Postado por - Newton Duarte

Com aval da CBF, 'acusados' mostram tranquilidade

Com aval da CBF, 'acusados' Portuguesa e Criciúma mostram tranquilidade

Portuguesa não teme perda de pontos no Brasileirão

Coritiba, Vasco e Fluminense ameaçaram entrar na Justiça contra os clubes, alegando que os dois, além da Ponte Preta, teriam utilizados jogadores irregulares na competição


A luta contra o rebaixamento promete ser acirrada até a última rodada do Campeonato Brasileiro , mas também ganhou um capítulo fora das quatro linhas. Nesta segunda-feira, Coritiba, Vasco e Fluminense ameaçaram entrar na Justiça contra Portuguesa, Criciúma e Ponte Preta, alegando que os clubes teriam utilizados jogadores irregulares ao longo da competição, o que acarretaria na perda de pontos. Os acusados, no entanto, mostram tranquilidade.

A irregularidade apontada se baseia no fato de que cada clube poderia ter apenas cinco jogadores emprestados de outros times na Série A do Campeonato Brasileiro, de acordo com o Regulamento Específico da Competição, no capítulo III. Neste caso, Portuguesa, Criciúma e Ponte Preta estariam descumprindo a regra, mas, segundo a própria CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o artigo só entra em vigor a partir do momento que esses jogadores entram em campo.

Não deixe de ler:

'Virada de mesa': CBF trata tentativa como absurdo

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Desta forma, a Portuguesa mostrou tranquilidade. O clube do Canindé afirmou que o elenco conta com nove jogadores emprestados, mas apenas quatro jogadores teriam entrado em campo depois de atuar por outro clube: William Arão (Corinthians), Carlos Alberto (Atlético-PR), Gilberto (Internacional) e Henrique (Santos).

A situação do Criciúma é bastante parecida. Cícero Souza, diretor de futebol do clube catarinense, endossou o discurso dos representantes da Portuguesa, alegando que seu time está dentro do regulamento da competição. "O Criciúma está tranquilo, apenas chateado por estar envolvido em algo como isso. Sabemos que não tem nada de errado, lamentamos pelos clubes que não fazem dentro de campo e agora buscam na justiça", afirmou o dirigente.

Após a análise das súmulas dos jogos envolvendo as três equipes acusadas, os próprios representantes de Fluminense e Vasco também se mostraram mais amenos, reconhecendo que dificilmente encontrarão irregularidades. Desta forma, a disputa deverá voltar a ficar somente dentro das quatro linhas. Com 36 pontos, a Ponte Preta está bem perto de ter o rebaixamento confirmado, sendo que mais sete clubes brigam para não ficar com as outras duas vagas restantes.

Na próxima rodada, a Portuguesa faz um confronto direto contra a Ponte Preta, em Campinas, e já pode confirmar sua permanência. No sábado, o Fluminense recebe o Atlético-MG no Maracanã, o mesmo palco de Vasco e Náutico no dia seguinte. O Criciúma recebe o São Paulo, enquanto o Bahia visita o campeão Cruzeiro. O Inter, que completa a lista dos ameaçados, terá o Corinthians pela frente.


Fonte: Gazetapress – Via IG

Foto: Moisés Nascimento/ Agif/Gazeta Press