Postado por - Newton Duarte

Com virada inacreditável, futsal feminino do Brasil é pentacampeão mundial

Com virada inacreditável na final, brasileiras são pentacampeãs mundiais no futsal

Vanessinha (d) e Adrianinha (e) comemoram gol do Brasil na final contra Portugal

A seleção brasileira feminina de futsal fez história na madrugada desta terça-feira, ao vencer Portugal de virada por 4 a 3, e conquistar o inédito pentacampeonato mundial da modalidade, em San José, na Costa Rica. Os três gols que deram o triunfo ao time verde-amarelos vieram nos últimos cinco minutos.

O jogo teve requintes de dramaticidade, como já tinha acontecido na preparação das meninas para a competição. Donas dos troféus dos quatro torneios disputados anteriormente, as meninas do Brasil não participariam do Mundial por falta de verba, conforme anúncio feito pela CBFS no início de novembro.

Foram dez dias de drama até a confirmação da participação, que para ser viabilizada chegou a contar com "vaquinha" de atletas do masculino. Em quadra, o sofrimento ficou por conta do desempenho das portuguesas, que venciam por 3 a 1, quando o relógio apontava cinco minutos para o fim da decisão.

Vanessinha até abriu o placar para as brasileiras, mas Carla, Joana e Ana Gomes colocaram as europeias na frente. Quando Portugal parecia estar com a mão na taça, após dois vices, um terceiro e um quarto lugar nos últimos Mundiais, as então tetracampeãs foram para cima, utilizando goleira-linha.

Nos cinco minutos finais, Ana Gomes voltou a marcar, só que dessa vez contra. Na sequência, a portuguesa acabou expulsa ao cometer falta, e Vanessinha foi às redes na cobrança. Nos instantes derradeiros, Amandinha marcou outra vez para o Brasil e fechou o placar, selando a vitória por 4 a 3.

A campanha da equipe comandada por Eder Popiolski foi impecável, com cinco vitórias em cinco jogos. Ao todo, foram 26 gols marcados e apenas seis sofridos. Autora do gol do título, Amandinha ainda foi eleita a melhor atleta da competição pela organização do Torneio Mundial

Apesar de organizado pela Fifa, a competição não recebe status de Copa do Mundo da modalidade pela entidade máxima do futebol mundial. Ainda assim, é a maior premiação possível para a equipe brasileira, que sofre sem um calendário de competições definido ano a ano.