Postado por - Newton Duarte

Com sequência de 'finais', os Cuidados de Doriva na armação do time

Doriva tem cuidado para ajustar o time nos jogos decisivos do Baiano e do Nordestão

Com uma vaga quase garantida entre os quatro melhores times do Nordestão, técnico Doriva prepara a equipe para o jogo de amanhã

A reta final é o momento mais importante de qualquer campeonato, seja ele no formato de pontos corridos ou nos tradicionais mata-matas, ainda resistentes nos estaduais, regionais e Copa do Brasil.

As campanhas do Bahia, tanto no Campeonato Baiano quanto na Copa do Nordeste, são praticamente irretocáveis. Apenas uma derrota para o rival, no estadual. A partir de agora, no entanto, momento em que os jogos decisivos fazem parte do calendário tricolor, a atenção do elenco deve ser redobrada e o técnico Doriva tem tido cuidado com cada detalhe da sua equipe.

Com apenas uma derrota na atual temporada, técnico Doriva ajusta o time do Bahia para o confronto decisivo de amanhã, diante do Fortaleza (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)

A utilização de cada jogador em determinada partida tem sido avaliada de forma minuciosa, para que os problemas de lesão diminuam cada vez mais. Para o jogo de volta pelas quartas de final do Nordestão, amanhã, contra o Fortaleza, às 16h, na Fonte Nova, a ideia ao menos é manter a base do time que venceu no Castelão.

“A ideia é manter a equipe. Precisamos saber como estão os atletas, se teve algum que saiu lesionado. Perdemos o Paulo Roberto no final do jogo com um probleminha, não sei se ele tá 100%. O próprio Lucas Fonseca tá tendo um desgaste e temos que avaliar, pois não podemos perdê-lo por lesão. Estamos tendo cuidado de colocá-lo semana a semana, até pra ele chegar num nível físico que suporte a sequência de quarta a domingo”, explicou.

A possibilidade do retorno de alguns jogadores é o alento do técnico tricolor, já que as inscrições para as competições do primeiro semestre se encerraram. Poupado na última quarta-feira, o lateral Moisés deve retornar, enquanto o volante Danilo Pires ainda terá que esperar mais um pouco.

“Danilo ainda não. Moisés foi precaução, pois ele jogou os 90 minutos contra o Bahia de Feira. Temos três laterais-esquerdos e isso nos dá o luxo de poder fazer um rodízio nessa posição, mas é um jogador que vai estar envolvido no jogo sim”, avisou o treinador.

Doriva tem destacado a evolução de alguns atletas nas últimas partidas. Edigar Junio, por exemplo, assumiu o posto de goleador do time desde a lesão de Hernane. Já tem sete gols na temporada, um a menos que o Brocador.

Outro que vem agradando após um início ruim é o volante Paulo Roberto, titular desde que Danilo Pires se machucou. Para o treinador, há um aspecto em comum para justificar o crescimento de ambos.

“Confiança. O atleta quando começa a jogar sempre, começa a adquirir confiança. O Paulo iniciou oscilando, a medida que teve uma sequência, vem crescendo. Edigar é jovem, está se firmando, buscando. Jovem e com grande potencial. Taticamente, ele é muito bom, cumpre as funções e faz gol. Se formos elencar 10 extremos no futebol brasileiro que fazem gol, ele vai estar entre os cinco primeiros. Tá crescendo muito, me agrada e tem ajudado muito nossa equipe”, elogiou.

Na contramão está o atacante Luisinho. Após um bom início, com gols e assistências, o “Bigode Grosso” tem caído de produção. Bem preocupado, Doriva disse já ter conversado com atleta e acredita que ele possa voltar a atuar em bom nível muito em breve.

“Conversei com o Luisinho, que é um jogador importante para nós. Tem muito potencial e essa oscilação é natural. Cobrei dele a postura de ser mais objetivo e dinâmico no que diz respeito ao jogo da equipe. A nível de comprometimento ele não tem problema, às vezes demora um pouco com a bola, faz a jogada individual em vez de servir o companheiro, que é o forte dele. Esse jogo (Fortaleza) já houve melhora substancial e acredito que ele vá voltar a jogar no mesmo nível e, com certeza, vai nos ajudar na temporada toda”.

Brocador nas finais

Apesar da previsão inicial do departamento médico tricolor ter sido de um retorno entre 60 e 90 dias, o centroavante Hernane parece estar fazendo de tudo  para voltar antes mesmo do início da Série B.

A esperança da comissão técnica é de ter o artilheiro na reta final do Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, mesmo que apenas nas finais.

“Hernane tem tido uma recuperação boa, estamos bastante otimistas. Não sei precisar quanto tempo ainda ele necessita, mas tem surpreendido os médicos na recuperação e torcemos para que ele esteja à disposição o mais rápido possível. Vinha bem, fazendo gols e, com certeza, nos faz falta”, afirmou.

Ontem à tarde, no treino, o Brocador fez um trabalho físico à parte no campo do Fazendão, já com chuteira e com toques na bola. Além de vislumbrar um retorno antecipado do artilheiro, o comandante tricolor também já pensa numa possível dupla de ataque com Hernane e Thiago Ribeiro.

“É um desenho bonito que dá para se pintar. São atletas importantes. Tivemos a infelicidade de perder alguns jogadores. Mas estamos pensando lá na frente, no elenco, nas decisões e depois na Série B, onde temos que estar com um elenco bem forte, já que é uma competição longa e eles vão ser fundamentais pra gente”, projetou Doriva.

Diante do bom momento e principalmente do bom resultado conquistado na capital cearense, Doriva confia na presença de um grande público amanhã, na Fonte Nova. Para ele, não há hora mais oportuna para o torcedor voltar a encher o estádio.

“O torcedor do Bahia estava esperando o momento e chegou o momento. Sabemos da força do torcedor, que comparece em peso. A competição está afunilando e nos jogos decisivos precisamos sentir o calor do torcedor. Sabemos que ele vai comparecer, nos empurrar e vamos dar a resposta em campo”, convocou. O recorde de público do Bahia na temporada foi no Ba-Vi. Ao todo, 26.534 pagantes. Chance de quebra é amanhã.