Postado por - Newton Duarte

Com direito a encontro de Marcelo Sant'Ana e Ednaldo Rodrigues, Baianão 2015 é lançado

Com taça e presença de dirigentes, Campeonato Baiano 2015 é lançado

Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues dá pontapé inicial no torneio, que tem data de estreia marcada para 1º de fevereiro. Estadual tem 12 times divididos em dois grupos

Taça do Baianão 2015 (Foto: Rafael Santana)

O Campeonato Baiano de 2015 foi lançado oficialmente na manhã desta quarta-feira, em um restaurante localizado na orla de Salvador, com a presença de dirigentes dos 12 clubes que disputam a competição. O evento contou com a apresentação da taça que será entregue ao campeão estadual, além das medalhas e troféus para artilheiro e melhor jogador do torneio.

O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, foi o primeiro a subir ao palco e fez o discurso de abertura do evento. O dirigente destacou o modelo de disputa mais enxuto que, segundo ele, fará com que a competição ganhe cara de decisão desde o início.

- O Campeonato Baiano é uma competição com início no dia primeiro de fevereiro e será uma das mais enxutas do futebol brasileiro, proporcionando com isso que cada clube possa ter uma pré-temporada e férias no período integral, e dando um modelo de competição decisiva desde a fase de classificação até a fase final. A Federação espera que seja uma competição de sucesso. Gostaria de dizer que todos podem abraçar essa competição e fazer dela um sucesso - disse Ednaldo Rodrigues.

Em seguida, o presidente da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Junior, subiu ao palco para destacar a parceria com a Federação Bahiana e o compromisso da empresa em levar para o telespectador um produto de qualidade.

- Estamos aqui para celebrar mais uma edição através com a parceria com a federação e com os clubes. O esporte e, principalmente, o futebol têm amplo espaço na cobertura da Rede Bahia. O futebol é uma paixão dos baianos, e a Rede Bahia compreende muito bem esse papel. Em 2015, serão pelo menos 12 jogos transmitidos ao vivo, além de jogos da Copa do Nordeste.

O Campeonato Baiano 2015 será realizado entre 1º de fevereiro e 3 de maio. Os times foram distribuídos entre o Grupo 1, que conta com Bahia, Serrano, Galícia, Juazeirense, Bahia de Feira e Colo Colo; e o Grupo 2, que terá Vitória, Vitória da Conquista, Jacuipense, Feirense, Catuense e Jacobina.

Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF, e Marcelo Sant'Ana, presidente do Bahia (Foto: Rafael Santana)

Na primeira fase do Baiano, serão realizados somente jogos de ida de um grupo contra o outro.  Na primeira etapa, os oito melhores times, independente do grupo em que estão, garantem vaga na próxima fase. A partir daí, o campeonato entra na fase de mata-mata: quartas, semi e final, todos com jogos de ida e volta. Nas quartas de final, o time de melhor campanha enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo, o terceiro duela com o sexto e o quarto enfrenta o quinto. Com a nova fórmula, o campeonato terá 50 jogos, 26 a menos que o deste ano.

Outra novidade está na disputa contra o rebaixamento: em 2015, a briga será direta, em um quadrangular. Os quatro últimos se enfrentam: o 9º pega o 12º e o 10º pega o 11º em partidas de ida e volta. Os dois derrotados caem para a segunda divisão estadual. Além disso, o destino dos melhores colocados também será definido de forma diferente: a equipe que ficar em 3º lugar terá direito a vaga na Copa do Nordeste ou na Série D. A competição que vai ser disputada será definida pela vontade do clube. O time que ficar em 4º herda a vaga no torneio que for dispensado pelo 3º colocado.