Postado por - Newton Duarte

Com possível retorno, Lomba elogia Lucas Fonseca: 'Grande jogador e amigo'

Com Fonseca perto de retorno, Lomba elogia: "Grande jogador e amigo"

Após rescindir com clube chinês, zagueiro deve assinar contrato com o Bahia. Companheiros de clube em 2013 e 2014, Lomba e Fonseca podem reeditar defesa

"É um amigo e se vier vou ter grande prazer de jogar junto", diz Lomba sobre Fonseca

O Bahia deve anunciar nas próximas horas o retorno do zagueiro Lucas Fonseca, que defendeu o clube nos anos de 2013 e 2014 e estava no Tianjin Teda, da China. Caso o acerto se confirme, o xerifão irá encontrar no Tricolor um velho companheiro: o goleiro Marcelo Lomba.

Juntos, Fonseca e Lomba foram peças importantes na defesa titular do Bahia no passado. Mas, além da parceria dentro de campo, os anos de trabalho juntos proporcionaram aos dois a construção de uma amizade fora das quatro linhas.

- O Lucas é meu amigo, joguei com ele aqui três anos. Já vivemos bons momentos juntos. Não gosto de falar sobre contratação. Procuro respeitar todos os jogadores que estão aqui. Isso é da diretoria. É um amigo, e, se ele vier, eu vou ter um grande prazer de jogar junto. Mas eu realmente não sei se ele está vindo ou não. Mas ele é um grande jogador e um grande amigo.

Lucas Fonseca conseguiu a rescisão de seu contrato com o Tianjin Teda, que iria até o final do ano, na última terça-feira. Ao chegar ao Brasil, o jogador deve acertar os últimos detalhes do contrato para ser anunciado pelo Bahia.

ESTADOS UNIDOS E NORDESTÃO

Marcelo Lomba também falou sobre o amistoso contra o Orlando, marcado para este sábado, nos Estados Unidos. O goleiro celebrou a oportunidade e destacou que ele não se resume apenas a uma experiência nova dentro de campo.

- Uma experiência muito legal, muito satisfatória. Alguns vão aos Estados Unidos pela primeira vez. Mas também vão ver um outro aspecto de jogo, de programa de final de semana que eles realmente valorizam. Realmente as famílias e as crianças aproveitam lá não só o jogo. A gente fica feliz de poder estar jogando com um time que tem bons jogadores, jogadores de vários países. Um time conceituado nos Estados Unidos, que briga pelo título. E enfrentar jogadores de alto nível, que vão acrescentar na nossa carreira e vão nos ajudar nessa caminhada.

A gente fica feliz de poder estar jogando com um time que tem bons jogadores, jogadores de vários países. Um time conceituado nos Estados Unidos, que briga pelo título. E enfrentar jogadores de alto nível que vão acrescentar na nossa carreira e vão nos ajudar nessa caminhada.

Marcelo Lomba

Mas antes do jogo contra o Orlando, o Bahia terá pela frente o Confiança, em partida realizada nesta quinta-feira, pela Copa do Nordeste. Com confrontos tão próximos, a diretoria teve que montar uma programação diferente, com a formação de dois times, uma que enfrentará a equipe americana e outra que disputará o jogo do Nordestão.

- A gente sabe que a Copa do Nordeste é um grande objetivo do clube. A gente quer muito vencer e classificar logo em primeiro lugar. E a gente sabe também que é importante o amistoso para o clube por causa dessa imagem internacional. O Bahia vai poder aparecer nos Estados Unidos e também aqui para todo o Brasil. A gente tem que estar 110% focado na Copa do Nordeste, porque vale três pontos, e também empenhados para fazer um bom amistoso para valorizar a marca do clube. Mas acho que vamos por partes. Temos um grande desafio amanhã contra o Confiança, um jogo que pode nos efetivar na ponta do grupo. Como o jogo é em casa, a gente tem que ter ciência que a responsabilidade é nossa para tomar a iniciativa do jogo.

DEFESA

Mesmo com as boas campanhas na Copa do Nordeste e no Campeonato Baiano, com 100% de aproveitamento em ambas as competições, o Bahia ainda não conseguiu demonstrar segurança no setor defensivo. Em cinco jogos oficiais até aqui no ano, o Tricolor sofreu seis gols. Para Lomba, a equipe tem evoluído, mas ainda é preciso melhorar.

goleiros do Bahia em Pituaçu (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

"Realmente a gente tem tentado se acertar", diz Lomba sobre defesa (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

- Realmente a gente tem tentado se acertar. Eu vejo evolução. É claro que a gente quer minimizar ao máximo os gols sofridos. Realmente a gente tem levado alguns gols. Mas a gente tem evoluído, conversado bastante. A gente procura focar muito na bola área, que começou a melhorar. É claro que o entrosamento e o ritmo de jogos vão consertar isso. A gente pode ter um pouco mais de atenção. Esse último jogo [contra o Colo Colo] foi um alerta, apesar de eles terem feito gol em um pênalti que não foi [pênalti]. É bom ter esse alerta. Tem que saber que nossa concentração tem que ser ao máximo durante todo o jogo. A gente sabe que vai fazer jogos importantes, decididos em detalhes, e a defesa sólida é um grande passo para o time conseguir vencer.

A partida contra o Confiança será realizada na Arena Fonte Nova, às 21h30 (de Brasília) e terá cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com. Confira aqui o  preço dos ingressos.