Postado por - Newton Duarte

Com mata-mata, melhor dos 'pontos corridos' trocaria taça por dinheiro

Com mata-mata, melhor dos 'pontos corridos' trocaria taça por grana

A comissão de clubes estuda premiar o melhor na fase de pontos corridos no novo Brasileiro

A comissão de clubes estuda premiar o melhor na fase de pontos corridos no novo Brasileiro - Getty

Não passou despercebida pelos dirigentes a acusação de suposta injustiça no sistema de mata-matas em reunião da comissão de clubes na CBF, na última segunda-feira. A princípio, se não podem amenizar o prejuízo técnico, eles surgem com outro caminho para diminuir a resistência à mudança na fórmula do Brasileiro: uma premiação financeira ao melhor colocado na fase de pontos corridos do campeonato.

A discussão ainda é inicial e deve ser aprofundada em novo encontro, no próximo dia 8 de abril, também no Rio de Janeiro.

Essa seria uma alternativa para compensar uma eventual eliminação prematura do primeiro colocado antes da final, por exemplo.

O assunto foi colocado na mesa a partir de apresentação de proposta de modo de disputa do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr..

Bolzan não se mostra contrário à manutenção do atual modelo com turno e returno, mas defende a classificação ao fim da fase de pontos corridos dos quatro melhores para as semifinais em confrontos de ida e volta e posteriormente com os dois vencedores avançando para a decisão do Brasileiro.

"Ficamos de voltar a conversar sobre isso no dia 8 de abril. Estamos trabalhando em propostas que consideram uma premiação que compense toda a disputa. Essa é uma preocupação que carregamos e estamos pensando em uma compensação financeira ao melhor colocado na fase de pontos corridos", afirma o presidente do Santos, Modesto Roma, ao ESPN.com.br.

"Ainda não refleti profundamente sobre isso, mas não é uma questão de amenizar ou não uma possível injustiça. Quando o regulamento é igual para todos e definido antes do campeonato, esse argumento inexiste", prossegue.

A expectativa é de que a fórmula do Grêmio sofra mudanças para que seja levada adiante.

"Ela foi colocada em discussão e devemos seguir conversando desde que haja alterações. Alguns levantaram o ponto da injustiça com as equipes de maior pontuação e que elas poderiam ter de repente uma premiação para o quadrangular final. Esses pontos estão sendo todos estudados para amenizar qualquer prejuízo e manter a motivação no campeonato", completa o mandatário do Coritiba, Rogério Bacellar.

A reunião contou com a presença do diretor financeiro da CBF, Rogério Caboclo, e do gerente de competições, Manoel Flores.

A comissão de clubes é formada por Atlético-MG, Atlético-PR, Coritiba, Flamengo, Grêmio, Santos, Sport e Vasco.