Postado por - Newton Duarte

Com a proteção do Cristo Redentor

Bota tenta manter sonho do título contra Bahia, que busca folga do Z-4

Alvinegros tentam recuperação no Maracanã, após derrota para líder Cruzeiro, enquanto baianos querem emplacar segunda vitória seguida

No primeiro turno, o Botafogo já disputava as primeiras posições quando viajou até Sergipe para enfrentar o Bahia, que então almejava o pelotão da frente e festejava a sintonia com Cristóvão Borges, no seu primeiro trabalho após a boa passagem pelo Vasco. Agora, no confronto da tarde deste domingo, no Maracanã, às 16h, as realidades são distintas: o Alvinegro não pode nem pensar em empatar para não se distanciar ainda mais da liderança - o Cruzeiro tem sete pontos de diferença - e o Bahia precisa somar pontos para se afastar mais da zona de rebaixamento - hoje, os baianos estão quatro pontos distantes da incômoda degola.

Apesar da luta por objetivos diferentes neste momento, quem vem de resultado positivo é o Bahia. O time de Cristóvão venceu o Internacional na última rodada e tenta respirar um pouco mais na competição. Depois da derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, os botafoguenses se lembraram das dificuldades que passaram ao longo da temporada para superar o baque da partida que poderia ter encurtado a distância para a ponta da tabela.

- Reencontrei o grupo muito bem após essa derrota, até porque não foi nossa primeira. Perdemos antes para o próprio Bahia, Grêmio e Atlético-PR. Temos objetivo muito forte de chegar ao título e conseguir a Libertadores, então é claro que todo mundo sente muito. Mas sabemos que o remédio é buscar novamente vitíorias e continuar atrás de nossos objetivos - disse o técnico Oswaldo de Oliveira, que tem Dória e Gabriel de volta ao time.

Botafogo: a grande novidade é a volta de Gabriel ao time. Sem Renato, que sentiu lesão na última partida, o técnico Oswaldo de Oliveira tem de novo a juventude e a vitalidade do garoto no meio de campo. Hyuri deve permanecer como opção para o banco de reservas. O Botafogo deve começar o jogo com Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos e Gabriel; Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques; Elias.

Bahia: o técnico Cristóvão Borges vai ganhar um reforço para o jogo deste domingo. Após cumprir suspensão, Raul volta a ficar à disposição e será titular na lateral esquerda do Tricolor. Do outro lado, Fabrício Lusa atuou improvisado contra o Internacional e levou o terceiro cartão amarelo. O provável é que Angulo volte a ser titular da posição. O Bahia deve ir a campo com: Marcelo Lomba; Angulo (Madson), Titi, Lucas Fonseca e Raul; Fahel, Hélder e Feijão; Wallyson, William Barbio e Fernandão.

Botafogo: o meia Renato sentiu dores na coxa esquerda e está fora da partida. O lateral Lucas segue tratamento e ainda não está à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira.

Bahia: Fabrício Lusa recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Ávine continua fora da relação, em recuperação de uma lesão no joelho.

Botafogo: Bolívar, Edilson, Gabriel, Hyuri, Lucas, Renan e Seedorf.

Bahia: Demerson, Hélder, Jussandro, Marcelo Lomba e Rafael Miranda.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita o jogo, auxiliado por Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP). O árbitro trabalhou em 12 partidas neste Brasileiro. Leandro Vuaden aplicou 3,7 cartões amarelos em média e um vermelho (0,1 por partida). Ainda marcou média de 36,3 faltas por jogo e não assinalou pênaltis. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,4 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Botafogo: o time carioca é o terceiro que mais finaliza no Campeonato Brasileiro, com média de 14 arremates por partida. Também divide o posto de terceiro melhor ataque com o Internacional, com 35 gols em 22 jogos. Em casa, o Alvinegro tem média de 1,7 gol por jogo, segue invicto e só deixou de marcar uma vez, no 0 a 0 contra o São Paulo.

Bahia: o Tricolor Baiano é o time mais faltoso da competição. São mais de 20 por jogo. O time não vence o Botafogo como visitante desde 1997, quando fez 3 a 1, no estádio Caio Martins. Desde então, foram apenas três partidas, com duas derrotas e um empate. O Bahia, porém, venceu os últimos dois confrontos, no returno de 2012 (por 2 a 0) e no turno de 2013 (por 2 a 1).

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Jogando em Aracaju, no Batistão, o Bahia venceu a disputa contra o Botafogo pelo placar de 2 a 1, na Fase única do Campeonato Brasileiro 2013. O placar do jogo foi construído por Fernandão (2), para o Bahia, e Vitinho, para o Botafogo. Neste jogo, além do ótimo resultado, foram as manifestações dos torcedores nas arquibancadas contra o ex-Presidente MGF


Fonte: GE.COM