Postado por - Newton Duarte

Clubes de passagem: Fifa investiga 2 clubes brasileiros por burlar regras de transferências

Fifa investiga dois clubes brasileiros por burlar regras de transferências

Dois clubes brasileiros estão sendo investigados pela Fifa sob suspeita de burlar o regulamento de transferência de jogadores. Os nomes dos clubes são mantidos em sigilo. No ano passado, a entidade que manda no futebol mundial puniu um clube uruguaio e quatro argentinos por esse motivo.

O clube Sud América, do Uruguai, foi proibido de fazer transferências durante duas janelas (nacionais e internacionais), levou ainda uma multa de 40 mil francos e uma advertência. Os argentinos: Independiente, Central Córdoba, Rosário Central e Racing foram multados e advertidos.

Segundo comunicado do TMS (o sistema de transferências da FIFA) emitido em março do ano passado, os cinco clubes foram punidos porque estavam fazendo "transferências-ponte".

É o que se convencionou chamar quando um clube registra um jogador por pouco tempo, e pelo qual o jogador geralmente nem atua, antes de repassá-lo para outra agremiação. Era o que fazia o Sud América. Com o dinheiro de terceiros, o clube contratava jogadores e logo o repassava a outros clubes - neste caso, para os argentinos.

É esse tipo de situação que a Fifa tentou disciplinar ao banir a presença de investidores nos direitos econômicos de jogadores. Agora, há dois clubes brasileiros sob a mira da Fifa - o que não quer dizer que haverá punição, afinal podem não ter feito nada de errado.