Postado por - Newton Duarte

Com visita emblemática, Bahia treina para pegar o Santa Cruz

Sem Kieza, mas com visita de ex-jogador, Bahia treina no Fazendão

Ex-meia tricolor, Emo vai ao Fazendão em dia de preparação do Bahia para jogo contra o Santa Cruz. Em recuperação de pancada, Kieza fica na fisioterapia

Em tempos de decisão, é do passado que o Bahia busca trazer a inspiração necessária para o sucesso do presente. Nesta terça-feira, o ex-jogador tricolor Emo, que esteve em campo na vitória por 5 a 0 sobre o Santa Cruz no Campeonato Brasileiro de 1981, fez uma visita ao Fazendão, em mais um dia de preparação dos jogadores para a partida contra o time pernambucano, marcada para este sábado, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

E a motivação da vitória da equipe de Emo é bem-vinda ao Bahia. Embora o confronto do Brasileiro de 1981 não valesse G-4 - até porque o formato atual não existia -, a partida importava tanto quanto a deste sábado. No jogo de 1981, o Esquadrão havia perdido o duelo de ida para o Santa por 4 a 0 e precisava de um resultado superior dentro de casa para avançar na competição. E foi o que aconteceu.

- Foi um jogo em que poucas pessoas acreditavam na gente. A gente tinha uma premiação para os jogadores e um time muito forte também. Mas a motivação maior foi o torcedor no segundo tempo. Nós entramos em campo, conseguimos fazer três gols no primeiro tempo. Mas, na volta, do segundo tempo, o estádio estava lotado. A partir daí a motivação foi maior, e conseguimos fazer mais dois gols – recorda Emo.

Quanto ao treinamento desta terça-feira, o técnico Charles Fabian promoveu um trabalho tático em campo reduzido e não chegou a esboçar um time titular, já que misturou os jogadores em três equipes, que se enfrentavam. Durante a atividade, os atletas tinham, com a bola, que trocar passes em velocidade, mas, sem ela, marcar o adversário sob pressão.

Embora enxergue muita qualidade no elenco atual do Tricolor, Emo também vê muitas dificuldades, principalmente na marcação.

- Nós temos hoje jogadores de muita qualidade: Tiago Real, Pittoni, que sabem passar bem a bola. Mas a gente tem muitas deficiências. A gente deixa muito contra-ataque. O Bahia joga muito no ataque e não tem cobertura. A gente tem que saber que tem que apoiar, mas também, quando laterais apoiam, alguém tem que estar lá atrás – avalia Emo.

Assim como ocorreu na segunda-feira, o atacante Kieza não participou do treino desta terça. Em tratamento de uma pancada sofrida no jogo contra o Botafogo, o centroavante fez trabalho na fisioterapia. O lateral-esquerdo João Paulo, que se recupera de dores no tornozelo, foi a campo, mas fez um trabalho separado do grupo.

Everton, Adriano, Zé Roberto, Juninho e Gustavo Blanco, que participaram do último jogo do Bahia na Copa Governador do Estado, deram voltas no gramado e não treinaram com o restante do elenco tricolor. O lateral-esquerdo João Paulo participou de um treino físico no campo e é dúvida para o jogo deste sábado.

Após os trabalhos, o grupo foi liberado e se reapresenta nesta quarta-feira (4), quando treina às 16h, no CT da Praia do Forte.

Com 54 pontos, o Bahia ocupa a quarta colocação da Série B e, segundo informações do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, tem 42% de chances de conseguir o acesso. O confronto diante do Santa Cruz será realizado na Arena Fonte Nova, às 17h30 (horário de Brasília)

Nota Luis Peres @BahiaClub: Mais uma vez a inconsequência toma conta do Bahia. Fora atender aos interesses de grupos políticos, qual a necessidade do time ir treinar em Praia do Forte? Uma hora e meia para ir, uma hora e meia para voltar. É o futebol, e principalmente o Bahia se prestando aos interesses de terceiros. Quem sabe, especialmente, ao Prefeito de Mata de São João que é do mesmo partido do Vice-Governador.

Enquanto isso, na torcida, ou no Conselho, ninguém fala nada. Devem estar achando chique e glamoroso.

Pobre Bahia!

Me deixe, viu?