Postado por - Newton Duarte

Clima de superjogo na Arena

Clima de superjogo na Arena Fonte Nova

Torcida do Bahia formou fila ontem na Arena Fonte Nova

São vários os elementos que prometem tirar o jogo deste domingo, 28, contra o Flamengo, do  lugar comum. Como se a chance de se distanciar de vez da zona de rebaixamento e o duelo com um dos maiores clubes do país não bastassem por si só, o Tricolor e a sua torcida prometem transformar a Fonte Nova num verdadeiro alçapão: até ontem, dois dias antes da partida, mais de 27 mil ingressos já haviam sido vendidos.

Antes de tudo, a hora de encher o estádio é das mais apropriadas. Com os resultados recentes,  o Bahia alternou entre a zona de rebaixamento e à beira dela nas últimas quatro rodadas. Neste sábado, 27, é o 16º colocado, com 26 pontos, um acima do Z-4. Um novo triunfo levaria o Tricolor a 29 pontos, chegando no mínimo à 13ª posição.

Outro incentivo veio há 15 dias, quando a Arena Fonte Nova divulgou preços promocionais para as partidas contra o Sport, na última quarta, e a de amanhã.  O setor Super Norte, por exemplo, foi vendido a R$ 10 a meia-entrada. Nas arquibancadas comuns, o ingresso mais caro foi vendido a R$ 25 a meia. Resultado: na noite de quinta, os ingressos para a torcida visitante já haviam esgotado. O mesmo aconteceu com as entradas para o Super Norte, ainda na manhã desta sexta, 26.

Com todos os ingressos  já vendidos - fora o programa Arena Tricolor -, o duelo será o de maior público do Bahia na Série A deste ano. A marca anterior era do Ba-Vi do primeiro turno, no dia 11 de maio, que teve 21.352 pagantes. A segundo maior, contra o São Paulo, que contou com 17.482 pagantes. A média de público do Tricolor no Brasileirão não é das melhores da sua história: 11.018 pagantes, a 11ª do campeonato.

Incentivo

Além das circunstâncias a favor na tabela e no estádio, o marketing do Bahia também fez sua parte. Assim como antes do duelo com o Sport, o  clube publicou na internet o vídeo 'Reação Tricolor', onde os atletas Emanuel Biancucchi, Demerson, William Barbio e Railan, além do auxiliar Charles Fabian, agradecem o apoio contra os pernambucanos e convidam a torcida para 'mais uma batalha'.

Não foi o único: pouco depois o Esquadrão publicou outro vídeo, este lançando a campanha #comféeuvou, no qual convida os torcedores a irem ao estádio usando três fitas do Senhor do Bonfim, nas cores azul, vermelha e branca. Ambas as peças podem ser vistas no canal 'TV Bahêa Oficial', no Youtube, e no site oficial do Esquadrão.

No treino da tarde desta sexta, em Pituaçu, o treinador Gilson Kleina deixou bem claro a importância das campanhas e da presença da torcida. "A energia que vem dos torcedores, que sai da arquibancada, é inexplicável. Estou muito agradecido pelo que eles têm feito pelo time. diante do Flamengo, queremos novamente esse apoio"

Nesta sexta, em Pituaçu, o técnico preferiu poupar seus atletas e realizar um treino recreativo. A dúvida é quem vai entrar nas vagas de Rafinha e Kieza, que não podem enfrentar o Urubu. O primeiro por pertencer ao clube e não poder jogar por questões contratuais; o segundo, por ter recebido três cartões amarelos. O mistério só deve ser revelado minutos antes de encarar o Flamengo.