Postado por - Newton Duarte

Com grupos definidos e críticas ao formato, Brasileirão sub-20 começa em junho

Brasileirão sub-20 começa em junho e já tem grupos definidos e críticas ao formato

A Confederação Brasileira de Futebol já divulgou a divisão de grupos do inédito Campeonato Brasileiro sub-20, que começou a ser organizado pela entidade só nesta temporada. O torneio reunirá 20 clubes divididos em quatro grupos de cinco, em que um folga a cada rodada. Na primeira fase, todos se enfrentam em turno único e dois avançam. A partir dos oito restantes vão se formar outras duas chaves e, após a disputa em turno e returno, sairá um finalista de cada grupo.

O grande problema é que 12 dos 20 clubes disputarão apenas quatro partidas do Brasileirão sub-20, “vendido” pela CBF como um torneio que daria mais datas à categoria de juniores do futebol nacional. Dirigentes de clubes enaltecem a criação da competição, mas ainda acreditam que a necessidade de ajustes é urgente.

– Não posso dizer que agrada totalmente. Claro que é uma possibilidade nova, e é só o primeiro ano de disputa e ainda haverá melhorias, mas a maior parte dos clubes terá viagens longas e um torneio curto, quase insignificante, de poucas datas. O que esperávamos, que eram jogos para analisar melhor os atletas formados por aqui, terá muito pouco – disse o dirigente de um importante clube da Série A do Brasileirão, e que pediu ao blog para não ter o nome mencionado.

O Brasileirão de juniores será disputado por jogadores nascidos a partir de 1995, sendo validadas as inscrições realizadas apenas até 14 de julho. No entanto, também será permitida a entrada de três atletas com idade superior a 20 anos, o que pode dar mais rodagem a alguns jogadores que já estouraram a idade de base, mas ainda não conquistaram espaço no profissional. Por fim, os 20 clubes foram selecionados pelo ranking técnico da CBF e jogarão em 13 datas, entre 3 de junho e 2 de setembro. Datas e locais de cada confronto ainda não foram definidos.

Ano passado, na última das nove edições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol, o Corinthians foi campeão diante do Atlético-PR.

GRUPO A

Atlético-PR

Fluminense

Internacional

Ponte Preta

São Paulo

GRUPO B

Corinthians

Coritiba

Grêmio

Flamengo

Vitória 

GRUPO C

Botafogo

Ceará

Cruzeiro

Goiás

Palmeiras 

GRUPO D

Atlético-MG

Bahia

Santos

Sport

Vasco