Postado por - Newton Duarte

'Clube quebrado'; Reub admite salários atrasados e evita prazos

Com ‘clube quebrado’, Reub admite salários atrasados e evita prazos


Diretor financeiro do Bahia revela busca por acordos que possibilitem o pagamento em dia dos vencimentos de funcionários e jogadores do clube baiano


O Bahia deve, não nega, e nem mesmo tem data definida para quitar as dívidas. Com o clube atravessando graves problemas econômicos, o diretor financeiro Reub Celestino confirmou nesta quinta-feira que o Tricolor está com os salários de funcionários em atraso. O mês de dezembro não foi pago, assim como o 13º salário.

- Judicialmente, todas as empresas têm que pagar os salários até o 5º dia útil do mês subsequente. Isso é o legal. Quando entramos, havia a prática no Bahia de se pagar até o 25º dia útil, entre o dia 25 e o dia 28. Tomei conhecimento disso através do diretor de futebol da época – disse Reub Celestino em entrevista ao GloboEsporte.com.

No fim do ano passado, o diretor financeiro do Bahia havia afirmado que o plano era entrar em 2014 sem atrasos salariais. No entanto, os acordos necessários para que as dívidas fossem pagas ainda em 2013 não foram firmados, o que dificultou ainda mais a saúde econômica do clube.

- Nós temos dificuldades. O atraso decorre de negociações com a Arena Fonte Nova e outros fundos financeiros. Houve atraso e estamos levando quatro ou cinco negociações para ver qual delas se aproxima primeiro – justificou.

Franco, Reub Celestino confirma que o clube não tem um prazo pré-estabelecido para quitar os salários atrasados. O diretor lembra ainda que o Tricolor está ‘quebrado financeiramente’ e prefere não prometer aquilo que pode não conseguir cumprir.

- Trato a questão com frieza. Não tenho nada a esconder. Pegamos um clube quebrado financeiramente. Não pagamos o salário de dezembro no 5º dia útil. Legalmente, estamos atrasados. Na prática, podemos pagar até o fim deste mês. Pela minha consciência, estamos atrasados – declarou.

Reub Celestino confirma que clube está com salários atrasados

Além dos funcionários, jogadores do elenco profissional também estão com os vencimentos em atraso. Atletas que estão afastados do elenco principal também têm a receber valores correspondentes aos últimos meses de 2013.

Na manhã desta quinta-feira, funcionários das divisões de base do clube estiveram reunidos com o Superintendente das Divisões de Base, Miguel Kertzman, para cobrar um posicionamento sobre o pagamento de salários atrasados de dezembro e 13° salário. Somente os jogadores do Sub-20, que disputaram a Copa São Paulo deste ano, receberam o 13º. Reub Celestino diz que não houve ameaça de paralisação e que as conversas transcorreram amigavelmente.

Segundo o plano orçamentário desenhado por Reub para este ano, mesmo ‘quebrado’, o Bahia deve terminar 2014 com saldo positivo. O plano de ação, no entanto, passa pela diminuição dos gastos, corte que o diretor financeiro cobra com empenho para que a questão dos salários atrasados seja finalmente resolvida no Fazendão.

- O orçamento deste ano é austero. Já está determinada a redução de gastos, e eu estou no pé das pessoas sobre isso. Isso é uma coisa que leva alguns meses. Alguns diretores podem dizer que no próximo mês nós vamos regularizar. Mas eu, do financeiro, digo que pode levar alguns meses. A tendência é, em alguns meses, começar a pagar entre o dia 15 e o dia 25, e depois entre o dia 5 e o dia 15, até regularizar a situação - avaliou.


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia Copa São Paulo Jr

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Confira

Muito prazer: Priscila Ulbrich!

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: Tamires Fukutani e Thiago Pereira - GE.COM

Foto: Lenin Franco/Divulgação/Esporte Clube Bahia