Postado por - Newton Duarte

Com Bahia participando, Entenda o sistema de classificação para a Copa Sul-Americana

Entenda o sistema de classificação para a Copa Sul-Americana 2014

Sport, Vitória, Goiás, Bahia, Criciúma, São Paulo e Internacional são os brasileiros classificados. Última vaga fica entre Fluminense e Santos

File:Copa Total Sudamericana Logo.png

As surpreendentes eliminações na Copa do Brasil de São Paulo, Fluminense e Internacional nesta última quarta (13) trouxeram luz ao confuso regulamento da Copa Sul-Americana. A competição internacional começará na próxima terça-feira, 19 de agosto, e reunirá oito clubes brasileiros.

As três equipes da Série A foram eliminadas por equipes da Série B: O São Paulo perdeu para o Bragantino por 3 a 1, o Fluminense por 5 a 2 para o América-RN e o Internacional para o Ceará por 3 a 1. O Fluminense, 15º no último Brasileirão após perda de pontos da Portuguesa, é a exceção e aguarda o resultado do jogo de volta entre Santos e Londrina. As outras duas equipes já garantiram vagas na Sul-Americana.

Isso ocorre porque o critério da Conmebol determina que uma vaga brasileira fique com o campeão da Copa do Nordeste (Sport Recife), e as outras sete vagas sejam distribuídas paras as equipes melhor colocadas na edição anterior do Brasileirão e que não tenham participado da Libertadores (Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR, Botafogo, Atlético-MG e Flamengo). Além disso, apenas clubes que foram eliminados da Copa do Brasil até a terceira fase tem esse direito.

Por conta disso, o Corinthians e o Coritiba, 10º e 11º no último Brasileirão, não ficaram com as vagas na Sul-Americana, já que estão nas oitavas na Copa do Brasil.

Por conta disso, os clubes garantidos até agora são: Vitória (eliminado pelo JMalucelli), Goiás (eliminado pelo Botafogo-PB), Bahia (eliminado pelo Corinthians), Internacional (eliminado pelo Ceará), São Paulo (eliminado para o Bragantino) e Criciúma (eliminado pelo Londrina). Além do Sport Recife, por conta do título da Copa do Nordeste.

A vaga restante será conhecida na noite desta quinta (14), após a partida de volta entre Santos e Londrina na Vila Belmiro. O clube paranaense venceu a partida de ida por 2 a 1e joga por um empate. Caso o Santos vença, a vaga na Sul-Americana será do Fluminense. Em caso de eliminação para o Londrina, será o próprio Santos que ganhará a vaga na competição continental.

Se a vaga na Sul-Americana for para o Santos, os confrontos entre brasileiros serão: Vitória x Sport; Goiás x Criciúma; Santos x Internacional e São Paulo x Bahia. Caso a vaga na Sul-Americana fique com o Fluminense, o mata-mata será: Vitória x Sport; Goiás x Fluminense; São Paulo x Criciúma e Bahia x Internacional.

O regulamento da Sul-Americana dá ao Brasil oito vagas na competição, maior número entre todos países participantes. Mas, após uma primeira rodada formada apenas por confrontos diretos regionais, a quantidade de equipes brasileiros cai pela metade.

Internacional (2008) e São Paulo (2012) foram as duas únicas equipes que conquistaram a Copa Sul-Americana no formato atual, disputado desde 2002. Anteriormente a segunda competição entre clubes mais importante do continente eram a Copa Conmbebol, a Copa Mercosul, e a Supercopa Sul-Americana.

Assim como na Copa do Brasil, o campeão da Sul-Americana também garante uma vaga direta para a Libertadores do próximo ano.

Relembre a classificação final do Brasileirão de 2013:

1. Cruzeiro

2. Grêmio

3. Atlético-PR

4. Botafogo

5. Vitória (Vaga Sul-Americana)

6. Goiás (Vaga Sul-Americana)

7. Santos

8. Atlético-MG

9. São Paulo (Vaga Sul-Americana)

10. Corinthians

11. Coritiba

12. Bahia (Vaga Sul-Americana)

13. Internacional (Vaga Sul-Americana)

14. Criciúma (Vaga Sul-Americana)

15. Fluminense

16. Flamengo

17. Portuguesa

18. Vasco da Gama

19. Ponte Preta

20. Náutico


Fonte: Goal, via IBahia

Imagem: Reprodução