Postado por - Newton Duarte

Colírio para 'mais um ensaio sobre a cegueira'

Colírio para 'mais um ensaio sobra a cegueira'

Cara feia pra mim é fome; ou só feiura mesmo. Eu posso ver vocês

Prefacialmente, este texto seria apenas mais uma daquelas modestíssimas, enfadonhas e despretensiosas notas, como tantas outras que tenho escrito ao longo destes poucos meses da nova Direção eleita no Bahia. Havia perdido o ímpeto pela escrita. Incautos, ignorantes e intere$$eiros formaram uma maioria esmagadora. Não adiantava falar. Todos estavam cegos e surdos. Hipnotizados pelo sofrimento sofrido e por promessas vazias. Foi fácil dominar a todos com palavras vãs.

Nunca preparo meus textos de forma cartesiana. Começando pelo começo e terminando pelo fim. Saio escrevendo. Depois vejo onde tudo vai parar. Se parar. Quero que a ideia chegue. Se propague. Pelo menos faça com que o leitor saia da zona de conforto e sinta vontade de me xingar ou, melhor, de resolver aquelas equações que proponho em forma de frases assertivas ou perguntas.

Realmente perdi a pratica. Não está sendo fácil. A forma neste momento não está boa. Porém, o conteúdo, espero, obrigará o leitor a perder um minuto para se perguntar se é verdade ou não.

À medida que escrevia, notei que havia mais um achaque, proposital ou não, ocorrendo nas Divisões de Base do clube. Seja em negócios mal explicados ou em dispensas estranhas. O texto da Nota virou esse monstro. Ou, esse monstro fez a Nota virar esse texto. Tanto faz. não tenho medo de monstros

O Site esportivo Galáticos Online “confirmou” a contratação do Lateral esquerdo Guilherme Santos. Mais um jogador com carreira gerenciada pelo empresário Eduardo Uram. O mesmo que “assumiu” os negócios com o Bahia nos derradeiros momentos do Presidente deposto, substituindo o até então monopolista Carlos Leite. Ambos, fortemente criticados à época.

É fato que tivemos dificuldades nas laterais durante todo o ano de 2013. Madson, Neto, Ângulo, Raul e Jussandro alternaram boas e más atuações. Alias, predominaram os péssimos momentos. Em todos os campeonatos disputados nenhum deles conseguiu se firmar na titularidade absoluta. Em muitas oportunidades, os treinadores foram obrigados a improvisar.

Poderíamos questionar se esta dificuldade era proveniente da qualidade dos jogadores disponíveis, ou responsabilidade dos treinadores que passaram pelo clube neste período. Haja vista, seus mirabolantes esquemas táticos que priorizavam um “caminhão” de volantes em todos os compartimentos do time. A coincidência consistia nos erros, que eram comuns a todos eles: Treinadores e Laterais.

Isto posto, deixo questionamentos e lembranças à Diretoria do “Novo Bahia” (entidade que só existe em desbotada peça publicitária, na cabeça de seus dirigentes e de alguns bajuladores, pois o Bahia É e sempre SERÁ um só):

1 – Um dos argumentos utilizados durante o processo de deposição do “Presida” MGFilho “Deputa”, era o de que havia uma relação promiscua e lesiva ao clube, quando  determinados empresários “dominariam” (como dominavam) o Departamento de futebol. Qual o motivo desta política, exatamente igual, ou até mais forte, ter ficado perpetuada? Saliente-se que os personagens outrora vilipendiados nos discursos, são os mesmos que ora MANDAM no dito Departamento. MGF estava certo então? Eu fui injusto com ele e vocês o falsearam?

2 – Com tanta propaganda feita (de boa qualidade, diga-se), sobre coisas que não existem, qual o motivo de nunca terem feito uma campanha conscientizando a torcida dos benefícios de apoio à Divisão de Base como forma de solucionar a questão técnica e econômica do clube a médio e longo prazos como fizeram os grandes clubes europeus, ao contrário de dilapidar o patrimônio humano, formado em casa, como ora vem ocorrendo a olhos vistos?

3 – Qual o motivo da dispensa inexplicável e imotivada do lateral esquerdo Erick, tal qual Fabio Gama na gestão anterior, sem qualquer benefício econômico para o Bahia, sem dar oportunidade ao Técnico Marquinhos Santos de observar seu futebol e julgar se era ou não merecedor de continuar no clube sem a criação de novas despesas?  

4 – O contrato do Lateral Jussandro, cria do clube, que recebeu tantos investimentos ao longo dos anos está vencendo em 31/07/2014. O Bahia vai criar dificuldades para renovar e mais uma vez permitir que mais um jogador da base saia sem qualquer retorno? Qual o percentual de aumento pedido para estar tão difícil sua renovação? Ele ganharia mais que os ora contratados?

