Postado por - Newton Duarte

Com mudança nos 'direitos de transmissão', Liga dos Campeões tem futuro 'incerto'

Com Esporte Interativo, Liga dos Campeões tem futuro "incerto"

Esporte Interativo não está presente em parte das operadoras no Brasil

O Esporte Interativo venceu a concorrência para a TV fechada e internet e será, no próximo triênio (2015/16 a 2017/18) o detentor exclusivo dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa.

A surpreendente vitória do canal, que usou a força do grupo Turner para bater o consórcio formado por ESPN e Sportv, coloca em dúvida o futuro da transmissão da principal competição entre clubes na TV fechada no Brasil.

Atualmente, o EI não tem um canal de TV fechada com alcance nacional. Até hoje, a emissora usava o sinal das antenas parabólicas para transmissões, além do canal Esporte Interativo Nordeste, na TV fechada, mas de alcance regional.

A vitória do EI coloca diferentes cenários para a Liga dos Campeões no país. O primeiro deles é a emissora negociar diretamente com as operadoras para que passe a ter um canal, em processo semelhante ao feito pela Fox em 2012, quando lançou o Fox Sports.

Outra possibilidade é a emissora usar os canais da Turner (como o Space) para exibir os jogos. A terceira opção, pouco provável, seria compartilhar os direitos com outros canais.

A quarta possibilidade é usar os direitos para turbinar o EI Plus, que funciona num sistema similar ao Netflix, com a cobrança de mensalidade para ter acesso ao conteúdo em plataformas móveis. Esse modelo seria a alternativa mais radical, uma vez que representaria romper com o modelo vigente de TV paga no país. De qualquer forma, o uso do EI Plus deverá acontecer paralelamente à transmissão pela TV.

A Globo e a Band seguem como emissoras responsáveis pelos jogos da TV aberta.