Postado por - Heitor Montes

Com apoio do elenco, Preto Casagrande é efetivado como técnico do Bahia

O Bahia adotou uma solução caseira e anunciou, na noite desta quarta-feira, a efetivação de Preto Casagrande como técnico do elenco principal do clube. À frente do time de forma interina desde a demissão de Jorginho, no final de julho, Preto passou por uma espécie de período de avaliação de cinco jogos até ser confirmado como treinador do Tricolor.

A confirmação da efetivação foi dada no início desta noite, no programa oficial de rádio do Bahia. O presidente tricolor, Marcelo Sant'Ana, destacou o período de avaliação do trabalho de Preto e ressaltou confiança em sua decisão.

- O clube está formalizando a efetivação do Preto Casagrande no comando técnico. Decisão tomada com equilíbrio, cautela, após período de avaliação, não apenas desse profissional, mas confiança que o Bahia tem na comissão técnica fixa, ideia desde 2015. Vai ter oportunidade de dar seguimento na condição de efetivo. Profissional que está com a gente há dois anos como profissional, agora vai ter a oportunidade de ser técnico. Com fé em Deus, para um Campeonato Brasileiro mais seguro. A distância hoje do Sport para o São Paulo é de seis pontos. O Bahia está perto desse caminho. Seja bem-vindo, Preto, oficialmente como técnico. [...] Decisão equilibrada, técnica. Preto demonstrou compromisso muito grande, entendimento da cultura que a gente está criando. Um cara que escolheu vir para o futebol baiano. É uma decisão mais fácil? Não é a decisão mais fácil. Mas uma decisão que a gente tem total confiança. É esse voto de confiança que a gente pede para o torcedor - afirmou o presidente.

Em sua primeira entrevista como treinador tricolor, Preto comemorou a decisão tomada pela diretoria. Ele garantiu que vai buscar um trabalho sólido e com equilíbrio.

- Decisão difícil, mas com bastante equilíbrio, inteligente. Acredito muito que será uma decisão acertada. Confio muito nessa equipe. A gente sabe a dificuldade que é o campeonato mais equilibrado do mundo, não é tarefa fácil, mas temos que acreditar na gente. Estou feliz, esperançoso, para que a gente possa traçar um rumo com solidez, equilíbrio, buscando os resultados - disse Preto Casagrande ao programa oficial de rádio do Bahia.

Marcelo Sant Marcelo Sant'Ana anuncia Preto Casagrande como treinador na noite desta quarta (Foto: Divulgação/EC Bahia)

O Bahia estava sem treinador desde 31 de julho, quando demitiu Jorginho, depois de uma derrota em casa para o Sport. De lá para cá, Preto Casagrande assumiu interinamente o comando: foram cinco partidas, com duas vitórias, um empate e duas derrotas, aproveitamento de 46,6%. A diretoria havia dado um prazo de cinco jogos para avaliar o trabalho do auxiliar técnico e decidir se optaria pela efetivação dele ou contratação de um novo profissional.

Preto e o elenco do Bahia

Preto assume o Bahia respaldado pelo apoio incondicional dos jogadores. Ao longo de entrevistas concedidas durante o período sem definição sobre o comando do Bahia, os atletas nunca esconderam o desejo pela efetivação do então auxiliar. No período como interino, Preto Casagrande comandou o Bahia em cinco partidas e conquistou duas vitórias, um empate e duas derrotas, aproveitamento de 46,6%.

Ao programa de rádio do Bahia, o treinador comentou sobre sua relação com o elenco. Ele destacou que, apesar de se dar bem com todos eles, o respeito está mantido e revelou que já teve de tomar decisões que desagradaram jogadores.

- Sou transparente com os atletas. Desde que assumi, disse que ia tomar decisões com aquilo que pensava. A mesma pessoa, parceiro, companheiro de trabalho, mas que a partir daquele momento em Chapecó iria tomar decisões. Já fiz algumas mudanças, algumas atitudes que geraram insatisfação de um ou outro atleta. Mas o mais importante é manter o respeito. Cada um tem uma forma de pensar, de treinar, encarar o dia a dia, e o objetivo comum nosso é alcançar o máximo de pontos. Em nenhum momento pedi para atleta falar em meu nome. Também, em nenhum momento o atleta ia dizer que não quer o Preto. Estava interino lá, e não iriam vir a público para dizer isso - afirmou o técnico, nesta quarta-feira.

Ídolo do Bahia como jogador, Preto retornou ao clube, desta vez como auxiliar técnico, em fevereiro de 2016. Antes de assumir o posto, Casagrande realizou cursos de gestão esportiva e treinamento desportivo, fez estágios no Fluminense e no Flamengo, com os técnicos Abel Braga e Caio Júnior, respectivamente, tornou-se empresário e exerceu a função de comentarista esportivo.

Equipe mantida e auxiliar novo

Sant'Ana afirmou que vai manter a comissão técnica fixa do Bahia. Segundo ele, como Preto é promovido ao posto de treinador, sua vaga de auxiliar será preenchida por outro profissional, que deve ser anunciado em breve.

- Toda a equipe de trabalho está mantida. Tem pelo menos um ano e oito meses [no clube]. Chegaram aqui desde a época do Doriva. Profissionais que participaram de toda nossa campanha na Série B e da Copa do Nordeste. Teremos um ou dois acréscimos. Um auxiliar técnico. Em breve, vamos anunciar esse profissional que vai ajudar Preto. Com muita alegria, esperança - disse o presidente do Bahia.

Sant'Ana ainda defendeu sua escolha por Preto Casagrande e disse que o treinador é querido pelo elenco. De quebra, o dirigente revelou que Guto Ferreira, que deixou o Bahia para comandar o Internacional, não era muito popular entre os jogadores.

- Preponderante é a liderança para implementar essa linha de trabalho. O Guto [Ferreira], que foi técnico aqui durante 11 meses, lembro três vezes que me pediram a demissão dele. Foi várias vezes questionado. Sempre teve uma liderança positiva no vestiário. Vou fazer uma confidência. Ele não era um exemplo de pessoa bem querida com os jogadores, mas era um profissional que sempre teve liderança respeitada, independente de A, B ou C gostar da figura. Essa característica Preto tem, mais ainda porque ele é ainda mais querido. A gente brinca que ele é querido porque era auxiliar. Essa característica o Preto tem. As pessoas dizem que ele vai ter que amadurecer, porque nunca dirigiu um time profissional. O presidente Marcelo Sant’Ana não era presidente de nenhum clube antes de dirigir o Bahia. Todo processo de nova pessoa assumindo balança as estruturas. As pessoas são conservadoras no modo de pensar. De certa maneira, essa decisão é conservadora, porque a gente opta por um profissional que conhece a nossa cultura, o material humano que a gente tem. Preto tem um histórico reduzido de jogos e aproveitamento de 46%.

Questionado sobre contratações, Marcelo Sant'Ana disse que vai conversar com Preto Casagrande. A ideia é avaliar o mercado e as opções que já estão no Bahia e devem deixar o departamento médico em breve.

- O prazo para inscrição para atletas da Série A se encerra daqui a dez dias. Vamos aproveitar esse final de semana para conversar com Preto sobre esse tema, observar atletas que a gente tem no departamento médico. O prazo que a gente tem é semana que vem.

Fonte: Globo Esporte