A partir de 31/01/2014 ele poderá assinar pré-contrato com qualquer clube sem que o Bahia receba absolutamente nada. Está avisado!

5 – O Vice-Presidente Valton Pessoa afirmou em entrevista que Rafinha havia sido indicado por Marquinhos Santos. Em entrevista à Rádio CBN nesta quinta (10) o Treinador informou que sobre este tema “pegou o bonde andando”(palavras nossas resumindo o dito). Quem está falando a verdade? Seria coincidência o jogador ora contratado (Rafinha) estar vinculado a DMF Sports, administradora do “Fundo de Investimentos”, que POUCO se tem informações, através do sócio Vantuil Gonçalves? Desde quando a transação de Feijão realmente estava fechada?

Obs. Um dos apresentadores do programa veio a uma rede social “retificar” o que foi dito pelo treinador. O que motivou o apresentador a dar tal explicação? Só após o programa?

6- Souza, O Caveirão, foi tratado direta ou indiretamente pela Direção do clube como peça nociva ao ambiente. A figura do: “Pega junto, larga igual” queimou sua imagem de forma definitiva. Suas “noitadas e farras” regadas a muita bebida, falta de condicionamento físico idem... Pois bem: Jogadores que bebem, chegam sem condições para treinar não podem fazer parte do elenco?

7 – Se no item acima a resposta for afirmativa, qual o motivo que leva o Bahia a trazer o lateral esquerdo Guilherme Santos, um jogador que foi dispensado de 4 clubes (Atlético-MG, Figueirense, Santos e ao final quando amargava a reserva no quase rebaixado Atlético-GO antes do término da Série B) num período de 2 anos, por reincidência nas mesmas, ou até piores, atitudes e condições que Souza tem sido questionado, com justa razão, ao longo do tempo? NOSSAS FARRAS SERÃO MAIS CRIATIVAS QUE AS DOS OUTROS? Por isso Erick foi dispensado. Por isso Jussandro não terá o contrato renovado? Quem está ganhando com isso? 

Obs. Saliente-se que o apresentador citado no item 5 veio a uma rede social elogiar a novíssima contratação do Bahia... (Juro que não entendi).    

8 – Independente de ganhar ou perder economicamente, está sendo preciso criar espaços para que jogadores de qualidade questionável ou comportamento irresponsável possam ser encostados no Bahia e, assim, aliviar as obrigações trabalhistas de seus empresários?

9 – Existe um telefone vermelho ligado diretamente a MGF e Angione? O dito ex-Presidente deixou algum manual de como “gerir um clube a luz dos empresários” que está sendo seguido a risca? Estão “Pegando junto, largando igual”?

10 – Para encerrar os questionamentos: Qual a “DEMOCRACIA” proposta por este “NOVO BAHIA”, onde, em horda, puxa-$acos, intere$$eiros ou os ingênuos enganados, no melhor estilo das ditaduras de banana tentam cercear a Liberdade de expressão alheia ou a Liberdade de Imprensa? Que “DEMOCRACIA“ é essa, aonde estas pessoas vão às redes sociais debochar dos “sócios” de R$40 que não são agraciados com o MENSALINHO dos Ingressos Lounge?  É essa a Tropa de Choque que garante, nem que seja a força, essa “novíssima” modalidade de “DEMOCRACIA” que inventaram?  

São apenas perguntas. Respondam se quiserem. A cegueira está passando. A hipnose também.

Não deixe de ler para entender

'Apocalípse now' ou apenas mais um 'Ensaio sobre a cegueira'

MGF está meio enrolado... “Tá serto?”

Mídia e você

Somos limitados por nossa condição. Não temos muito “o que” fazer. Apenas DENUNCIAR. A sensação que passa é que a gestão passada NÃO acabou. MGF está mais vivo que nunca e o fantasma de Paulo Angione circunda o Fazendão. Isto fica claro nos moldes das contratações, feitas em bacias, com jogadores que estavam na reserva de times lutando por rebaixamento até em séries inferiores a do Tricolor.

O site da União Tricolor Bahia não pretende ser apenas mais uma central de notícias “bonitinha”, com informações “chapa-branca”. Portanto, aproveitem para questionar, expor suas opiniões, discordar, concordar... e, se vacilar, até conspirar (SQN). Xingamentos serão moderados em nome dos bons costumes e por não se tratarem de opinião, apenas de falta de argumentos e vocabulário, serão então excluídos.  

Fui carinhosamente chamado de TERRORISTA por questionar os fatos acima e outros tantos que nem mencionei nesta pequena peça subversiva. Não sabia que não podia. Dessas modernas DEMOCRACIAS de AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE eu não entendo. Porém, é bom que fique bem claro: até agora, não fui eu quem andou plantando BOMBAS no colo de ninguém.

A LIBERDADE SEMPRE SERÁ LIVRE!

Luis Peres é fundador da União Tricolor Bahia e colunista do site