Postado por - Newton Duarte

Clássico sem favoritismo

Mesmo depois de duas goleadas, BaxVice continua sendo clássico sem favoritismo


Historicamente, o Bahia leva vantagem sobre o Vitória nos clássicos, mas nesta temporada quem domina é o Leão, que tentará manter a hegemonia nesse domingo (21/7), às 16 horas, na Arena Fonte Nova, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time rubronegro pode até mesmo assumir a liderança dependendo de outros resultados.

No primeiro semestre, Vitória e Bahia se enfrentaram três vezes e o rubronegro humilhou o adversário em duas delas. Na primeira, goleou por 5 a 1, fora decasa. Os dois voltariam a se enfrentar na final e mais uma goleada do Leão: 7 a 3. Com o título em mãos, o time comandado por Caio Júnior fez o "feijão com arroz" na partida de volta e empatou por 1 a 1, conquistando o Campeonato Baiano.

Ao todo, porém, quem está em vantagem no Ba-Vi é o Bahia. São 174 vitórias, contra 147 do Vitória, além de outros 141 empates.

Uma das grandes surpresas neste início de Brasileirão, o Vitória está entre os quatro melhores colocados, com 13 pontos e para assumir a liderança precisaria vencer, além de torcer por uma derrota do Coritiba para o Santos, na Vila Belmiro. Já o Bahia vem logo atrás, com um ponto a menos e também quer o resultado positivo para não se distanciar da zona de classificação da Copa Libertadores. Na última rodada, o Tricolor empatou sem gols com a Ponte Preta em uma noite inspirada de Marcelo Lomba, que defendeu dois pênaltis.

Sem favoritismo

Se for analisar friamente, o Vitória é considerado favorito para o duelo deste domingo, já que vem realizando uma grande campanha no Brasileirão. Ao ser questionado se o seu time entra em vantagem na partida devido aos recentes confrontos, o técnico Caio Júnior pregou humildade e disse que trabalha da mesma forma sempre, deixando o discurso de favorito ou não para a imprensa.

"Essa coisa de favorito ou não é vocês (imprensa) que criam em função dos resultados. Eu trabalho de forma humilde e simples. Se vamos ganhar ou não, faz parte do jogo, mas eu sempre cobro deles depois, independente do resultado, o que erramos e acertamos no jogo", afirmou Caio Júnior.

Nesse domingo, o treinador não poderá contar com o volante Neto Coruja, que sentiu uma lesão na coxa direita durante o treinamento da última sexta-feira e foi vetado pelo departamento médico, deixando o gramado chorando. Já Escudero reclamou também de dores na coxa e será melhor avaliado. Caso não tenha condições de jogo, Camacho ganha uma oportunidade entre os titulares.

Tricolor misterioso

O Bahia ainda não está definido para a partida deste sábado. O técnico Cristóvão Borges não poderá contar com os volantes Fahel e Diones, além do meia Marquinhos, que estão suspensos. Os três receberam o terceiro cartão amarelo durante o empate com a Ponte Preta e devem ser substituídos por Feijão, Hélder e Wallyson.

"A escalação não está definida. Treinei de uma maneira por conta das opções que tenho para o jogo, optei por alguns atletas já entraram em partidas. Repeti a formação que pode ser a que eu vá utilizar, mas ela não é definitiva. Vamos ver", afirmou o treinador.

Vivendo um momento turbulento fora de campo, com o presidente Marcelo Guimarães Filho sendo afastado pela Justiça, o Bahia também precisa conviver com os problemas financeiro


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte e imagem: Agência Futebol Interior/Tribuna da Bahia