Postado por - Newton Duarte

Com hat-trick de Van Persie, United garante vaga nas 'quartas'

Van Persie marca três gols e Manchester United elimina Olympiakos

Em dificuldade no Campeonato Inglês, o Manchester United pareceu estar próximo de ser eliminado da Liga dos Campeões da Europa ao sucumbir por 2 a 0 diante do Olympiacos na primeira partida das oitavas de final. Entretanto, o time comandado pelo treinador David Moyes tem Robin Van Persie. Nesta quarta-feira, o centroavante holandês marcou três gols e foi decisivo no triunfo por 3 a 0 diante da equipe grega, no Old Trafford, garantindo vaga nas quartas de final.

Escalado com o experiente meio-campista Ryan Giggs, de 40 anos, entre seus titulares, a equipe britânica atuou em alta velocidade no primeiro tempo e, com gols de Robin Van Persie, aos 25 e 46 minutos, deixou o duelo empatado por 2 a 2 no placar agregado. Na etapa complementar, aos seis minutos, o holandês acertou cobrança de falta e deu números finais ao jogo.

Agora, o clube inglês aguarda sorteio para conhecer seu adversário na próxima fase. Real Madrid, Bayern de Munique, Barcelona, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain e Chelsea são os outros clubes garantidos nas quartas de final.

Decisivo, Robin Van Persie teve atuação de gala na vitória do Manchester sobre o Olympiacos

O jogo: Em busca de reverter a desvantagem diante do Olympiacos, o treinador David Moyes ousou na escalação inicial e, de maneira surpreendente, promoveu entrada de Ryan Giggs entre os titulares. O experiente atleta não decepcionou e mostrou que o técnico escocês fez a opção correta ao escolhê-lo para começar o jogo.

Participe e ganhe:

Click: União Tricolor Bahia, siga as instruções e ganhe UM ingresso para o BaxVice

Disputado em alta velocidade, o confronto no Old Trafford tinha em Giggs um de seus pontos diferenciais. O galês, atuando em função mais recuada, arriscava lançamentos longos e era responsável pelas cobranças de bola parada. Ao seu lado, Carrick cumpria função de dificultar a criação de jogadas do meio-campo da equipe grega.

Foi dos pés de Giggs, inclusive, que começou a primeira grande jogada do Manchester na partida. O meio-campista desceu ao ataque e cruzou para Rooney, dentro da área, subir mais alto do que os zagueiros adversários e cabecear no pé da trave do gol defendido por Roberto. Melhor em campo, o time da casa mostrava que o gol era uma questão de tempo.

Atuação de Van Persie manteve United vivo na Liga dos Campeões

A superioridade do United em campo foi convertida em vantagem no placar aos 25 minutos. Após ser derrubado por Holebas dentro da área, o centroavante Robin Van Persie começou seu show particular, arrematou cobrança de pênalti no canto direito e superou o goleiro rival, que ainda acertou o lado do chute. Foi o holandês também quem, aos 46 minutos, recebeu assistência de Rooney e, com um tapa de primeira, aumentou a vantagem do clube inglês.

Na volta dos vestiários, o Olympiacos dependia de apenas um gol para retomar vantagem no placar agregado e garantir classificação. A tarefa, no entanto, ficou mais complicada logo aos seis minutos. Welbeck fez jogada individual próximo à área e sofreu falta de Manolas. Na cobrança, Van Persie acertou chute rasteiro no canto direito de Roberto, que só olhou e não pôde evitar o gol.

Após marcar o terceiro gol e assegurar momentaneamente vaga nas quartas de final, o United se concentrou em seu campo defensivo e buscou explorar jogadas de contra-ataque. Do outro lado, o técnico Michel jogou o time para frente e colocou o atacante Haedo Valdéz no lugar de Hernán Pérez. O brasileiro Leandro Salino foi outro que deixou o gramado pela equipe grega, dando lugar ao português Paulo Machado.

Com as mudanças, o Olympiacos tomou controle da partida e se lançou ataque. Acuado, o Manchester não conseguia organizar jogadas pelo meio-campo, que era dominado pelos visitantes. A pressão, contudo, não foi suficiente para evitar o revés e a eliminação do clube grego.


Manchester United 3x0 Olympiakos

8ªs de Final – Liga dos Campeões


Local: Estádio Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)

Data: 19 de março de 2014, quarta-feira

Horário: 16h45 (de Brasília)

Árbitro: Björn Kuipers (Holanda)

Assistentes: Angelo Boonman (Holanda) e Erwin Zeinstra (Holanda)

Gols: Manchester United: Robin Van Persie, 25’ e 46’ 1T, e 6’ 2T

Cartões amarelos: Manchester United: Carrick, Evra e Ferdinand; Olympiakos: Manolas, Domínguez, Leandro Salino e Marcano

Manchester United: De Gea; Rafael, Phil Jones, Ferdinand e Evra; Carrick, Ryan Giggs, Valencia (Ashley Young), Welbeck (Fletcher) e Rooney; Van Persie (Fellaini)

Técnico: David Moyes

Olympiakos: Roberto; Maniatis, Holebas, Manolas e Marcano; Leandro Salino (Paulo Machado), N'Dinga, Peréz (Haedo Valdéz) e David Fuster (Vergos); Joel Campbell e Domínguez

Técnico: Míchel


Fonte: Gazetapress

Fotos: AFP