Postado por - Newton Duarte

Com a força da torcida, Bahia vence, rebaixa o Bragantino e fica a um empate do acesso

Mais de 45 mil pessoas vão à Fonte Nova, recorde do Tricolor em 2016. Luiz Antônio, Hernane e Cajá, no fim, marcam pelo Bahia; Grampola e Watson fazem pelo Braga

substituicao Bahia x Bragantino (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

O JOGO

No futebol são 11 contra 11, certo? Nem sempre. Neste sábado, por exemplo, o Bahia contou com mais de 45 mil para bater o Bragantino por 3 a 2 na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com direito a charanga, percussão, escudos de papelão e bandeiras, a torcida tricolor compareceu em peso para empurrar o Tricolor e registrar o recorde de público do clube na temporada. Luiz Antônio, Hernane e Renato Cajá marcaram os gols da equipe baiana, que precisa de um empate na última rodada da Série B para confirmar o acesso. Rafael Grampola e Edison Sitta descontaram para o Massa Bruta, que foi rebaixado para a Série C após nove anos na Segunda Divisão.

GOLS E TRAPALHADA DO ÁRBITRO

As chances de permanecer na Série B eram mínimas para o Bragantino. E para manter vivo o sonho de escapar do rebaixamento, o Massa Bruta ignorou o mando de campo do rival, partiu para o ataque e criou perigo com Anderson Ligeiro, em chute da entrada da área defendido por Muriel. Mas o Bahia abriu o placar na primeira finalização, com Luiz Antônio, aos 10 minutos, em belo chute de longa distância. Sete minutos depois, a bola parou mais uma vez no fundo das redes da meta defendida por Renan Rocha. Luiz Antônio cobrou escanteio e Hernane apareceu no meio da área para marcar o segundo gol baiano. O Bragantino diminuiu com uma ajudinha do árbitro Devarly Lira do Rosário. A bola bateu na cabeça do dono do apito antes de sobrar para Rafael Grampola driblar dois adversários, se livrar de Muriel e tocar para o gol vazio (assista ao gol no vídeo abaixo).

EMPATE, TENSÃO E FESTA

Parecia que o Bahia ampliaria o placar a qualquer minuto do segundo tempo. Bem organizado, o Tricolor desperdiçava contra-ataques em sequência e envolvia com facilidade a defesa adversária. Mas apenas parecer não bastou. Em jogada pela direita aos 24 minutos, Edison Sitta carregou a bola até a grande área, chutou cruzado e contou com falha de Muriel para empatar a partida. A torcida foi tomada pela tensão, que virou questionamentos ao árbitro quando um gol de Hernane foi anulado. O time baiano seguia perdendo chance atrás de chance, enquanto o Bragantino se defendia e apostava nos contragolpes. E de tanto insistir, o Bahia voltou a ficar em vantagem no placar. Aos 42 minutos, a defesa paulista não conseguiu afastar um cruzamento e a bola sobrou para Renato Cajá chutar forte e marcar o terceiro tento tricolor. Foi o gatilho para o torcedor voltar a fazer a festa.

NA COMPANHIA DA EMOÇÃO

A descrição dos últimos jogos do Bahia cabe perfeitamente na palavra emoção. Pelo terceiro jogo consecutivo, o Tricolor marcou um gol decisivo nos últimos minutos (assista ao gol no vídeo abaixo). Desta vez, coube ao meia Renato Cajá o papel de aliviar o drama vivido pelos torcedores baianos. Antes, Hernane havia marcado nos acréscimos contra o Sampaio Corrêa, e Edigar Junio no último minuto do empate com o Luverdense.

QUE PATADA!

O volante Luiz Antônio apelou para a “violência” para abrir o placar na Arena Fonte Nova. Aos dez minutos do primeiro tempo, o jogador tricolor acertou uma patada da intermediária para marcar um golaço. A força do chute foi suficiente para a bola se chocar com o travessão, bater dentro do gol e voltar para a grande área (assista ao gol no vídeo abaixo). O volante ainda foi responsável pela cobrança de escanteio que resultou no gol de Hernane, o segundo do Bahia na partida.

FALTOU UMA AJUDINHA DE FORA

O acesso do Bahia ficou no quase graças ao triunfo do Náutico sobre o Tupi por 4 a 1 em Juiz de Fora. O Tricolor precisava de um tropeço alvirrubro para comemorar a vaga na Série A ainda neste sábado. A classificação não veio, mas a equipe baiana subiu para a terceira posição, com 63 pontos. Na briga pela vaga para a elite do futebol nacional ainda restam Vasco, quarto colocado, tem 62 pontos, seguido pelo Náutico, quinto com 60 pontos.

REBAIXAMENTO

O Bragantino entrou em campo com chances remotas de se livrar do rebaixamento. Com a derrota do Oeste para o Joinville, na última sexta-feira, o Massa Bruta precisava vencer o Bahia, neste sábado, e o Londrina, na última rodada, além de contar com tropeços dos concorrentes diretos. Não deu, e o time paulista disputará a Série C em 2017: está em 18º, com 32 pontos.

PRÓXIMA RODADA

Bahia e Bragantino voltam a jogar no próximo sábado, às 17h30 (de Brasília). O Tricolor encara o Atlético-GO, campeão da Série B, no estádio Olímpico, em Goiânia. O Massa Bruta recebe o Londrina no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

FICHA TÉCNICA

4-3-3 BAHIA BAHIA BRAGANTINO BRAGANTINO 4-4-2
clear-card Muriel GOL GOL R. Rocha
 Eduardo LAD LAD
ATA
substituicao G. Dias
Lincom
Tiago ZAD
ZAD
L. Rocha
 Jackson ZAE
ZAE D. Sacoman
Moisés LAE
LAE Fabiano
R. Junior VOL
VOL
E. Sitta bolinhaFutebol
bolinhaFutebol L. Antônio VOL
MEC
MEC
E. Dias
Dodô
clear-card
bolinhaFutebol
 Régis
R. Cajá
substituicao MEC
MEC
MEC
substituicao A. Mineiro
E. Junio
Mário
substituicao ATA
MEC
MEC
A. Ligeiro
bolinhaFutebol  Hernane ATA
ATA
R. Grampola bolinhaFutebol
V. Rangel
Allano
substituicao ATA
ATA
ATA
ATA
substituicao V. Hugo
Watson
G. Ferreira TEC TEC E. Soares
RESERVAS
 Jean GOL GOL R. Pascoal
 Anderson GOL ZAD Marcel
 Éder LAD ZAD Juliano
 Tinga LAD VOL Adenilson
 L. Fonseca ZAD VOL G. Nunes
 Gustavo ZAD ATA Watson
 J. Paulo LAE
 Feijão VOL
 W. Natã ATA
Campeonato Brasileiro Série B - 37ª Rodada
Local :  Fonte Nova - Salvador
Data :  19/11/2016 Sábado
Horário :  16h30 (de Salvador)
Transmissão :   PCF
Público :   45.031
Árbitro :  Devarly Lira do Rosário (ES)
Assistentes :  Leonardo Mendonça e Valberson Braz Zanotti (ES)

Fonte: Ge.com

Fonte: Ge.com