unânime. 

- Meu boxe ficou bastante evidente para todo mundo, minhas qualidades no boxe. Meus adversários começaram a se preparar. A gente pode ver muito disso no Cain Velasquez. Ele se preparou para evitar meu boxe. Quando lutei com Miocic ele fez isso, logo me agarra, me leva para a grade, para tentar evitar minha principal qualidade que é o boxe – recorda Cigano. 

Cigano tem luta marcada contra o americano Bem Rothwell, no dia 10 de abril, no UFC Croácia. O duelo é o evento principal da noite, em Zagreb. Rothwell chega em alta: ele soma quatro vitórias consecutivas - nenhuma delas por pontos - e finalizou Josh Barnett no "UFC: Johnson x Bader", quando pediu pela chance de disputar o cinturão da categoria.