Postado por - Newton Duarte

Com 'um sol para cada uma', Esquadrãozinho treina para jogo decisivo

Elenco do Bahia na Copinha treina e sofre com calor de 35ºC em Prudente

No penúltimo trabalho em preparação para enfrentar o Grêmio Prudente, atletas do Tricolor abusam da água e goleiro utiliza maneira curiosa para amenizar clima abafado

Na pausa do treino, goleiro Jean coloca saco de gelo nas costas para amenizar o calor (Foto: João Paulo Tilio / GloboEsporte.com)

O elenco do Bahia sofreu com o forte calor na tarde desta sexta-feira (9), em Presidente Prudente - cidade-sede do Grupo E da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mesmo acostumados com a quente Salvador, os jogadores e a comissão técnica reclamaram bastante dos 35ºC e do clima abafado durante o treino da equipe no campo do Jardim Santa Paula. Com isso, haja água, isotônicos e até gelo nas costas para superar as adversidades.

Com o uso de roupas longas, os dois goleiros foram os que mais sofreram com o sol. Entre um exercício físico e outro, o titular Jean se perguntava: “Que calor é esse?”. O jeito foi adotar uma maneira curiosa para amenizar a sensação térmica. Em uma das pausas nos trabalhos, o arqueiro colocou um saco de gelo na costas.

- Depois de um treino desse a gente aguenta qualquer calor - fala Jean, durante o momento refrescante.

O preparador físico Glauco Gaudenzi diz que a comissão técnica esperava o calor prudentino, pois analisou as características da cidade antes da Copinha. Mesmo assim, ele comenta que alguns métodos precisaram ser adotados para que os atletas suportassem os treinamentos.

- O clima está parecido com o da Bahia, só que não venta. Com isso, temos o problema da desidratação. Os atletas perdem muito líquido e por isso trouxemos bastante água e isotônico. Nos treinos, fazemos mais paradas para a hidratação do que o normal.

Nesta sexta-feira, Gaudenzi comandou um trabalho de potência com os atletas. Em seguida, o técnico Aroldo Moreira coordenou um treinamento de posse de bola e finalização. Contente com o sistema defensivo da equipe, que não sofreu gols em duas partidas, o comandante ainda espera uma evolução no desempenho coletivo dentro de campo.

Água e isotônicos são usados para superar clima quente (Foto: João Paulo Tilio / GloboEsporte.com)

- Adotamos o sistema 4-3-3, com um meio de campo forte, que protege a zaga. Sendo assim, temos uma equipe difícil de ser batida, mas precisamos jogar um pouco melhor no torneio.

O último treino do Tricolor Baiano antes de enfrentar o Grêmio Prudente é na tarde deste sábado (10). Para a partida deste domingo (11), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Prudentão, pela terceira rodada da primeira fase, a equipe deve ter a ausência do lateral Ueslei, com uma entorse no tornozelo. Os baianos são os líderes do Grupo E, com duas vitórias, e precisam de pelo menos um empate para se classificarem.

Treino do Bahia foi sob temperatura de 35ºC (Foto: João Paulo Tilio / GloboEsporte.com)