Postado por - Newton Duarte

Com Reus inspirado, Borussia bate Zenit fora de casa

Borussia entra ‘pilhado’ e supera o Zenit em jogo de seis gols na Rússia


O Zenit St. Petesburgo não jogava uma partida oficial desde o dia 6 de dezembro de 2013. Em 2014, o time comandado por Luciano Spalletti só havia entrado em campo para fazer quatro amistosos. Sabendo disto, o Borussia Dortmund começou o duelo desta terça-feira em velocidade  máxima e, contando com dois ‘gols relâmpagos’ no primeiro tempo, triunfou na Rússia por 4 a 2, após um segundo tempo muito movimentado. Com o resultado, os comandados de Jurgen Klopp deram um grande passo para avançar às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

O time alemão colocou a mão na vitória antes mesmo dos cinco minutos da primeira etapa. Aos quatro, Mkhitaryan aproveitou sobra de boa jogada de Marco Reus e, com um chute forte de dentro da área, abriu o placar. Logo na sequência, o meia atacante alemão recebeu ajeitada de Grosskreutz e, de pé esquerdo ampliou o marcador. No segundo tempo, o Zenit diminuiu com Shatov, mas Lewandowski apareceu. Fez o terceiro do Borussia e, logo depois de Hulk balançar as redes de pênalti, anotou o quarto da equipe alemã, definindo o marcador.

O tropeço aumentou a sequência negativa do Zenit. Nos últimos nove jogos oficiais, são quatro derrotas, quatro empates e somente uma vitória. Pela Liga dos Campeões da Europa, em quatro confrontos dentro de sua casa, o Petrovsky Stadium, são três igualdades e uma derrota. Números dignos do time que fez a pior campanha da história de um classificado para as oitavas de final do maior torneio de futebol do planeta.

Mesmo com muitos desfalques e frio em St. Petesburgo, o Borussia Dortmund jogou bem e venceu o Zenit por 4 a 2

As duas equipes voltam a se encontrar no dia 19 de março, na Alemanha, pelo jogo de volta das oitavas de final da Champions League, Para avançar às quartas, o Zenit precisa vencer por três gols de diferença ou por qualquer resultado com dois tentos de frente a partir de um 5 a 3. Missão nada fácil considerando que o adversário é o atual vice-campeão europeu.

O Jogo- O Borussia Dortmund começou a partida com tudo. Disposto a aproveitar a falta de ritmo do Zenit, que não atuava oficialmente desde dezembro do ano passado, o time alemão matou o jogo antes mesmo de o cronômetro marcar cinco minutos. Aos quatro, Mkhitaryan aproveitou sobra na área após jogada de Reus pelo lado direito, e bateu firme no canto destro do Lodygin. Sessenta segundos depois, foi a vez de o alemão receber de Grosskreutz e, de pé esquerdo, fuzilar no cantinho rasteiro do russo. O Borussia liquidava a fatura nos minutos iniciais.

Marco Reus teve participação direta em três dos quatro gols do Borussia na partida

Daí em diante, o time alemão passou a mostrar a sua superioridade física, tática e técnica. Os comandados de Jurgen Klopp avançaram a marcação, encaixaram-na à defesa do Zenit, que não conseguia sair de trás. O 'mapa da mina' era o lado esquerdo da zaga russa. Piszczek dominava Criscito. O meia Mkhitaryan caía por este setor e, com muita movimentação para o centro, permitia o controle da posse de bola aos atuais vice-campeões europeus. Apenas Hulk arriscava alguma coisa pelo Zenit.

Foi dele, inclusive, a primeira finalização dos mandantes no duelo, aos 27 minutos. A bola, no entanto, foi fraca, e ficou fácil para Weidenfeller. Quatro minutos depois, porém, ela quase voltou a balançar as redes do Zenit. Novamente pelo lado direito, Marco Reus tabelou com Piszczek, bateu colocado de fora da área e viu a redonda raspar a trave de Lodygin. Daí para frente, o Borussia seguiu se impondo dentro de campo e, sem correr riscos, foi aos vestiários com uma tranquila vitória parcial por 2 a 0.

