Postado por - Newton Duarte

Com defesa bem armada, Vila Nova vence o Bahia na Arena Fonte Nova

Vila Nova aposta nos contragolpes e ocupação de espaços, anula time baiano e deixa Salvador com três pontos, em partida válida pela 15ª rodada da Série B

O melhor ataque, por vezes, é a defesa. E o Vila Nova comprovou a tese na noite desta terça-feira. Na Arena Fonte Nova, o Tigre apostou na solidez da retaguarda e nos contra-ataques e venceu o Bahia por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Fabinho. Foi a primeira vez no histórico de confrontos que a equipe goiana venceu o Tricolor em solo baiano.

A partida desta terça-feira foi também o primeiro embate entre os dois times na Fonte Nova desde 2007. Na época, Bahia e Vila Nova estavam na Série C. A partida terminou empatada em 0 a 0 e ficou marcada pelo desabamento de parte da arquibancada, acidente que matou sete pessoas.

Com a derrota, o Bahia permanece com 20 pontos e pode se afastar ainda mais do G-4. O técnico Guto Ferreira terá um intervalo de dez dias para consertar os erros do time até a próxima partida pela Série B. No dia 15, o Tricolor encara o Sampaio Corrêa no Castelão, no Maranhão. O Vila Nova, que também tem 20 pontos, terá um dia a mais para preparação e descanso, uma vez que entra em campo no dia 16 para encarar o Brasil de Pelotas no Rio Grande do Sul.

O jogo

Logo nos primeiros minutos, a estratégia de cada time ficou evidente. O Bahia marcava sob pressão, tentava roubar a bola no campo de ataque e jogava pelos lados do gramado. O Vila Nova, com a maioria do time atrás da linha de meio de campo, fechava os espaços e buscava contragolpes em velocidade. E por muito tempo as duas equipes se anularam. A primeira oportunidade ocorreu apenas aos 20 minutos, quando Renato Cajá cobrou escanteio e Jackson cabeceou por cima. O Tricolor pressionava, mas esbarrava na defesa montada pelo Tigre e pouco criava. E mesmo longe de casa, com plano claramente defensivo, o Vila Nova criou a oportunidade mais clara de balançar as redes. Após cruzamento na área, Reginaldo escorou a bola para Guilherme Teixeira cabecear da pequena área. Jean fez grande defesa.

No intervalo, Guto Ferreira decidiu fazer duas mudanças. Lucas Fonseca e Danilo Pires foram substituídos por Éder e Thiago Ribeiro, respectivamente. O cenário da partida, contudo, permaneceu inalterado. O Vila Nova seguia recuado, e o Bahia encontrava dificuldades para passar do meio de campo. E se o time da casa não conseguia chegar ao gol, o Tigre mostrou como é que se balançava as redes. Fabinho recebeu cruzamento e cabeceou dentro da pequena área para abrir o placar. Após o gol, a equipe baiana recuou ainda mais e passou a se defender quase que exclusivamente. O Bahia tentava atacar sem organização e passou a conviver com protestos da torcida. Pedidos por contratações e para que o presidente Marcelo Sant’Ana renunciasse fizeram parte do arsenal das arquibancadas. Ainda houve tempo para Hayner ser expulso. O lateral acertou uma cotovelada em Marcelo Cordeiro.

Fonte: Ge.com