Postado por - Newton Duarte

Com gol de 'Pangaré', Peixe come 'Acarajé'

Damião joga bem, Santos vence Bahia e sonha com a Libertadores

Damião comemora gol na vitória do Santos sobre o Bahia

Damião comemora gol na vitória do Santos sobre o Bahia

Para Leandro Damião, uma resposta de como pode ser útil para o Santos. Para o próprio Santos, uma esperança cada vez mais forte de entrar de vez na briga pela Libertadores da América.

Com um início de jogo envolvente, a equipe comandada por Enderson Moreira derrotou o Bahia nesta quinta-feira na Vila Belmiro por 1 a 0, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol foi marcado pelo já citado centroavante santista, ainda na primeira etapa.

Com o triunfo, o terceiro consecutivo e o quarto nos últimos cinco duelos, o clube paulista chega aos 42 pontos, na sétima colocação e se aproxima mais do G-4: agora, apenas quatro pontos separam o time do Grêmio, quarto na competição. Já o Bahia, que vinha em um bom momento, é o 15º, com 30 pontos.

O Santos volta a campo no domingo, quando enfrenta o Criciúma fora de casa, à 18h30. No mesmo dia, mas às 16h, o Bahia recebe a Chapecoense na Arena Fonte Nova.

O jogo

Bastaram 35 segundos para o Santos mostrar a força que caracterizou seu começo de partida, quando Geuvânio chutou com perigo no gol de Marcelo Lomba. E foram necessários dez minutos para o placar ser aberto.

Patito Rodríguez, estreando como titular neste Brasileiro, cruzou da esquerda. Damião se antecipou à zaga e desviou de cabeça. A bola ainda tocou em Demerson antes de entrar: 1 a 0 para o Santos.

O gol coroou logo cedo na partida uma de suas melhores atuações pelo time da Vila Belmiro. Participativo, com bom posicionamento e até mesmo um quase-gol de bicicleta, Damião deu um trabalho gigantesco para os defensores do adversário, principalmente na primeira etapa.

De certa forma, uma resposta positiva às pesadas críticas do ex-presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, que o chamou de ‘pangaré' pelo alto valor investido em sua contratação e o retorno avaliado como pequeno dentro dos gramados.

O começo intenso do Santos, porém, arrefeceu depois. O Bahia, mesmo nervoso em campo, chegou a ter mesmo a ter uma boa oportunidade para empatar. Aos 29 minutos, Rafael Miranda, livre na pequena área, chutou para fora a chance de igualar o marcador.

No segundo tempo, o Santos voltou novamente com mais ímpeto ofensivo. O time criou boas oportunidades, mas Patito, Geuvânio e Gabriel - este, na frente de Marcelo Lomba - não conseguiram aumentar a vantagem. O Bahia chegou a ameaçar em bolas paradas, mas o clube mandante conseguiu se segurar e vencer.

Em instantes cobertura completa no seu site: torcidabahia.com