Na volta para o segundo tempo, o Zenit mostrou mais disposição e se lançou ao ataque em busca do empate. Antes de assustar o Borussia, porém, a equipe russa quase sofreu o terceiro. Logo no primeiro minuto, Lewandowski arrancou pela ponta direita, invadiu a área e bateu forte para o gol. No entanto, Lodygin saltou bonito e fez bela defesa. Depois, sim, os comandados de Luciano Spalletti conseguiram atacar com mais efetividade. Aos 12, Hulk fez linda jogada pelo centro, chapelou o goleiro Weidenfeller e quase anotou um golaço. No rebote, Rondón acertou a trave e só na terceira tentativa Shatov balançou as redes.

Hulk quase fez um golaço chapelando o goleiro; O brasileiro deixou o seu, de pênalti, e foi o destaque do Zenit

Logo na sequência, porém, o Borussia voltou a abrir vantagem no placar. Aos 16, Lewandowski tocou para Piszczek, recebeu de volta dentro da área e bateu firme, rasteiro. Lodygin ainda tocou na bola, mas ela morreu no cantinho direito: 3 a 1. O Zenit, entretanto, não se intimidou e chegou ao segundo gol minutos depois. Aos 24, Fayzulin sofreu pênalti de Piszczek, Hulk cobrou com perfeição, no ângulo esquerdo de Weindefeller, e voltou a dar esperanças aos torcedores presentes no Petrovsky Stadium.

Esperanças estas que morreram, novamente, instantes depois. Logo na saída de bola, Tymoshchuk falhou e deu a bola de presente para Marco Reus. O alemão só rolou para Lewandowski, que chutou cruzado, rasteiro, superando o arqueiro Lodygin. Com o 4 a 2 no placar, Jurgen Klopp preferiu segurar o resultado, sacou Mkhitaryan e Marco Reus para as entradas de Durm e Aubameyang, e não correu mais riscos. O Borussia Dortmund venceu bem fora de casa e colocou um pé nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Atual vice europeu, o Borussia só não se classificará às quartas se perder por três gols de diferença em casa



Zenit st. Petesburgo 2 x 4 Borussia Dortmund


Liga dos Campeões – Oitavas-de-Final


Local:Petrovsky Stadium, em St. Petesburgo (Rússia)

Data:25 de fevereiro de 2014, terça-feira

Horário:14 horas (de Brasília)

Árbitro: William Collum (Escócia)

Assistentes:Martin Cryans (Escócia) e William Conquer (Escócia)

Cartões amarelos:Fayzulin e Anyukov (Zenit); Piszczek (Borussia Dortmund)

Gols:Zenit:Shatov, aos 12’, e Hulk, aos 24’ 2ºT

Borussia Dortmund:Mkhitaryan, aos 4’, Marco Reus, 5’ do 1ºT ; Lewandowski aos 16’ e 24’ 2ºT

Zenit:Lodygin; Anyukov (Smolnikov), Luis Neto, Lombaerts, Criscito; Fayzulin (Kerzhakov), Witsel, Schatov, Arshavin (Tymoshchuk); Hulk e Rondón

Técnico:Luciano Spalletti

Borussia Dortmund:Weidenfeller; Piszczek, Sokratis, Friedrich, Schmelzer; Kehl, Sahin; Grosskreutz (Erik Durm), Mkhitaryan (Aubameyang); Reus (Jonas Hofmann), Lewandowski

Técnico:Jurgen Klopp


SAIBA MAIS

Tabela completa da Champions League

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

O Bahia agoniza! Socorram...

Tillemon insinua 'acordão antilista' em rede social


Fonte: Gazeta Esportiva

Foto: AFP