Postado por - Newton Duarte

Clubes têm Sul-Americana como atalho para a Libertadores

Instáveis no Brasileiro, clubes têm Sul-Americana como atalho para a Libertadores

Alex diz que o jogo de hoje é uma decisão para o Coritiba

As oitavas de final da Copa Sul-Americana têm início nesta terça-feira com a partida entre Coritiba e Itagüí, da Colômbia, às 21h, no Couto Pereira.

Além do time paranaense, outras quatro equipes brasileiras estão nesta fase internacional do torneio: Bahia, Ponte Preta, São Paulo e Sport.

Em comum, os quatro clubes da Série A passam por situações complicadas no Campeonato Brasileiro. O Sport está em sexto na Série B.

Distantes das quatro primeiras colocações (a zona de classificação para a Libertadores de 2014), Bahia (10º), Coritiba (12º), São Paulo (15º) e Ponte (19ª) veem na Sul-Americana o caminho mais próximo para a principal competição do continente no ano que vem.

Com jogos mata-matas, somente Bahia e Sport defenderão a classificação em casa. São Paulo, Coritiba e Ponte Preta jogam a segunda fora. Como estão nas oitavas, estes times teriam pela frente apenas seis jogos para chegar à decisão continental.

Rogério comemora com Lucas o título do São Paulo na Sul-Americana

Rogério comemora com Lucas o título do São Paulo na Sul-Americana

SÃO PAULO

Atual campeão do torneio sul-americano, o São Paulo entra na competição nesta fase e começa a defender seu título diante do Universidad Católica, na quinta-feira, no Morumbi.

No Campeonato Brasileiro, o time ficou 12 rodadas sem vencer. Trocou de técnico duas vezes e melhorou com a chegada de Muricy Ramalho, que conquistou nove pontos em quatro rodadas e tirou o time da zona de rebaixamento. O time tricolor está na 15ª posição, ainda próximo dos últimos lugares.

Alex diz que o jogo de hoje é uma decisão para o Coritiba

Alex diz que o jogo de hoje é uma decisão para o Coritiba

CORITIBA

O Coritiba era um dos candidatos ao título do torneio nacional no início da competição. Ficou dez rodadas sem perder e, hoje, ocupa a 12ª posição com 31 pontos, oito a menos do que o Grêmio, quarto colocado. Para chegar às oitavas, passou pelo Vitória.

xperiente, o meia Alex é um dos destaques do time paranaense. "Agora é pensar na Sul-Americana, e depois pensar no Brasileiro. A gente tem que priorizar o momento, que é a decisão de amanhã. É uma competição diferente. Tem que estar atento no jogo inteiro. Necessita uma regularidade, não perder o foco momento algum", disse em entrevista coletiva.

BAHIA

Apesar de ter a mesma pontuação do time paranaense, o Bahia está duas posições acima, em 10º. No início do primeiro turno, chegou a ser quinto colocado. Mas caiu.

A equipe, que eliminou a Portuguesa na fase anterior, joga na quinta-feira, às 22h, contra o Nacional de Medellín, fora de casa.

"Se o Bahia avançar na Sul-Americana vai ser muito bom. É uma grande oportunidade, porque tem tempo que o Bahia não disputa um título dessa expressão. Vamos com força máxima para a Colômbia e sabemos que vai ser difícil. Parece que o time deles é muito bom e tem uma torcida grande", afirmou o goleiro Marcelo Lomba à imprensa local.

PONTE PRETA

A situação mais complicada é a da Ponte Preta. Na vice-lanterna do torneio nacional com 19 pontos, o time de Campinas não vive um bom momento. Chegou às oitavas após eliminar o Criciúma.

Os jogadores terão o apoio da torcida, pois a Ponte recebe pela primeira vez em sua história uma equipe estrangeira no estádio Moisés Lucarelli.

O clube fez promoção de ingressos a R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Até a tarde de segunda-feira, cerca de 4 mil ingressos haviam sido vendidos.

SPORT

A situação do Sport é diferente. A equipe está na Série B e tem como meta voltar à elite do futebol brasileiro em 2014. É o sexto colocado com 37 pontos e está a quatro da zona de classificação para a Série A em 2014.

Na fase anterior da Sul-Americana, o time rubro-negro eliminou o rival Náutico. Nas oitavas, enfrenta o Libertad, do Paraguai, às 21h50 nesta quarta.

O técnico Geninho disse que agora não é o momento de priorizar uma competição, mas que lá na frente pode ser que haja essa necessidade.


Fonte: Alinne Fanelli colaboração para a folha

André Penner-12.12.12/Associated Press e Divulgação/Coritiba FC