Postado por - Newton Duarte

Com dupla de Técnicos, Seleção vira sensação na Europa

Comandada por dois técnicos, Islândia decola na Europa

Seleção europeia aposta em forma diferente de gestão para viver melhor fase da sua história e ganhar 100 posições no ranking da Fifa em dois anos e meio

Lars Lagerbäck e Heimir Hallgrímsson são treinadores em conjunto da Islândia desde 2013

Nos últimos dois anos, a Islândia ganhou cem posições no ranking da Fifa, quase se classificou para a Copa de 2014 e hoje estaria garantida na próxima Eurocopa. Para atingir a melhor fase de sua história, a seleção conta com uma talentosa safra de jogadores e optou pelo incomum projeto de ser comandada por uma dupla de técnicos.

Quem apresentou a ideia de liderança compartilhada à federação do país foi o sueco Lars Lagerback, amante antigo dessa iniciativa. Em 2002, o treinador dirigiu a seleção de seu país na Copa do Mundo ao lado de um parceiro. "Se você trabalha sozinho, há um risco de não perceber todas as possibilidades e desperdiçar alguns detalhes importantes", explicou ele em entrevista exclusiva ao Estado.

A formação da dupla ocorreu em 2013, um ano depois de a Islândia afundar em maus resultados e amargar a 131.ª posição no ranking da Fifa – a pior de todos os tempos. Lagerback, então sozinho no comando, passou a ter a companhia do islandês Heimir Hallgrímsson, antigo auxiliar técnico da equipe. Promovido, ele assumirá o cargo sozinho depois da Eurocopa da França, em 2016, quando o parceiro vai se aposentar.

Dupla de técnicos alavanca Islândia

A vaga da Islândia na Copa de 2014 escapou na repescagem, na derrota para a Croácia Islândia vivenciou em 2014 o seu grande momento, ao bater a Holanda, por 2 a 0
Um dos técnicos da Islândia, Lars Lagerback também dirigiu a Suécia e a Nigéria Em dois anos e meio a Islândia saltou 100 posições no ranking da Fifa

Desde a formação da dupla, a equipe passou a obter os melhores resultados de sua história. Nas Eliminatórias para a Copa do Brasil, por exemplo, parou somente na repescagem, quando perdeu para a Croácia. Na disputa por uma vaga na Eurocopa, a seleção atingiu o ápice quando ganhou da poderosa Holanda, em casa, por 2 a 0.

.Em seu grupo, a Islândia só está atrás da líder República Checa, para quem perdeu fora de casa por 2 a 1, de virada, em novembro. No mês anterior, a equipe havia chegado à sua melhor posição no ranking, a 28.ª.

A liderança em conjunto vai além dos dois treinadores, pois engloba também mais membros da comissão técnica. “Costumamos incluir em nossas reuniões o preparador de goleiros, o médico e o preparador físico para preparar treinos e acertar o time. Geralmente nós chegamos a um acordo sobre o que será feito”, disse Lagerback.

O sueco representa uma mudança no modo de comandar a seleção do país. A contratação dele para técnico da equipe, em 2011, foi a primeira de um estrangeiro depois de 22 anos. A diminuta Islândia é uma ilha com cerca de 325 mil habitantes e carência de mão de obra.

Segundo o treinador, a comissão técnica islandesa é uma das menores do futebol europeu. De tão enxuta, raramente precisa fretar aviões para viajar – geralmente embarca para os compromissos em voos comerciais.

FUTEBOL EM ALTA

O trabalho da dupla coincide com uma série de conquistas do futebol na Islândia. O outro técnico da seleção, Hallgrímsson, conta que as escolas do país construíram quadras de grama artificial e contam com professores licenciados pela federação para incentivar o esporte.

A medida ajudou a formar uma equipe jovem – a média de idade da seleção é de 26 anos – e com características bem diferentes dos times anteriores da Islândia. "Temos quase cem jogadores atuando no exterior e quase todos os que jogam na seleção são profissionais. Isso é inédito", disse o treinador, ex-atleta de clubes do país.

Antes apaixonada apenas pelos esportes de inverno, a Islândia agora se interessa para valer pelo futebol – pela primeira vez os jogos da seleção têm ingressos esgotados. "Contra a Holanda, poderíamos ter jogado até para o triplo de público. Agora já começaram no país conversas para se construir um local com mais capacidade para receber os jogos", contou Hallgrímsson. O maior estádio do país fica na capital, Reykjavik, e tem apenas 15 mil lugares..

Para Hallgrímsson, o estilo de jogo da seleção tem melhorado, deixando de ser físico e baseado na garra e gerando atletas mais técnicos e habilidosos.

Como resultado, a Islândia tem representantes nos principais campeonatos do mundo. O camisa dez, Sigurdsson, joga no Campeonato Inglês, pelo Swansea. A dupla de ataque é formada por Finnbogason, da Real Sociedad, e Sigpórsson, do Ajax.

Na escalada da Islândia, falta ainda o feito mais importante. A equipe precisa vencer a inexperiência e se classificar pela primeira vez para uma grande competição internacional.

A Islândia virou notícia pelas comemorações bem humoradas de um clube local

Link da matéria: Futebol comandado por dois técnicos, Islandia decola na Europa.