Postado por - Newton Duarte

Com direito a gás de pimenta, confusão se instala na 'torcida' do #Vice

Após Ba-Vi, confusão se instala na torcida do Leão; Polícia Militar usa gás

Torcedores do Vitória teriam tentado sair do setor de arquibancada destinado aos visitantes antes dos 20 minutos impostos por segurança pela Fonte Nova

Nem só de gols e festa foi feito o clássico entre Bahia e Vitória, na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova. Após o apito final e a vitória por 2 a 0 para o Tricolor, a torcida rubro-negra protagonizou uma confusão no setor da arquibancada do estádio destinado aos visitantes.

De acordo com testemunhas, torcedores do Vitória teriam tentado sair à força daquele setor, desafiando o procedimento na Arena Fonte Nova, em que visitantes só podem deixar o estádio 20 minutos após o término do jogo. Foram barrados pela Polícia Militar, que fez um cordão de isolamento. O aviso sobre a evacuação dos rubro-negros havia sido comunicado repetidas vezes durante o segundo tempo do duelo deste domingo.   

Torcedores usam portão que dá acesso ao campo para deixar arquibancada

A PM usou bombas de gás para conter os torcedores que tentavam deixar o setor, e a confusão se generalizou. No meio do corre-corre, uma briga teve início na maior organizada do Rubro-Negro. Pessoas passaram mal, outras reclamavam que não conseguiam respirar. Em imagens captadas pela TV Bahia, é possível ver uma mulher sendo carregada ao deixar a arquibancada.

Diante da confusão, funcionários da Arena abriram o portão que dá acesso ao gramado para permitir que os torcedores usassem o corredor que fica fora do campo como passagem rumo ao exterior do estádio. Em seguida, seguranças da Arena Fonte Nova se posicionaram em um cordão de isolamento para barrar o acesso ao campo. Assim, alguns espectadores da partida conseguiram sair por este acesso alternativo, sem invadir o gramado. De acordo com a Arena Fonte Nova, foram registrados cinco atendimentos, todos sem gravidade.

Participe e ganhe:

Para receber informações do Tricolor e participar dos prêmios, cadastre-se em: torcidabahia

De acordo com a administradora do estádio, "a torcida do time visitante fez pressão nos portões, inclusive agredindo fortemente os seguranças que estavam no local". Ainda segundo esse posicionamento da Arena Fonte Nova, "a PM agiu para preservar a integridade física dos envolvidos. Com o tumulto gerado, a torcida passou a se direcionar para os portões de evacuação de emergência do gramado".

Confira na íntegra o posicionamento da administradora do estádio:

A Fonte Nova Negócios e Participações informa que, atendendo o modelo padrão de segurança do equipamento, formatado em alinhamento com as autoridades competentes, a torcida visitante foi orientada, como sempre, a sair 20 minutos após o fim da partida. A determinação é para garantir a segurança do próprio torcedor e para evitar encontro de torcidas rivais na saída. Os torcedores foram informados com antecedência três vezes pelo sistema de áudio e telão da arena sobre o procedimento. Ainda assim, a torcida do time visitante fez pressão nos portões, inclusive agredindo fortemente os seguranças que estavam no local para abrí-los quando autorizado. Neste momento, a PM agiu para preservar a integridade física dos envolvidos.  Com o tumulto gerado, a torcida passou a se direcionar para os portões de evacuação de emergência do gramado.  Os portões foram abertos e foi feito um cordão de isolamento para que a torcida fosse encaminhada ao local de saída e, após a autorização da PM, a saída foi liberada. Os atendimentos médicos foram feitos no local com duas equipes em ambulância. Foram registrados cinco atendimentos sem gravidade.

Segurança forma cordão de isolamento para evitar que torcedores entrassem no gramado

Pelo canto da abertura da ferradura, torcedores do Vitória tiveram acesso ao exterior da Fonte Nova


Fonte: GE.COM

Foto: Raphael Carneiro e Eric Luis Carvalho