Postado por - Newton Duarte

Clubes acertam com a CBF punição a clubes caloteiros

Clubes acertam com a CBF punição a times devedores e revisão de calendário

Reunião entre Marin e jogadores do Bom Senso F.C.

Uma comissão de clubes do futebol brasileiro entrou nesta quinta-feira em um consenso sobre as propostas feitas por jogadores do movimento Bom Senso FC. Durante uma reunião realizada na sede da CBF no início desta tarde, presidentes de quatro times admitiram rever o calendário do futebol nacional e acataram punições para quem atrasar pagamento de dívidas e salários de atletas -- o fair-play financeiro.

"A reivindicação dos atletas é a dos clubes", resumiu o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, ao deixar a CBF após quase duas horas de conversas lideradas pela vice-presidente da entidade, Marco Polo Del Nero. Além do presidente do Coritiba, estiveram na reunião os presidentes do Flamengo, Internacional e Vitória. Eram esperadas as presenças de dirigentes do Atlético-MG e do Fluminense, mas eles não compareceram ao encontro por problemas de agenda.

Vilson, do Coritiba, considerou a conversa muito boa. Disse que as reivindicações sobre o calendário do futebol são justas. Para que elas sejam postas em prática, basta saber o que pode ser feito já em 2014 e o que só seria possível em 2015. "2014 é um ano excepcional", afirmou. "Temos uma Copa do Mundo. Os jogos ficarão 40 dias parados."

Giovanni Luigi, do Inter, confirmou a dificuldade. No entanto, sinalizou que campeonatos estaduais e regionais devem ser reduzidos já em 2014 para dar mais tempo de descanso e pré-temporada aos jogadores. "Em 2014, já é possível fazer alguma coisa", disse ele, também após o encontro. "Em 2015, já poderíamos diminuir mais ainda."

Luigi e Vilson afirmaram que a decisão final sobre o calendário deve ser tomada na semana que vem, quando a CBF deve convocar clubes e atletas para discutirem juntos a questão. O presidente do Coritiba ressaltou que, no próximo encontro, o sindicato dos jogadores também será chamado a compor a mesa. "O Bom Senso FC só representa um grupo de jogadores", disse. "Queremos uma entidade representativa."

Nesta reunião, também devem ser discutidos detalhes do chamado fair play financeiro e trabalhista. Por ele, clubes que não estiverem em dias com os pagamentos de suas dívidas, salários e outros compromissos poderiam ser impedidos de participar de competições ou mesmo perder pontos em campeonatos.

Isso é uma das propostas do Bom Senso FC. Os clubes decidiram na reunião acatar esse sistema. Disseram que isso só deve começar a valer só em 2015. Eles ainda querem incluir a discussão do fair play junto com uma renegociação das dívidas dos times com o governo federal.

Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, afirmou que a ideia é estender o prazo de pagamento dos débitos tributários dos clubes. As agremiações não teriam nenhum desconto ou perdão de suas dívidas. Para ganhar um novo prazo, entretanto, teriam de comprometer uma parte do seu faturamento com o pagamento dos débitos.

"Esse é um caminho para um projeto de moralização do futebol", afirmou Bandeira. "Seria como uma Lei de Responsabilidade Fiscal do clube."

O alongamento dos prazos, apesar de ser consenso entre os clubes, teria de ser aprovado em um nova lei federal. Em caso de consenso entre clubes, atletas e CBF, um projeto seria encaminhado ao governo.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Fair play financeiro vai acabar com salários milionários, afirma cartola

O presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, afirmou nesta quinta-feira que as propostas do movimento de atletas Bom Senso FC terão um efeito colateral para os próprios jogadores. Segundo ele, caso o chamado "fair play financeiro" seja posto em prática, haverá uma redução dos salários no futebol brasileiro. "Os salários milionários vão acabar", disse.

A afirmação foi feita após uma reunião na sede da CBF nesta quinta-feira. No encontro, presidentes do Flamengo, Internacional, Vitória e do próprio Coritiba conversaram com o vice-presidente da entidade máxima do futebol nacional, Marco Polo Del Nero, sobre uma "moralização" das contas dos clubes.

Conforme pediu o Bom Senso FC, os clubes aceitaram o estabelecimento de punições para agremiações que não pagam em dias suas contas ou salários – o chamado fair play. Isso, segundo Vilson, vai fazer com que os times sejam mais criteriosos na hora de fazer contratações caríssimas e até na relação com seus atletas.

"Queremos moralizar a relação clube-atleta, mas não é só para o lado do clube", complementou. "O atleta também que se cuidar, estar apto fisicamente para jogar. Tem muito jogador que gosta de receber muito, mas joga pouco."

O presidente do Internacional, Giovanni Luigi, ratificou que o fair play deve trazer mudanças nas contas dos clubes. Ele afirmou que o Inter tem suas contas em dia. Outros clubes, entretanto, devem reduzir sua folha salarial para poder arcar com seus compromissos e não ficar de fora de competições. Para eles, os tetos salariais vão mudar. "Esse é um rumo para que tenhamos mais responsabilidade."

Com força de cartolas, sindicato vai participar de reuniões com Bom Senso FC

A reunião entre presidentes de clubes e CBF nesta quinta-feira, sobre calendário e dívidas, definiu que as próximas reuniões da entidade com o Bom Senso FC, grupo de jogadores que buscam melhorias na modalidade, terá a presença da Federação Nacional de Atletas Profissionais do Futebol (FENAPAF).

Desde que o movimento se formou, a representante dos atletas foi deixada de lado. Diversos jogadores que aderiram à mobilização, especialmente as lideranças, foram contrários à participação dos sindicatos no processo.

Por outro lado, desde então, a FENAPAF vem tentando se defender dizendo que todas as pautas de reivindicação dos atletas já eram discutidas dentro da entidade e já estavam bem encaminhadas com a CBF e representantes estaduais do futebol brasileiro.

"O problema foi que deslealmente eles fizeram esse movimento. E tem distorção por trás disso, e desconhecimento. Falta informação para eles. A gente já discutia tudo isso. A gente tem o espaço do conselho consultivo, que a gente sempre chama eles, mas não participam, não vem ninguém. Toda nossa comunicação é feita com os capitães das equipes", afirmou o presidente da FENAPAF, Reinaldo Martorelli.

Na reunião desta quinta-feira, CBF e clubes chegaram ao consenso de que a presença da Federação era determinante para as próximas reuniões com o Bom Senso FC.

"Não tem motivo para os sindicatos não participarem. Eles representam os jogadores. Se não participar, você pode rasgar a legislação. Se os atletas não estão contentes, eles que devem derrubar o presidente e eleger outro. Mas enquanto isso não acontecer, o sindicato deve participar das reuniões", afirmou o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade.

"Alguns jogadores estão reclamando que não fazem parte do Bom Senso. Então queremos os dois", completou.

Reunião entre Marin e jogadores do Bom Senso F.C.

Reunião entre Marin e jogadores do Bom Senso F.C.

Na segunda-feira, em uma coletiva de imprensa na Federação Paulista de Futebol, para anunciar um projeto de mapeamento de lesões, Marco Polo Del Nero fez questão da presença de Martorelli e de ressaltar a representatividade das entidades sindicais. Na terça-feira, a CBF recebeu a FENAPAF e outros representantes de sindicatos para debater propostas para o futebol brasileiro.


Fonte: Compilação Vinicius Konchinski – UOL e Camila Mattoso, do ESPN

Foto: Rafael Ribeiro/CBF - Gazeta do Povo