Postado por - Newton Duarte

Com ares de democracia, Bahia completa 83 anos

Com ares de democracia, Bahia completa 83 anos de vida

Em algum lugar entre o estourar dos fogos e as promessas de ano novo, o Bahia comemora o 83º ano de existência. Fundado em 1931, o clube é o maior vencedor da Boa Terra. Em 2014, os bons tempos podem voltar a soprar para o Tricolor. Após um primeiro semestre de 2013 marcado por derrotas vexatórias e eliminações, o presidente Fernando Schmidt assumiu na segunda metade do ano passado e trouxe ares de democracia ao clube. A esperança corre pelas veias dos torcedores em busca de dias melhores.

Entre os maiores feitos do Bahia estão às conquistas da Taça Brasil de 1959, além do Campeonato Brasileiro de 1988. São 77 títulos profissionais no total. O time foi heptacampeão estadual no espaço entre 1973 e 1979.

A LAMA

Apesar do passado de glórias e louros, o Tricolor amargou um período negro nos últimos dez anos. Em 2003, o clube foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Passou sete anos longe da elite do futebol brasileiro. Dois deles na Série C do Brasileirão. Aos poucos, o time conseguiu voltar ao grupo principal, mas os problemas não terminaram. O dinheiro é tão escasso que o site oficial do clube ficou fora do ar por não terem pagado o domínio do servidor nos primeiros meses do ano.

Em 2013, eliminação precoce nas Copas do Nordeste e do Brasil, e duas derrotas acachapantes para o rival Vitória. 5 a 1 na inauguração da Arena Fonte Nova e 7 a 3 - no jogou em que o atacante Dinei, do Leão, foi apelidado de Dineiwandóvski por ter marcado quatro gols. Os maus resultados dentro de campo, além da omissão de Marcelo Guimarães Filho, então presidente, mexeram com o brio dos torcedores, que lançaram o movimento pela Democracia Tricolor.

VOLTA POR CIMA?

Após intervenção, Marcelo Guimarães Filho foi destituído da presidência e o advogado Carlos Rátis comandou a casa provisoriamente por dois meses desde o dia 9 de julho de 2013. O torcedor tricolor foi, então, às urnas, para eleger Fernando Schmidt como novo mandatário do clube.

Com o poder concedido a ele, Schmidt começou o trabalho no Tricolor baseado nos pilares da democracia e da transparência. O Esquadrão conseguiu a manutenção na Série A de 2014 e houve uma reformulação no departamento de futebol. O ex-zagueiro William Machado foi nomeado diretor de futebol e o jovem treinador Marquinhos Santos foi trazido como aposta para conduzir a equipe no ano que vem. Alguns nomes já foram apresentados, como o atacante Rhayner, ex-Fluminense e o lateral Galhardo, que estava no Santos.

A esperança dos torcedores é de que o futuro repita o passado de glórias, e o Bahia volte, enfim, a sorrir.


Fonte: Lancepress – Via >> Terra

Foto: Internet