Postado por - Newton Duarte

Clube Alemão mostra o que é se importar com sua Torcida

Bayern amplia a Allianz Arena, adota novas medidas sobre ingressos e mostra se importar com o torcedor

Germany Soccer Champions League

Copa do Mundo da seleção alemã, com uma base formada por atletas do Bayern de Munique, deixaram os bávaros em uma situação bastante confortável. Todos querem ver um dos melhores times do mundo em campo, e essa alta demanda por ingressos fez o clube agir: atendendo a pedidos de torcedores, a capacidade da Allianz Arena foi ampliada após um período de aproximadamente três meses de pequenas reformas, chegando a 75 mil lugares.

Com a instalação de 4900 assentos removíveis, os jogos do Bayern agora poderão acomodar ainda mais pessoas, e de quebra o torcedor do atual bicampeão da Bundesliga ainda conseguirá uma demanda relativamente antiga, tendo mais espaços para torcerem de pé. No entanto, a ampliação não tem validade para jogos da Liga dos Campeões, já que a Uefa exige que, em suas competições, todos os ingressos comercializados sejam para cadeiras, por questões de segurança.

A medida dos bávaros é pequena, mas ainda assim representa um avanço. Além de possibilitar que mais pessoas consigam o privilégio de acompanhar a equipe, haverá um pequeno aumento nas receitas do clube, cujos jogos têm muita demanda por ingressos. Desde 2005, todas as temporadas tiveram entradas esgotadas antes mesmo que os campeonatos começassem. Jan-Christian Dreesen, dirigente dos bávaros, revelou que, para uma partida contra o Borussia Dortmund, por exemplo, houve 300 mil torcedores tentando adquirir ingresso.

Outra decisão tomada pelo Bayern de Munique para melhorar a experiência dos torcedores que vão ao estádio é possibilitar que, oficialmente, os donos de carnês de ingresso para toda a temporada revendam para outros as entradas dos dias em que não possam estar presentes. É comum que esses torcedores tentem isso mesmo quando não é permitido, mas, ao autorizar de forma oficial a prática, o clube acaba facilitando a vida de sua torcida, ao mesmo tempo em que procura evitar exploração – haverá um controle sobre o valor cobrado pelos donos de carnê a outros torcedores, podendo levar até à expulsão daqueles que exigirem valores muito acima do comum.

A atitude de pensar no espetáculo e no que oferecer ao torcedor, que é um consumidor, é um dos fatores que alavancaram as médias de público na Alemanha. Ao dar novos passos para melhorar toda a experiência de seus fãs, o Bayern abre as portas para que outros clubes sigam o modelo, o que tende a, eventualmente, beneficiar toda a comunidade de torcedores. São atitudes assim que constroem a base para o crescimento do produto. Entender isso é essencial para a manutenção da boa imagem de uma marca. O torcedor é apaixonado, mas precisa também sentir que a relação é de alguma forma recíproca e, pelo menos, respeitosa.


Nota Luis Peres @BahiaClub: Essa é a diferença de quem sabe que seu Torcedor é seu maior patrimônio e não vende suas almas ao Diabo. Uns fazem futebol, outros fazem ' bons negócios'


Fonte: Leonardo de Escudeiro – Trivela

Foto: Reprodução