Postado por - Newton Duarte

Com caras novas e velhas, Bahia se reapresenta para 2015

Nova comissão técnica do Bahia começa o trabalho para 2015

Segunda-feira, dia 5 de janeiro de 2015, o primeiro dia de trabalho do ano novo do novo Bahia. Os novos dirigentes do Departamento de Futebol, Comissão Técnica, auxiliares, e jogadores, se apresentam no Centro de Treinamentos do Fazendão, às 9 horas, dando início aos trabalhos visando esta temporada, com estreia na sexta-feira, dia 16, com a realização do amistoso internacional contra o Shakhtar Donetsk, atual campeão ucraniano, que está nas oitavas de final da Champions League, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Na reapresentação do novo Bahia, nesta segunda-feira (5/1) de manhã no CT do Fazendão, além de alguns atletas experientes que ainda têm contrato com o Tricolor, casos de Marcelo Lomba, Titi, Maxi Biancucchi, Lucas Fonseca e kieza, será possível que o torcedor veja inúmeras caras novas.

Como o clube passa por grandes problemas financeiros, e não terá dinheiro suficiente para contratar atletas com grande currículo ou mesmo repatriar brasileiros que estão no futebol internacional, a nova diretoria do Bahia, comandada pelo recém-eleito presidente Marcelo Sant’Ana, será obrigada a investir pouco na montagem do elenco para este ano, principalmente nos primeiros meses.

Mesmo com a saída de 16 jogadores, que representou para o clube uma diminuição na folha salarial de quase R$ 1 milhão, o desafio do Tricolor baiano neste ano é não aumentar o orçamento do mês, e diante deste cenário, conseguir regularizar a situação financeira de todos os contratados, remanescentes e funcionários. Então, para que isso aconteça, sem deixar de lado os resultados dentro de campo, o novo Bahia, do agora presidente Marcelo San'Ana vai apostar no talento das divisões de base.

Para a volta do elenco aos trabalhos, são esperados dentro do elenco profissional mais de quinze atletas formados nas categorias de base, fora os que podem integrar a equipe após o término da Copa São Paulo de Futebol Júnior. E, no que depender da vontade da nova diretoria, este número será mantida até dezembro, mas com outras contratações no decorrer do ano.

O novo comandante do Bahia, o técnico Sérgio Soares, terá à sua disposição os segintes jogadores  - somando os atletas remanescentes e da base que se incorporarão ao elenco:

Goleiros - Marcelo Lomba, Douglas Pires, Omar e Guido

Laterais - Ávine, Railan, Pará, Madson e Raul

Zagueiros - Titi, Lucas Fonseca e Robson

Volantes - Bruno Paulista, Feijão, Lenine, Hélder e Pittoni

Meia - Rômulo

Atacantes - Kieza, Jeam, Maxi Biancucchi e Zé Roberto.

O campo principal do Fazendão está passando por melhorias, para que esteja em ótimas condições no início da temporada 2015. Na ultima sexta-feira, o gramado foi submetido a um trabalho de descompactação do solo, usando o método de arriação, que utiliza um trator com um equipamento anexado na parte traseira, chamado de vérti dreen, que faz furos em lacunas de 15 centímetros de profundidade, para fazer a troca de solo do campo. Isso irá proporcionar um solo mais arenoso e macio, potencializando ainda mais o gramado.

Depois dessa etapa, o campo receberá adubo e uma camada de areia especial. A irrigação é diária e tudo ficará pronto na próxima semana.

A intenção da nova diretoria tricolor é investir e reformar os outros três campos do Fazendão.