Postado por - Newton Duarte

Clubes terão que detalhar transferências de atletas à CBF

Segundo diretor, clubes terão de detalhar suas transferências à CBF

Diretor de Registro e Transferência da CBF, Reinaldo Buzzoni diz que clubes irão anexar as informações das negociações dentro do sistema da entidade

Diretor de Registro e Transferência da CBF, Reinaldo Buzzoni participou do "Arena SporTV" desta quarta-feira e deu detalhes sobre o novo papel da CBF a partir da criação do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol. Segundo o dirigente, toda e qualquer transferência entre clubes passará a ser detalhada para a entidade, que terá ciência dos valores envolvidos e dos atores da transação.

- Vamos monitorar tudo. No regulamento antigo não tínhamos a informação da transferência. Antigamente funcionava só com rescisão e registro de contrato. A partir de março, o clube que transfere um jogador para outro vai ter de anexar as informações financeiras dentro do sistema, o que se pagou, a forma como pagou, como é feito na Fifa - afirmou o dirigente.

O documento, publicado no site oficial da entidade, rege todas as negociações do futebol brasileiro e tem como grande novidade o veto aos investidores, regra estabelecida pela Fifa no final de 2014. A CBF terá, também, maior controle em relação à condição de jogo.

- Regulamentamos tudo o que já era feito, padronizamos tudo para o Brasil inteiro (...). E, junto ao novo regulamento, criamos um novo sistema de registro na CBF, que está desde o dia 8 no ar. O BID (Boletim Informativo Diário), que dá condição de jogo ao atleta, volta a ser feito pela CBF, o que desde 2007 era feito pelas federações. Agora, o clube encaminha o registro para a federação através do nosso sistema, que checa, manda para a CBF e após a nossa checagem o atleta entra no BID. Os clubes têm de se organizar mais, tem de colocar no sistema 48 horas antes para jogar. Isso é para evitar aquela questão de chegar no último dia para registrar na sexta-feira às nove da noite para ele jogar no sábado - explicou.

Regulamento de transferências da CBF (Foto: CBF)

O regulamento de transferências da CBF foi publicado no site da entidade (Foto: CBF)

Confira os documentos abaixo.

ANEXOS