Postado por - Newton Duarte

Com 'ex-Palmeirense' Kleina, Bahia tenta quebrar tabu de 26 anos

Com Kleina, Bahia tenta voltar a vencer Verdão em casa após 26 anos

Na vice lanterna da competição, com apenas 31 pontos somados, o Bahia – apesar de ter que depender de outros resultados para escapar da degola já na próxima rodada – trabalha duro para fazer sua parte dentro de casa e vencer o Palmeiras no domingo, terminando com um jejum de vitórias sobre o alviverde em Salvador (BA), que já dura 26 anos.

Seja em São Paulo ou em Salvador, o Bahia sofre com a desvantagem ao analisarmos os dados do confronto em toda a história. No Sudeste, foram 18 jogos, com dez triunfos palmeirenses e cinco tricolores, além de três empates. Na Bahia aconteceram 17 jogos, o Esquadrão de Aço venceu quatro partidas, enquanto o adversário se deu melhor em oito oportunidades e houve cinco empates.

Para transformar as estatísticas, nada melhor do que ter à frente do banco de reservas um velho conhecido do time adversário. Gilson Kleina dirigiu o Palmeiras entre o final de 2012 e o primeiro trimestre de 2014 e, mesmo após cinco meses da demissão, continua a ser o treinador com melhor aproveitamento a frente do alviverde paulista nos últimos anos. Porém, o técnico ainda não é presença garantida na partida. Suspenso pelo STJD, GIlson Kleina só enfrentará o ex-clube se a diretoria do Bahia conseguir um efeito suspensivo.

Time espera que o fato do técnico 'conhecer adversário' ajude Bahia a quebrar jejum de vitórias em casa

Kleina deixou o Palmeiras ao amargar uma sequência de três derrotas seguidas após cair para o Ituano, na semifinal do Campeonato Paulista deste ano, e chegou ao Bahia como aposta da diretoria para livrar o Tricolor de Aço do rebaixamento. Logo em sua estreia, o técnico arrancou um empate fora de casa diante do Corinthians, rival do ex-clube.

Faltando sete partidas para o fim da competição, o treinador tenta usar a força máxima da equipe no confronto direto contra o time paulista, que tem apenas cinco pontos de vantagem. Nesta semana, Titi, um dos pilares da equipe no setor defensivo, não acompanhou a delegação ao litoral para treinar, pois trata de uma lesão no joelho e ainda é dúvida para o jogo.

A última vez que o Bahia superou o Palmeiras jogando dentro de casa foi no Brasileiro de 1988, ano em que o Tricolor se sagrou campeão nacional pela segunda vez. A última vitória sobre os paulistas aconteceu em Barueri (SP), no Brasileiro de 2012, quando o atacante Souza fez os dois gols da vitória dos visitantes.