Postado por - Heitor Montes

Técnico interino, Cláudio Prates avalia mudanças no time do Bahia

Na manhã desta terça-feira (5), o auxiliar e técnico interino Cláudio Prates concedeu entrevista coletiva no Fazendão. Após a demissão de Guto Ferreira, o profissional irá comandar o Bahia nesta quinta-feira (7), na partida contra o Paraná, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de ser a primeira vez que dirige a equipe principal do Tricolor, Prates já viveu situação semelhante no América-MG:

Agradecer ao Guto, comissão, a todos que passaram por aqui e deixaram um legado bacana, principalmente de hombridade, de homens sérios. E tocar o trabalho. É sempre chato porque a gente se coloca no lugar das pessoas. Mas o Bahia tem que continuar, até pela grandeza da entidade. A gente exerce isso há um bom tempo no futebol, a última experiência foi no América-MG, ficou um bom tempo na interinidade. E fazer uma transição tranquila para quem venha assumir ou a gente dar continuidade ao trabalho, a coisa sendo bem feita e com profissionalismo

Nesta terça, Cláudio Prates irá comandar seu primeiro treino com todo o elenco do Bahia. Na atividade, o interino irá definir se fará mudanças no time titular. O profissional sinalizou que deve mudar no setor ofensivo:

Por enquanto nada [de mudanças no time titular]. A gente não teve nem esse tempo de trabalhar. Vamos trabalhar hoje e em Curitiba. Dois treinos táticos, com jogadores bem carregados fisicamente, que precisam mais descansar que treinar. Mas algumas coisas a gente pretende fazer, até descansar jogadores, principalmente os da frente. Para que eles tenham mais objetivamente, possam ter mais força. Para ter ideia, a gente entrou 58 vezes no último terço do Grêmio, e o Grêmio 35 na gente. É uma coisa que a gente tem que trabalhar para que possamos fazer os gols.

Nesta estreia como interino do Bahia, Cláudio Prates busca o primeiro triunfo do Tricolor fora de casa no Brasileirão. A equipe tem quatro derrotas e nenhum gol marcado fora dos seus domínios:

Assisti ao jogo e vi a entrega dos jogadores do Paraná, talvez sem qualidade grande, mas com entrega. Hoje o futebol está muito nivelado. Se tiver a gente compreensão tática dos atletas e alguma obediência, a gente consegue alcançar algumas coisas. A qualidade do atleta faz o diferencial. Sabemos que têm atletas que podem desenvolver mais porque têm qualidade. E o momento é deles, daqui a pouco isso aflora. A transpiração de uns vira inspiração de outros. É um conjunto, e a gente espera que esse conjunto acabe determinando bons resultados.

O Bahia enfrenta o Paraná nesta quinta-feira (7), às 20h, no estádio Durival de Britto, em Curitiba. O Esquadrão é o 18º colocado do Campeonato Brasileiro, com oito pontos em nove rodadas.

Confira o que Cláudio Prates falou em entrevista coletiva

Mudança para os jogadores
- A gente está muito satisfeito com desempenho, entrega dos jogadores. É louvável. A gente não está tendo que cobrar algo a mais para que faça, que se doe os 90 minutos. Obviamente que a gente tem defeitos, coisas a corrigir, e isso estava sendo feito com Guto e vai ser feito comigo ou quem vier. O básico, que a gente cobra é entrega, que está sendo feito. Estamos em três competições. Então, o que a gente sabe e quer muito é buscar a melhor colocação no Brasileiro, que é o que falta hoje para a gente. O resto a gente está satisfeito com o trabalho dos atletas. A gente sabe de alguns defeitos e eles estão sendo corrigidos internamente. Volto a dizer, não é falta de empenho de ninguém: diretoria, comissão que estava, a gente, os atletas. Só isso vai nos levar a uma melhor competição no Brasileiro.

Importância do triunfo
- Nós temos que deixar o melhor possível, fazer o melhor. É jogo a jogo. A gente está muito bem em outras competições e precisa estar bem na Série A. Se a gente tiver uma boa atuação, pode alavancar para que tenhamos um excelente returno e retorno da Copa.