Postado por - Newton Duarte

Com a Macaca: Ponte vê oportunidade para ficar com Lomba com Bahia na Série B

Com Bahia fora da elite, Ponte adota discurso mais otimista sobre Lomba

Permanência do Tricolor de Aço na Série B aumenta chances de goleiro permanecer no Majestoso para 2016: "Estamos muito confiantes", afirma gerente da Macaca

A permanência do Bahia na Série B do Campeonato Brasileiro foi suficiente para mudar o tom da Ponte Preta sobre a situação de Marcelo Lomba para 2016. A cautela ainda domina o discurso do gerente de futebol da Macaca, Gustavo Bueno, mas o que era visto apenas como uma expectativa no início de novembro agora já é tratado com mais otimismo.

- Vamos ter um pouco de paciência, o Bahia está vivendo um momento que não deve estar sendo fácil, com a cabeça a mil. Vamos com calma. Tem pessoas conduzindo a situação, respeitando sobre o Bahia, mas estamos muito confiantes que possa caminhar para uma situação positiva. Vamos aguardar um pouco mais - comentou o dirigente alvinegro.

Marcelo Lomba, goleiro da Ponte Preta (Foto: Victor Hafner/ Ponte Press)

Apesar de Gustavo não ter feito nenhuma relação do fim das chances de acesso do Bahia à elite nacional com o aumento da possibilidade da permanência de Lomba no Majestoso, o comentário nos bastidores sempre foi que, se o Bahia não subisse, a renovação de contrato do goleiro com a Macaca ficaria facilitada. Até mesmo pelo objetivo de carreira do jogador de seguir atuando na elite - ele também já revelou o desejo de continuar na Ponte.

Lomba está emprestado à Ponte até o fim do Brasileiro e tem mais dois anos de contrato com o Bahia

Do lado do Bahia, a postura segue a mesma. As partes têm mais dois anos de contrato, e o clube conta com o goleiro para 2016, a menos que a Ponte se disponha a negociar a compra dos direitos econômicos. A Macaca já abriu conversas com Bahia, Lomba e representantes do goleiro e está disposta a fazer "o possível e o impossível" para segurar o camisa 1, porém, sem fugir da política financeira do clube. A diretoria alvinegra aguardava o Tricolor de Aço resolver sua vida na Série B para fazer uma investida mais contundente.

Aos 28 anos, Lomba foi revelado pelo Flamengo, chegou a frequentar as categorias de base da seleção brasileira e defendeu o Bahia por quatro temporadas - ficou de 2011, quando passou um mês treinando na Ponte, mas não fechou, até 2014 - antes de desembarcar - desta vez para valer - no Majestoso em janeiro deste ano, por empréstimo até dezembro.

Depois de perder o Paulistão devido a uma fratura na costela - atuou em apenas um jogo, assumiu a camisa 1 na estreia do Brasileiro e não largou mais. É o único atleta a participar dos 35 compromissos da Macaca na elite nacional, sempre em evidência com defesas decisivas.